• Carregando...
Waldir Pires foi exilado político no período da ditadura e ministro dos governos Sarney e Lula. | Valter Campanato/Agência Brasil
Waldir Pires foi exilado político no período da ditadura e ministro dos governos Sarney e Lula.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-governador da Bahia e ex-ministro Waldir Pires morreu na manhã desta sexta-feira (22) aos 91 anos em Salvador. Ele havia sido internado na noite de quinta-feira (21) no Hospital da Bahia com um quadro de pneumonia. E, por volta de 10h desta sexta (22), teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Waldir foi um dos quadros mais importantes da esquerda brasileira. Foi consultor geral da República no governo João Goulart, entre 1963 e 1964, e ministro da Previdência no governo José Sarney entre 1985 e 1986. Também foi ministro da Controladoria-Geral da União e da Defesa no governo Lula.

Do exílio à candidatura a vice-presidente

Após o golpe militar de 1964, ficou exilado por seis anos no Uruguai e na França. Retornou ao Brasil em 1970, mas só recuperou os direitos políticos com a anistia, em 1979.

Em 1986 foi eleito governador da Bahia pelo MDB e ficou no cargo até 1989, quando se descompatibilizou para tentar ser candidato a presidente da República. Acabou disputando as eleições como candidato a vice na chapa liderada por Ulisses Guimarães.

Foi deputado federal entre 1991 e 1994 e entre 1998 e 2002. Passou por partidos como PDT e PSDB até filiar-se ao PT.

Em 2012, aos 85 anos, foi eleito vereador em Salvador, cumprindo mandato até 2016, quando saiu oficialmente da vida pública.

Com a saúde já debilitada, fez sua última aparição pública há uma semana, quando participou do lançamento da sua biografia escrita pelo jornalista e ex-deputado federal Emiliano José (PT).

Governador da Bahia decreta luto oficial

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), decretou luto oficial de cinco dias. Em nota, o governador afirmou que Waldir foi um exemplo de caráter e retidão, na vida pública e na vida privada e disse que seu legado serve de herança e inspiração. “Com temperança e honestidade, bem ao seu estilo, levaremos adiante seus ideais. Meus sentimentos, em especial à família e aos amigos, e que Deus conforte a todos nós”, disse o governador.

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), também lamentou a morte do ex-governador: “Estivemos em lados opostos, mas Waldir nos lega o exemplo de homem público que exerceu com serenidade o seu papel na política. É um personagem de relevância que escreveu seu nome na história de nosso país”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]