• Carregando...
 | Mark Scott Johnson /Wikimedia Commons
| Foto: Mark Scott Johnson /Wikimedia Commons

A confusão política na qual o país está metido ameaça criar uma situação inédita. Se Michel Temer (PMDB) for afastado do Planalto, o Brasil pode ter pela primeira vez na história um presidente da República nascido no exterior . O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara e primeiro na linha sucessória da Presidência, é “chileno”. Maia nasceu em Santiago, capital do Chile, em 1970. À época, o pai dele, Cesar Maia, era exilado político.

Rodrigo Maia, embora nascido no exterior, foi registrado no consulado como brasileiro.Foto: Marcelo Camargo/ABr

Embora tenha nascido no exterior, Rodrigo Maia foi registrado no consulado do Brasil como cidadão do país. Por esse motivo, ele é considerado brasileiro nato e pode ser presidente da República. A Constituição exige que os presidentes sejam brasileiros natos.

Rodrigo Maia pode substituir o presidente Michel Temer (PMDB) caso a Câmara autorize o Supremo Tribunal Federal (STF) a julgar a acusação por corrupção passiva formulada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o peemedebista e se o STF acate formalmente a denúncia – o que cada vez mais é uma possibilidade real. Na segunda-feira, o relator do caso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Rodrigo Zveiter (PMDB-RJ), recomendou que a Casa autorize o julgamento (e o afastamento) de Temer. A CCJ ainda tem de votar o relatório e, depois, o plenário da Câmara.

Maia é o primeiro na linha sucessória da Presidência, já que o país hoje não tem um vice-presidente. E, se Temer for afastado para ser julgado pelo Supremo, o deputado ficaria na Presidência por até seis meses – prazo que o STF tem para julgar o peemedebista.

Saiba mais sobre Rodrigo Maia, o deputado que pode ser o novo presidente do país

País já teve presidente nascido no mar

O Brasil nunca teve um presidente nascido no exterior. Mas um deles nasceu no mar: Itamar Franco (1930-2011). A mãe de Itamar estava numa viagem de navio entre o Rio de Janeiro e Salvador quando deu à luz. O futuro presidente foi registrado na capital baiana, mas passou sua vida em Minas Gerais. Itamar comandou o país entre 1992 e 1995.

Pai comunista

Pai de Rodrigo Maia, o Cesar Maia foi militante de esquerda na juventude. Era integrante do Partido Comunista Brasileiro e acabou sendo preso após o golpe militar de 1964.

Cesar Maia exilou-se no Chile em 1968 – onde conheceu a sua mulher, Mariêngeles. Em Santiago, durante o período do exílio, nasceu Rodrigo Maia e um irmão dele. Após retornar ao Brasil, em 1973, Cesar Maia trabalhou na iniciativa privada e depois ingressou na política – quando já estava muito longe de ser um comunista. O principal cargo que ocupou foi o de prefeito do Rio.

O filho, Rodrigo Maia, aproveitou-se da fama do pai e se candidatou à Câmara pela primeira vez em 1998, quando tinha 28 anos. Foi eleito e desde então sempre consegue a reeleição. Curiosamente, Rodrigo Maia hoje é filiado ao DEM, um dos maiores partidos de direita do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]