• Carregando...
 | José Cruz/Agência Brasil
| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) é cotado para assumir o Ministério da Saúde no novo governo. A informação é do próprio presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Ele concedeu entrevista na porta do condomínio em que mora, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro), na tarde de segunda-feira (12). Nesta terça-feira (13), estará em Brasília para acelerar a transição e pode anunciar o nome de novos ministros.

“Conversei com o Mandetta hoje, dei mais um passo, estou conversando com ele sim. Ele tem reportado as questões da Saúde comigo. Pode (ser o novo ministro), está sendo conversado o nome dele, mas nada definido”, afirmou o presidente eleito na segunda. “Tem que tapar os ralos que existem (na saúde), tem que racionalizar, porque não tem como investir mais na saúde. Já estamos no limite dos gastos em todas as áreas”, disse Bolsonaro, sobre os desafios do futuro ocupante da pasta.

SAIBA MAIS: Ex-ministro de Dilma aceita presidir o BNDES no governo Bolsonaro

Se confirmado o nome de Mandetta, será o terceiro deputado do DEM a conseguir um cargo de ministro no governo Bolsonaro. O presidente eleito já confirmou Onyx Lorenzoni, do DEM no Rio Grande do Sul, para chefe da Casa Civil, e Tereza Cristina, do DEM do Mato Grosso do Sul, para a Agricultura. Confira todos os nomes de ministros já confirmado e os cogitados no infográfico no fim desta página.

Quem é Mandetta?

Mandetta é médico formado pela Universidade Gama Filho, com especialização em Ortopedia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e subespecialização em Ortopedia Infantil pelo Scottish Rite Hospital for Children em Atlanta (EUA). Foi médico militar tenente no Hospital Geral do Exército. Foi presidente da Unimed Campo Grande (MS).

Entrou para a política em 2005, quando foi secretário de Saúde de Campo Grande (MS). Ficou no cargo até 2010. Logo depois, foi eleito deputado federal pelo DEM do Mato Grosso do Sul. Em 2014, foi reeleito.

Agenda em Brasília

Nesta terça-feira (13), Bolsonaro volta a Brasília para dois dias de reuniões. Segundo a Agência Brasil, nesta manhã, ele deve se reunir com a deputada federal e futura ministra Tereza Cristina. No encontro, será definido o perfil da pasta, se o ministério englobará agricultura familiar e pesca, por exemplo.

À tarde, Bolsonaro terá três audiências. Às 13h, será com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber. Às 14h30, ele será recebido pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Batista Brito Pereira. Às 16h, conversa com o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), José Coelho Ferreira.

LEIA TAMBÉM: As pautas-bomba que ainda podem atingir Bolsonaro

O presidente eleito também afirmou que pretende ir ao Congresso Nacional. Ele confirmou que “vai tomar um café” com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda na manhã desta terça, e “apertar a mão” de colegas no Congresso Nacional.

“Devo tomar um café com Rodrigo Maia na quarta-feira de manhã. Houve até um mal entendido. Eu disse pra minha assessoria que queria visitar a Câmara e o Senado, aí eles marcaram audiência (com Rodrigo Maia e Eunício Oliveira), mas o que eu quero é o plenário. Não quero audiência porque eles falam comigo por telefone, não precisa de audiência. Aí cancelaram as audiências. O que eu quero é andar pela Câmara, que é minha casa, andar pelo Senado, apertar a mão de parlamentares”, afirmou Bolsonaro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]