i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
novo modelo

Como funciona o contrato local de segurança que Moro quer implantar no Brasil

Projeto em estudo no Ministério da Justiça é baseado em experiências internacionais e visa atender municípios com altos índices de violência. Portugal é um dos países que adota o modelo

  • PorKelli Kadanus
  • Brasília
  • 26/02/2019 19:05
 | Marcelo Camargo /Marcelo Camargo
| Foto: Marcelo Camargo /Marcelo Camargo

O ministro da Justiça, Sergio Moro, revelou que estuda a implantação de um modelo de “contrato” de segurança pública para enfrentar a criminalidade em municípios com altos índices de violência. A ideia, de acordo com o ministro, é estabelecer um acordo entre o governo federal, o governo do estado e o município, definindo responsabilidades de cada ente no enfrentamento do crime. 

Moro propõe uma espécie de contrato local de gestão da segurança pública. “Qual seria exatamente a ideia relacionada a esses contratos locais: selecionar no país o número de municípios com alto índice de criminalidade e realizar uma espécie de – que me perdoem os juristas – contrato entre União, estados e municípios para definir responsabilidades e ações conjuntas no âmbito específico daqueles municípios direcionados especificamente à redução da criminalidade naquelas regiões de alta incidência”, disse Moro ao participar de um seminário sobre segurança pública promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

LEIA TAMBÉM: Estado modelo contra crime extingue Secretaria de Segurança e atrai atenção de Moro

Moro não deu detalhes de quando o projeto pode ser implantado no Brasil, nem quais os critérios que serão usados para definir as cidades que receberão o projeto piloto. “Às vezes falta uma ação mais coordenada das unidades da federação em relação a problemas conjuntos. Para resolver um problema de elevada criminalidade em um local, normalmente o que se precisa é de uma ação não só da União Federal, não só dos estados, mas igualmente dos municípios, e essas ações precisam ser conjuntas, não pode cada um trabalhar com uma política que não sejam compatíveis e consistentes”, explicou Moro aos jornalistas ao deixar o evento do CNJ. 

Modelo existe há mais de dez anos em Portugal  

A proposta do ministro da Justiça é inspirada em um modelo adotado em Portugal. Por lá, o governo federal adotou o projeto de Contrato Local de Segurança (CLS), que tem como pilares o que o país chama de policiamento de proximidade, que envolve diversos entes governamentais e a comunidade local na prevenção do crime em determinada cidade.  

Um documento do Ministério da Administração Interna de Portugal detalha o funcionamento dos contratos locais de segurança e faz parte de um Manual de Diagnósticos Locais de Segurança, produzido pelo Fórum Europeu para a Segurança Urbana. Segundo o governo de Portugal, os CLS correspondem a um “acordo para a cooperação na área da prevenção e repressão da criminalidade, visando condutas atentatórias da segurança das populações e da integridade de pessoas e bens”. 

LEIA TAMBÉM: Preso, Lula vira ‘comentarista-geral da União’ nas redes sociais

O governo português assinou um protocolo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses em 2008. Através do protocolo, foram assinados 29 contratos locais de segurança em sete distritos. Os contratos foram subscritos pelos governadores e pelos presidentes das Câmaras Municipais. 

Entre 2008 e 2011, foram celebrados 35 contratos locais de segurança em todo o país. Após um ano de funcionamento em Loures – primeira cidade onde houve a celebração de um acordo –, houve uma redução de 10% no índice da pequena criminalidade. 

O governo português lançou em 2016, em seu plano de governo, uma nova leva de contratos locais, que tem como objetivos a prevenção da delinquência juvenil, eliminação de fatores que potencializam a atividade criminosa, a integração dos programas de policiamento, redução das vulnerabilidades sociais e a promoção da cidadania e da igualdade de gênero. 

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro elogia presidentes militares e chama ditador paraguaio de estadista

Os CLS da nova geração, como são chamados pelo governo de Portugal, são organizados a partir de uma comissão que envolve diversos ministérios da administração pública federal e uma comissão coordenadora das ações, que é formada pelo presidente da Câmara Municipal, as forças de segurança e um representante do governo federal. As duas comissões são responsáveis pela elaboração de diagnósticos de segurança locais e pela formulação de um plano de ação. As medidas são implementadas por um núcleo operacional integrado. 

Balanço negativo  

Os contratos locais de segurança foram tema da tese de doutorado de Maria Dalila Correia Araújo Teixeira, que era governadora civil de Lisboa, em 2008 – ano de implementação dos CLS em Portugal – e teve um papel importante na disseminação do modelo, como secretária de Estado da Administração Interna. 

Ela chegou à conclusão, porém, de que a experiência não foi replicada em outros locais. Segundo a pesquisa de Teixeira, o governo federal nos anos seguintes a 2011 não deu continuidade a vários contratos, que acabaram ficando inativos. Ela também constata que novos contratos firmados pelo atual governo tem uma natureza mais política do que operacional, o que dificulta a obtenção de resultados melhores. 

LEIA TAMBÉM: PMs querem aposentadoria diferente das Forças Armadas e manter benefícios

Apesar dos resultados positivos, os contratos locais foram abandonados pelos governos seguintes. Em Loures, onde foi implementado o primeiro CLS, o presidente da Câmara Municipal, Bernardino Soares, afirma que desde 2017 não houve mais apoio do governo federal. 

