• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O governo federal tem 151 empresas estatais. A maioria delas é completamente desconhecida dos brasileiros. Algumas têm inclusive nomes curiosos – e que revelam um certo fetiche pela natureza dos gestores públicos.

Confira todas as estatais do governo federal, por área de atuação

1. Amazônia Azul (Amazul)

A estatal tem a responsabilidade de desenvolver tecnologias para o programa nuclear brasileiro, especialmente o submarino nuclear. O nome da estatal faz uma referência ao termo que a Marinha usa para designar o mar territorial brasileiro – Amazônia Azul (expressão que, por sua vez, tenta transmitir a ideia da extensão e riqueza do oceano para o país).

2. Arara Azul

É uma geradora de energia eólica com sede no Rio de Janeiro.

3. Bentevi

Outra estatal federal de geração de energia pelos ventos que homenageia uma ave da fauna brasileira. Também está sediada no Rio.

4. Uirapuru

Mais uma estatal da revoada eólica brasileira. Com sede no mesmo lugar das demais.

5. Bamb

Na linha de estatais inspiradas em animais, essa bem que lembra veadinho clássico de Walt Disney. Só que não. Apenas é a sigla mais conhecida de Brasilian American Merchant Bank. É, na verdade, um braço internacional do Banco do Brasil, com sede nas Ilhas Cayman. O curioso é que o banco se chama Brasilian – em inglês, o correto seria Brazilian, com “z”.

6. Bear

O nome significa “urso” em inglês. A estatal – Bear Insurance Company Limited – é uma empresa com sede em Bermudas responsável por contratar seguros fora do Brasil para a Petrobras e suas subsidiárias.

7. 5283 Participações

É uma empresa criada pela Petrobras para que a petrolífera tenha participações societárias em outras empresas. Complicado, não? Como o nome, aliás.

8. Hermenegildo

É uma estatal responsável por usinas eólicas Rio Grande do Sul. Se as eólicas do Rio homenageiam pássaros, os sulistas escolheram um nome de pessoa. As usinas ficam numa região conhecida como Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar.

9. Stratura Asfaltos

Stratura, em latim, significa “pavimento”. Com sede em São Paulo, a empresa se chamava, até 2012, Ipiranga Asfaltos – quando foi comprada pela Petrobras e mudou o nome atual. Obviamente, produz asfalto.

10. Fote

O nome é meio estranho. Na verdade, é a sigla de Fronteira Oeste – que, a rigor, teria de ser “Frote”. Mas vá lá... Aliás, a estatal é responsável pela transmissão de energia e atua sobretudo no Oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]