• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Em 2015, o INSS teve déficit de quase R$ 86 bilhões. Em 2016, o saldo negativo ficou em R$ 150 bilhões. Parte disso é reflexo das milhões de demissões na economia formal, que derrubaram a arrecadação. Mas nem a retomada da economia pode, sozinha, reverter a tendência de aumento do rombo da Previdência Social.

INFOGRÁFICO: Veja como funciona a aposentadoria pelo INSS

Ao longo das próximas décadas, vai crescer a proporção de aposentados e diminuir a de pessoas em idade produtiva. Se nada for feito, a Previdência – que já consome quase 40% da receita líquida do governo federal – vai abocanhar uma parte cada vez maior do Orçamento, sobrando menos para áreas como saúde, educação e investimento.

É por isso que o governo pensa em reformar o sistema previdenciário, dificultando o acesso à aposentadoria. O principal objetivo é definir uma idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, após um período de transição.

As novas regras da Previdência, portanto, podem ser bem mais rígidas que as atuais. Confira abaixo os números e principais características das atuais aposentadorias pelo INSS:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]