• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais no início da noite desta quinta-feira (7) em que tratou de diversos assuntos relativos ao governo e até de algumas polêmicas. Estava acompanhado do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), generel Augusto Heleno, e o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros. Veja a seguir os principais temas tratados ao longo de 20 minutos:

Os militares e a democracia

Logo no início, o presidente quis desfazer qualquer mal entendido sobre discurso que fez, na manhã desta quinta, na cerimônia de aniversário de 211 anos do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro. Ele afirmou que “democracia e liberdade, só existe quando a sua respectiva Força Armada assim o quer”, insinuando que a democracia depende da vontade militar.

Na live, Bolsonaro disse que “nós devemos às Forças Armadas nossa democracia e a nossa liberdade”. “E assim é em todo lugar do mundo”, completou. Segundo ele, a fala foi levada para “o lado das mais variadas interpretações possíveis”.

Ele então passou a palavra ao general Heleno, indagando-o sobre o que ele entendeu da fala. O ministro disse que “a declaração não tinha nada de polêmica, que foi uma fala de improviso, colocada para aqueles que amam a Pátria e vivem diariamente o problema da manutenção da democracia e da liberdade, convocando e exortando para que continuem fazendo o papel que vem fazendo, de serem os guardiões da democracia e da liberdade”, disse.

“Tentaram distorcer isso como se fosse um presente dos militares para os civis e não é nada disso. As Forças Armadas são por determinação da Constituição as responsáveis por essa manutenção [da democracia]”. E citou o exemplo da Venezuela. “Por que Maduro continua no poder? Porque as Forças Armadas o apoiam. Fidel Castro durou o tempo que durou também por isso. Tinha o apoio das Forças Armadas cubanas. No Brasil as Forças Armadas são o pilar da democracia e da liberdade”, completou.

Reforma da Previdência

Bolsonaro defendeu a reforma da Previdência – “não queremos que o país vire uma Grécia” – lembrando que ela combate privilégios e acaba com as desigualdades. “O parlamentar vai ser aposentar pelo teto, em torno de R$ 5.800, e assim as demais categorias.” Segundo ele, os militares também estarão sujeitos a novas regras de aposentadoria, respeitadas suas “especificidades”.

Rêgo Barros mostrou na transmissão uma cartilha que será entregue à população com explicações sobre a Nova Previdência – nome dado pelo governo à sua proposta de reforma.

Bolsonaro disse que o Congresso é “soberano” para modificar a proposta, mas disse esperar que ela não seja “muito desidratada” para que atinja seu objetivo e “sobre recursos para investirmos em emprego, saúde, segurança e educação”.

LEIA TAMBÉM: De ‘TV que não serve para nada’ a canal elogiado – a reviravolta da EBC com Bolsonaro

Contribuição sindical

Bolsonaro também falou sobre a medida provisória que prevê o fim do desconto em folha da contribuição sindical. “O sindicato vai ter que emitir boleto e o trabalhador que achar que o sindicato está fazendo um bom trabalho, vai lá e paga. Esperamos que o Parlamento aprove essa medida, que fará justiça para todos”, disse.

Gastos com cartão corporativo

General Heleno justificou o aumento de 16% nos gastos com cartão corporativo da Presidência da República, conforme divulgado pela imprensa, por causa da posse de Bolsonaro e do vice Hamilton Mourão. O ministro lembrou que a comparação entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019 é injusta porque um ano atrás o país tinha apenas um presidente (Michel Temer) usando o cartão e agora havia dois presidentes (Temer e Jair Bolsonaro) e um vice-presidente.

“É lógico assim que tenha havido aumento na despesa com cartão”, disse. Bolsonaro complementou a fala do aliado lembrando que a despesa global do governo com cartões corporativos “baixou 28%”.

Lombadas eletrônicas

Falando sobre o monitoramento da velocidade nas estradas, o presidente disse que há uma quantidade enorme de lombadas eletrônicas no Brasil. “É impossível viajar sem receber uma multa”, disse, alegando que os equipamentos têm um caráter muito mais arrecadatório do que fiscalizatório. Por isso, decidiu que não haverá mais nenhuma nova lombada para o Brasil. “As lombadas que porventura ainda existam, quando forem perdendo sua validade, não serão renovadas”, garantiu.

