• Carregando...
O deputado federal Jair Bolsonaro tinha 8% das intenções de voto em pesquisa do Datafolha no fim de 2016. Agora, aparece com 16%. | Antônio More/Gazeta do Povo
O deputado federal Jair Bolsonaro tinha 8% das intenções de voto em pesquisa do Datafolha no fim de 2016. Agora, aparece com 16%.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Nova pesquisa Datafolha sobre as eleições presidenciais publicada nesta segunda-feira confirma a ascensão do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) e a permanência do ex-presidente Lula (PT) na liderança das intenções de voto. O petista lidera isoladamente as duas últimas sondagens (maio e junho), com 30%.

Leia mais: 7 pontos para decifrar o que Bolsonaro faria se fosse eleito presidente

Em dezembro de 2016, Bolsonaro tinha 8%, subiu para 14% em abril e agora está com 16%. No principal cenário, ele passou a superar numericamente no segundo lugar a ex-senadora Marina Silva (Rede), que tinha 24% em dezembro e passou para 15%. Eles empatam na margem de erro, que é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), está em terceiro, com 8%. Na contramão de Bolsonaro, ele tinha 14% em dezembro. O tucano está empatado tecnicamente com Ciro Gomes (PDT), com 5%. Em último lugar aparece Luciana Genro (PSOL), com 2%.

Cenários

O Datafolha testou outros sete cenários de primeiro turno. Em todos os seis em que é listado, Lula lidera, sempre no patamar de 30%. No cenário em que o prefeito de São Paulo, João Doria, é colocado no lugar de Geraldo Alckmin, aparece com 10%. Nesse caso, Bolsonaro e Marina empatam numericamente em 15%.

No cenário com a inclusão de Joaquim Barbosa, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal aparece em quarto, com 11%, atrás de Lula (30%), Bolsonaro (15%), Marina (15%) e na frente numericamente de Alckmin (8%).

O nome que mais mexe com a disputa é o juiz da Lava Jato, Sérgio Moro. O cenário com o magistrado mostra a seguinte sequência: Lula (29%), Moro (14%), Marina (14%), Bolsonaro (13%) e Alckmin perde pontuação (6%).

Rejeição

Apesar da liderança em todos os cenários em que é sondado, Lula é também o nome com maior rejeição. 46% dos brasileiros disseram que não votam nele de jeito nenhum. Alckmin é rejeitado por 34%, Bolsonaro por 30%, Moro por 22%, Doria por 20%, Barbosa por 16%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]