Modelo teve origem na França 

O modelo de contratos locais de segurança teve início na França na década de 1990. O projeto nasceu como consequência de diversos confrontos entre a polícia francesa e jovens dos subúrbios, especialmente na região de Lyon. A implementação de contratos locais de segurança entre estado e cidades permitiu a repartição de tarefas entre a Polícia Nacional e as Polícias Municipais francesas. 

Modelo não é novidade no Brasil, dizem especialistas 

Ex-secretário de Segurança Pública de Guarulhos (SP), Guaracy Mingardi destaca que a ideia de celebração de contratos para gerir a segurança pública de forma integrada não é novidade no Brasil. Ele cita como exemplo uma iniciativa em Guarulhos, em que a prefeitura e o estado firmaram parceria e a prefeitura assumiu a ronda escolar, liberando os policiais militares para atividades mais complexas. Após mudanças de gestão, porém, a parceria foi desfeita. 

“O diabo mora nos detalhes. A ideia em si é boa, o problema é que a União acaba não fazendo nada, só presidindo”, reclama Mingardi. “Normalmente, nesses contratos, cada um quer passar o pepino para o outro e a União fica numa boa”, completa. 

Para Alberto Kopittke, do Instituto Cidade Segura, a proposta de Moro não traz nada de novo. “É o que está previsto na lei do Susp [Sistema Único de Segurança Pública]”, diz. Segundo Kopittke, a lei do SUSP já prevê um trabalho integrado entre a União, estados e municípios na elaboração de planos de segurança pública e prevê prioridade para atuação em cidades com maior índice de homicídios. “Isso já existe e funciona. Esse é o caminho”, completa.

14 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 14 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    FABIO LUIZ DATTIN MACAN

    ± 41 dias

    Acho que juiz entende pouco de segurança...pesquisa realizada pela SENASP secretaria nacional de seg pública traz como resultado principal a mudança dos MODELOS de segurança pública. dentro desse modelo (hipoteticamente uma policia estadual) CARREIRA ÚNICA (acabando com cargos de oligarquia) e CICLO COMPLETO. criando uma única estrutura que acabasse com a concorrência entre as policias e otimizando recursos de forma e terceirizando serviços burocráticos internos feitos por policiais que deveriam estar nas ruas. Enquanto não se REFORMULAR OS MODELOS EXISTENTES muito pouco podemos esperar de eficaz . Necessário mexer nas oligarquias que ganham muito mais que a base e detem poder politico

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      JULIANO MACHADO OLIVETTE

      ± 41 dias

      Acho válido desde que bem estruturado e aplicado em pouquíssimos locais como piloto. Não se pode incorrer no mesmo erros das UPPs no Rio, onde o que de início obteve êxito, e acabou sendo replicado de forma descontrolada, enterrando todo o processo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        JOSE DE PAULA

        ± 41 dias

        MORO É UMA RESERVA MORAL E DE INTELIGENCIA ...ESTA NUMA SELVA LOTADA DE FERAS E BANDIDOS PRONTOS PRA AGIREM ....NÓS PARANAENSES TORCEMOS POR ELE...MAS CONVENHAMOS ...650 DE****DOS VICIADOS NO TOMA LA DA KA ...BALCÃO DE NEGOCIOS...E TEM COMO RELIGIÃO E DOUTRINA A FAMOSA MARACUTAIA POLITICA ;;É COMPLICADO NESTE BRASIL DE 5570 MUNICIPIOS E MAIS DE 60 MIL VEREADORES A MAIORIA DESONESTOS E BBANDIDOS E LLADROES....SÓ MORO ...NESTA LUTA É MUITO POUCO....

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • 3

          36293385934

          ± 41 dias

          Homens de boa vontade, íntegros , perspicaz e astuto é o que o Brasil e o nosso povo precisam!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Massaro Myamoto

            ± 42 dias

            Dr. Moro é fera!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              Joel Madureira

              ± 42 dias

              F/ora Moit/a, f/ora Bo/zo!!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              4 Respostas
              • P

                Paulo Afonso Pasquotto de Lima

                ± 41 dias

                Você para retardado só falta as orelhas. Vai trabalhar inútil.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • F

                FERNANDO CEZAR MATTA

                ± 41 dias

                O Lula tá preso babaca!!!!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • L

                Luiz Carlos Da Silva

                ± 41 dias

                Infeliz colocação meu chapa abre teu olho proteger bandido e falar mau do xerife e bandido e ********

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • J

                JORGE HARDT FILHO

                ± 41 dias

                Te cuida madureira a cadeia esta proxima

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • J

              Joel Madureira

              ± 42 dias

              Agora o Brasil vai pra frente, temos um autodeclarado presidente: José de Abreu. Esse me representa!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Freitas

                ± 42 dias

                Precisamos discutir a necessidade de termos duas polícias, que praticamente não se comunicam e, em alguma situações, até brigam entre si...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • S

                  STF

                  ± 42 dias

                  Ter prendido TODOS os tesoureiros do PT já ajudou a diminuir bastante a criminalidade.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • J

                    JORGE LUIS

                    ± 41 dias

                    Haja amor pelo PT! Os cara não cansam de falar nele! É que nem cachorro rodopiando mordendo o rabo!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                Fim dos comentários.