• Carregando...
 | MAURO PIMENTEL/AFP
| Foto: MAURO PIMENTEL/AFP

O número de mortos em decorrência do rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho (MG) subiu para 60. As informações são da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil e foram divulgadas nesta segunda-feira (28). Ao todo, são 382 localizados, 292 desaparecidos e 19 corpos identificados.

Os bombeiros retomaram as buscas na região do distrito do Córrego do Feijão, atingida pelo rompimento da barragem da Vale, nesta manhã. As buscas no Córrego se concentram num ponto onde os bombeiros acreditam estar a carcaça de um novo veículo, que pode ser um ônibus, um microônibus ou uma van. Os bombeiros usam enxadas e pás para escavar em volta do veículo e um alicate hidráulico para cortar estruturas metálicas. Eles não sabem ainda se há corpos no veículo.

São 280 militares envolvidos na operação. Os bombeiros também utilizam tecnologias como georreferenciamento para determinar locais onde havia mais pessoas, como o refeitório e a pousada. Usam ainda imagens de satélite para identificar onde havia imóveis

LEIA MAIS: Resgates dramáticos: as histórias de sobreviventes da tragédia de Brumadinho

Ajuda israelense

Há expectativa na região sobre a chegada de israelenses que vieram dar apoio às buscas. Os 136 militares israelenses irão se concentrar em localizar vítimas, vivas ou mortas. O comando das forças de segurança se reúne com a equipe de Israel, antes que os israelenses comecem os trabalhos.

Segundo o coronel Golan Vach, a equipe trabalhará com radares para identificar sinais de aparelhos celulares. Com o passar do tempo, porém, é mais provável que os celulares já estejam apagados. Outra tecnologia que será utilizada depende de análise de uma amostra da lama da barragem. Para localizar seres humanos, os radares identificarão elementos de composição diferente da lama.

A tecnologia israelense consegue localizar corpos em até três metros de profundidade. A profundidade da lama chega até 15 metros. O comandante dos israelenses se reuniu nesta manhã em Brumadinho com o governador Romeu Zema e o comando das forças de segurança. Houve videoconferência com equipes em Israel para ajustar os equipamentos à realidade da tragédia.

Segundo Golan, o comando israelense já pesquisou o local para traçar estratégias. Já a tropa com os 136 militares ainda se desloca por terra para Brumadinho. Eles desembarcaram no domingo à noite em BH e estão a caminho do Córrego do Feijão, base das operações de resgate.

VEJA MAIS: Brigadistas se guiam por cheiros nas buscas em Brumadinho

Vale se reúne com moradores

Na noite de domingo (27) foi realizado o primeiro encontro de negociação coletiva entre representantes da mineradora Vale e os moradores da comunidade Parque da Cachoeira, a área mais atingida pela lama liberada pelo rompimento das barragens de rejeito da empresa. Cerca de 350 pessoas moravam na comunidade rural.

O encontro, com cerca de cem pessoas foi organizado pelo Ministério Público. Orientados pelo órgão, os moradores se recusaram a preencher a declaração de bens existentes nos imóveis atingidos e só fizeram o cadastro de registro de moradores.

Uma assembleia para a definição de uma lista de exigências ficou marcada para esta segunda (28). Na reunião de ontem, no entanto, já foi decidido que eles querem a montagem de uma cozinha coletiva e equipada para alimentação das 250 pessoas que permanecem no local. Destas, apenas sete disseram que querem ir para hotéis, conforme proposto pela Vale.

Os moradores disseram que querem ter autonomia para produzir a própria alimentação, mas, enquanto a cozinha não é montada, exigiram a oferta de quatro refeições ao dia (café da manhã e da tarde, almoço e jantar), em horários definidos e com qualidade. Eles reclamaram da irregularidade e má qualidade da comida que estão sendo entregues em marmitex pela Vale.

LEIA MAIS: Lei de segurança de barragens do Brasil pode ser modificada para responsabilizar quem assina laudo

Veja os nomes identificados até o momento

Francis Marques da Silva

David Marlon Gomes Santana

Marcelle Porto Cangussu

Jonatas Lima Nascimento

Carlos Roberto Deusdedit

Robson Maximo Gonçalves

Leonardo Alves Diniz

Fabricio Henriques da Silva

Willian Jorge Felizardo Alves

Daniel Muniz Veloso

Flaviano Fialho

Eliandro Batista de Passos

Moises Moreira de Sales

Djener Paulo Las-Casas Melo

Wellington Campos Rodrigues

Mauricio Lauro de Lemos

Adriano Caldeira do Amaral

Marcelo Alves de Oliveira

Renato Rodrigues Maia

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]