• Carregando...
 | /
| Foto: /

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), pré-candidato à Presidência, fez uma série de ofensas à colunista do jornal O Globo Miriam Leitão em seu perfil no Twitter em reação a um texto da jornalista que critica a falta de preparo do parlamentar para falar sobre economia.

Em uma primeira postagem, Bolsonaro disse que a jornalista “faz juz ao sobrenome”. Em seguida, ele fez uma postagem mais longa em que disse que o lugar de Miriam é o “chiqueiro da História”: “Miriam Leitão, a marxista de ontem, continua a mesma. Se eu chegar lá vai querer lamber minhas botas, como fez com todos que chegaram ao Poder. Seu lugar é no chiqueiro da História.”

A coluna de Miriam Leitão desta terça-feira (14) aborda encontros que Bolsonaro tem tido com agentes do mercado. Ela narra algumas das respostas que ele deu diante de questões econômicas. Em um episódio, quando perguntado sobre a dívida pública, Bolsonaro teria respondido que chamaria os credores para conversar – algo impossível, como observa a colunista. Eu outra ocasião, quando perguntado sobre o crescimento da economia, ele desandou a a falar sobre o nióbio.

Na opinião de Miriam, Bolsonaro tem um “entendimento raso” sobre economia. Neste momento, ele está sendo aconselhado por economistas liberais defensores de ações como a privatização de estatais, o que não mudaria necessariamente sua visão particular sobre o tema. Ela observa que a trajetória do pré-candidato sempre esteve mais próxima do estatismo. “Suas verdadeiras crenças na economia são mais bem definidas como o nacional-estatismo dos governos militares. Isso põe o deputado próximo ao pensamento de raiz do PT”, escreveu a jornalista.

No texto, Miriam também aborda o fato de Lula ser outra incógnita na área econômica. Ele estaria inclinado, na opinião da jornalista, a abraçar as propostas que forem mais convenientes para seu projeto eleitoral. Assim, neste momento ainda seria cedo para traçar um cenário de como os dois líderes nas pesquisas eleitorais realmente vão lidar com a economia caso se elejam.

A postagem de Bolsonaro contra Miriam Leitão levantou uma reação de amor e ódio no Twitter.  Juntas, as duas postagens tiveram mais de 3 mil likes e 400 comentários até o fim da manhã. A jornalista Leilane Neubarth se envolveu na discussão criticando o linguajar do parlamentar e recebeu como resposta que a “dignidade não está na mansidão da resposta”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]