Bolsonaro defendeu ainda uma iniciativa do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, de elevar de 5 para 10 anos a validade da carteira de motorista.

LEIA TAMBÉM: Perícia vê doença mental e agressor de Bolsonaro pode se livrar de cadeia comum

Viagens

O presidente confirmou que vai retomar a agenda de viagens internacionais no mês de março. De acordo com ele, há visitas oficiais marcadas para os Estados Unidos, Israel e Chile. As datas não foram anunciadas.

Segundo Bolsonaro, as viagens serão “bastante proveitosas”. “Obviamente, vamos trazer algo de concreto nestas visitas. Não só o Itamaraty, mas os outros ministérios interessados nesta viagem estão intimando as propostas, os possíveis acordos e parcerias com estes países”, disse.

Concurso Banco do Brasil

O Banco do Brasil abriu um edital de concurso para assistente técnico. Citando o fato como exemplo do “nível de aparelhamento que existe no Brasil”, Bolsonaro disse que na exigência para ocupar o cargo o candidato “tem que ter cursos de diversidade e prevenção ao assédio moral e sexual”.

“Isso aqui é questão de educação, ninguém tem que fazer curso nesse sentido”, exclamou. “Nos futuros editais não teremos mais essa obrigatoriedade”.

Caderneta de vacinação

O presidente disse que assistiu ao vídeo de uma senhora que “estava indignada” com a caderneta de vacinação distribuída pelo governo. Destinada a crianças e adolescentes de 9 a 16 anos, a caderneta traz figuras e desenhos que mostram órgãos sexuais femininos e masculinos o que, no entender de Bolsonaro, não ficam bem. “No final mostra certas figuras que não caem bem com toda certeza para meninos e meninas. Fica complicado no meu entendimento, mas se pai ou mãe achar que não, tudo bem”, afirmou.

Bolsonaro disse que pediu ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que se faça um nova caderneta, com menos páginas e sem as polêmicas figuras. “Eu me sensibilizei com a crítica”, afirmou, lembrando que o material criticado foi produzido em 2012 pelo governo de Dilma Rousseff, mas que tem “muitas informações boas”.

Dia da Mulher

Bolsonaro aproveitou para homenagear as mulheres, cujo dia internacional se comemora nesta sexta-feira (8), para mandar um abraços a todas as mulheres do Brasil na figura de sua mãe, dona Olinda Bolsonaro, de 91 anos, mora no vale do Ribeira. “Afinal de contas, nós estamos aqui por causa das mulheres, vocês são muitíssimo importantes na nossa vida”, disse.

Transparência no BNDES

Em resposta ao questionamento de um internauta, Bolsonaro afirmou que irá conversar com o presidente do BNDES, Joaquim Levy, para discutir medidas que ampliem a transparência dos atos do banco público “porque o que tem lá hoje não atende o que nós queremos”.

“Se você não entender de economia e entrar no site para saber quanto o Brasil emprestou para fazer o porto de Miami e Cuba, você vai passar o dia todo lá e não vai encontrar”, disse.

Importação de bananas

O presidente adiantou ainda que está atuando junto com a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, para revogar uma portaria de março de 2014 que incentiva a importação de bananas do Equador em uma concorrência desleal com os produtores do Vale do Ribeira, em São Paulo. Pediu desculpas aos produtores e disse que isso não pode ser feito de uma hora para outra, por causa da Organização Mundial do Comércio.

“Mas estamos cuidando disso e, em breve, poderemos revogar essa normativa e acabar com esse fantasma, porque, afinal de contas, como é que pode uma banana sair de lá, andar por volta de 10 mil quilômetros para chegar aqui, passar pelo canal do Panamá, e chegar no Porto de Santos e chegar com um preço competitivo lá na Ceagesp se a menos de 150 km temos o Vale da Ribeira, cuja economia em grande parte é a banana,

Lives semanais

O porta-voz da Presidência afirmou que a partir de agora serão feitas transmissões ao vivo semanais para que Bolsonaro divulgue as ações do governo, inclusive com a participação de ministros. O plano é que as lives ocorram sempre às quintas-feiras, por volta das 18h30.

Assista na íntegra

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]