• Carregando...
 | PEDRO LADEIRA/AFP
| Foto: PEDRO LADEIRA/AFP

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (24) mostra que o presidente Michel Temer (PMDB) chegou ao nível mais baixo de aprovação dos últimos 28 anos do levantamento. Ele é considerado ótimo ou bom por apenas 7% da população. Temer só ganhou de José Sarney (PMDB), que teve com 5% em setembro de 1989, diante de uma crise de hiperinflação, informa o jornal Folha de São Paulo.

Leia todas as matérias sobre o presidente Michel Temer

O Datafolha também aponta que a gestão do peemedebista é considerada ruim ou péssima por 69% do eleitorado e regular por 23%. Não souberam responder como avaliam o governo Temer 2% dos entrevistados. A pesquisa ainda revela que a nota do presidente caiu de 3 para 2,7.

Em abril, a taxa de ruim e péssimo estava em 61% e a de ótimo ou bom, em 9%. Os entrevistados que o consideraram regular somavam 28% na pesquisa daquele mês.

A pesquisa mediu o desgaste do governo com denúncias feitas pelos irmãos Batista, donos da JBS. Desde que foi revelada a delação dos empresários, Temer, que já era bastante impopular, ficou no foco da crise política nacional.

O levantamento do Datafolha foi realizado entre quarta-feira (21) e sexta-feira (23), com 2.771 entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos.

De acordo com o Datafolha, Dilma Rousseff (PT) tinha 13% de aprovação e 63% de reprovação em abril de 2016. Essa medição foi realizada pelo instituto às vésperas de ela sofrer impeachment. O pior índice alcançado pela ex-presidente foi de 8%, em agosto de 2015.

Temer está pior entre mulheres e jovens

Segundo a Folha de S.Paulo, a avaliação de Temer fica mais desfavorável entre as mulheres, os jovens e os mais pobres. Entre os consultados pela pesquisa, a taxa de ruim e péssimo chega a 73% entre o eleitorado feminino, a 74% entre os eleitores de 25 a 34 anos e a 71% para aqueles cuja renda familiar mensal é de até dois salários mínimos.

A pesquisa aponta também que no Nordeste, a reprovação a Temer fica acima da média, 77%, e no Sul, abaixo: 61%.

A reprovação de Temer fica em 64% entre os entrevistados com ensino fundamental completo. E alcança 71% entre as pessoas que concluíram o ensino médio e 70% entre os com superior completo.

O melhor desempenho de Temer é constatado no grupo do eleitorado de renda média familiar superior a dez salários mínimos. Para eles, o governo é considerado bom ou ótimo por 15%, regular por 30% e ruim ou péssimo por 55%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]