• Carregando...
No discurso de agradecimento, o presidente eleito Jair Bolsonaro falou de forma conciliatória, pedindo o apoio de todos os brasileiros. | Evaristo Sa/AFP
No discurso de agradecimento, o presidente eleito Jair Bolsonaro falou de forma conciliatória, pedindo o apoio de todos os brasileiros.| Foto: Evaristo Sa/AFP

Eleitos com mais de 57 milhões de votos em outubro, Jair Bolsonaro (PSL) e Hamilton Mourão (PRTB) foram diplomados oficialmente, nesta segunda-feira (10), como presidente da República e vice-presidente da República. A cerimônia ocorreu no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A posse está marcada para 1º de janeiro.

No discurso de agradecimento, Bolsonaro falou de forma conciliatória, pedindo o apoio de todos os brasileiros. Ele falou por cerca de dez minutos. Leia a seguir cinco frases de impacto do presidente eleito:

Elogio à democracia e ao processo eleitoral

“Somos uma das maiores democracias do mundo, 120 milhões de brasileiros compareceram às urnas de forma pacífica e ordeira, respondemos ao dever cívico do voto. Nós, brasileiros, devemos nos orgulhar dessa conquista. Em um momento de profunda incertezas em várias partes do globo, somos um exemplo de que a transformação pelo voto popular é possível. Este processo é irreversível. Somos o exemplo do poder do voto. Nosso compromisso com a soberania do voto popular é inquebrantável. Agradeço a Justiça Eleitoral pelo extraordinário trabalho, a cada um dos servidores do TSE, Forças Armadas, a todos que participaram da eleição em uma demonstração de civismo e amor ao Brasil.”

ASSISTA AO DISCURSO: Veja na íntegra o que Jair Bolsonaro disse no TSE

Nova relação entre eleito e eleitores

“Vivenciamos um novo tempo. As eleições de outubro revelaram uma realidade distinta das práticas do passado. O poder popular não precisa mais de intermediação. As novas tecnologias permitiram uma relação direta entre o eleitor e seus representantes. Neste novo ambiente a crença da liberdade é a melhor garantia de respeito aos altos ideias que balizam nossa Constituição. Diferenças são inerentes a uma sociedade múltipla e complexa como a nossa, mas jamais devemos nos afastar dos ideias que nos unem: o amor a pátria e o compromisso com a construção de um presente de paz.” 

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro promete apresentar proposta para mudar sistema de votação no Brasil

Desejo de mudança ficou claro

“Os desejos de mudança foram expressos de forma clara nas eleições. A população quer paz e prosperidade. Nossa gente é trabalhadora, constituída por homens e mulheres, por mães e pais que criam seus filhos com suor e dedicação. Gente que não mede esforço para obter o sustento de seus familiares. Gente que precisa de um governo que garanta condições adequadas para desenvolver seu potencial com liberdade e criatividade.”

Chega de corrupção e violência

“A construção de uma nação mais justa e desenvolvida requer uma ruptura com práticas que, historicamente, retardaram o nosso progresso. Não mais a corrupção, não mais a violência, não mais as mentiras, não mais manipulação ideológica, não mais submissão do nosso destino a interesses alheios.”

Um governo em benefício de todos

“Agradeço muito especialmente aos mais de 57 milhões de brasileiros que me honraram com seu voto. Aos que não me apoiaram, peço sua confiança para construirmos juntos um futuro melhor para o nosso país. A partir de 1º de janeiro, serei o presidente dos 210 milhões de brasileiros. Governarei em benefício de todos, sem distinção de origem racial, raça, sexo, cor, idade ou religião.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]