• Carregando...
 | Reprodução/Twitter/
| Foto: Reprodução/Twitter/

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), indicou o general Carlos Alberto dos Santos Cruz para a Secretaria de Governo. O cargo é, atualmente, ocupado por Carlos Marun (MDB) e a secretaria tem status de ministério e é responsável pela articulação política com o Congresso. 

Inicialmente, o nome de Santos Cruz foi cotado para secretário nacional de Segurança Pública, pasta ligada ao Ministério da Justiça, que ficará sob o comando do ex-juiz federal Sergio Moro. A informação foi divulgada por Carlos Bolsonaro (PSL), filho de Bolsonaro, em seu perfil no Twitter na semana passada. Mas nesta segunda-feira (26) o presidente eleito anunciou Santos Cruz para a Secretaria de Governo. 

LEIA TAMBÉMPrimeiro escalão de Bolsonaro deve ser definido até o fim da semana

O anúncio não deixou claro se a secretaria manterá o status de ministério, nem suas atuais atribuições, que incluem basicamente articulações com o Congresso. Bolsonaro havia deixado essas responsabilidades a cargo da Casa Civil, que será ocupada pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

Perfil

Santos Cruz é general da reserva do Exército e já foi Secretário Nacional de Segurança Pública e comandante das forças da ONU no Haiti e no Congo. Ele é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Cruz é o quarto militar indicado pelo presidente eleito para a equipe ministerial. Além dele, já foram nomeados os generais Augusto Heleno para o Gabinete de Segurança Institucional e Fernando Azevedo e Silva para a Defesa e o tenente-coronel da Força Aérea Marcos Pontes para o ministério da Ciência e Tecnologia. Há, ainda, o general Hamilton Mourão, eleito vice-presidente. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]