• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O governo federal bateu o martelo sobre a proposta de reforma da Previdência que vai encaminhar para o Congresso, mas ainda não apresentou a proposta aos parlamentares. De passagem por Curitiba, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta sexta-feira (15) que vai se reunir com o secretário da Previdência, Rogério Marinho, para conhecer a proposta no final de semana. Mas alerta: aposentadoria rural e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) – pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda – são temas sensíveis e que exigem atenção.

O deputado conversou rapidamente com os jornalistas antes de receber uma homenagem na Associação Comercial do Paraná (ACP). Sem conhecer a nova proposta da Previdência em detalhes, ele se limitou a pontuar o que está na mira dos deputados. “Todo tema que trata de aposentadoria rural, BPC, pra fazer qualquer mudança tem que ser muito bem pensado e explicado porque são temas sensíveis na sociedade”, pondera.

A definição da proposta que será encaminhada ao Congresso ocorreu ai mesmo tempo em que o governo federal enfrenta a primeira grande crise política da gestão de Jair Bolsonaro (PSL), em relação ao ministro Gustavo Bebianno. Maia pondera que não bom para nenhum governo começar com uma crise desse quilate, mas acredita que a instabilidade não vai respingar no Legislativo ou atrapalhar a tramitação de projetos.

LEIA TAMBÉM:3 caminhos para a aposentadoria: como deve ser a transição na nova Previdência

“Espero que o governo resolva isso de forma bem madura e que o presidente tome a decisão que tiver de tomar. É um direito dele, uma obrigação mais do que um direito”, avalia. Para ele, é importante que o governo esteja tão focado quanto a equipe econômica para construir uma solução para o sistema previdenciário, que é prioridade.

Maia ressaltou que Bebianno possui um bom poder de articulação, mas que esse é um problema do executivo e é fundamental que seja resolvido por ali.

Passagem pelo Paraná

Rodrigo Maia cumpriu breve agenda pelo Paraná. Ele esteve na ACP parareceber o título “Cidadania ACP” e proferiu breve discurso. Mais cedo, ele se encontrou com deputados e com o governador Ratinho Jr, para tratar da pauta da Câmara dos Deputados e da participação dos governadores nos debate, especialmente da Previdência. “O Brasil não é Brasília, que não pode ser uma capital isolada do resto do Brasil, legislando sem um debate mais profundo com os estados”, disse. Para Maia, é fundamental o apoio de governadores e deputados para a aprovação de matérias difíceis, como a Previdência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]