• Carregando...
República ou monarquia? Para Luiz Philippe de Orleans e Bragança , população é quem deve decidir. | Reprodução/Facebook
República ou monarquia? Para Luiz Philippe de Orleans e Bragança , população é quem deve decidir.| Foto: Reprodução/Facebook

Descendente do imperador Dom Pedro II, o empresário e ativista político Luiz Philippe de Orleans e Bragança está percorrendo o país para lançar o livro Por Que o Brasil é um País Atrasado? (editora Novo Conceito). A resposta que ele dá à pergunta do título da obra é simples e provocadora: por causa da Constituição de 1988, que ele afirma ser o ápice da construção do Estado autocrático e interventor.

A solução, segundo ele, é realizar uma constituinte que institua um Estado liberal e parlamentarista que dê mais poderes para a população e a estados e municípios. Mas qual tipo de parlamentarismo: monarquista ou republicano? Bem, isso ficaria para a população decidir, diz o membro da família imperial.

LEIA TAMBÉM: Quantos brasileiros querem volta da monarquia? Pesquisa esclarece

Nesta quinta-feira (19), Luiz Philippe de Orleans e Bragança esteve em Curitiba para o lançamento do livro. Na passagem pela cidade, ele concedeu entrevista à Gazeta do Povo transmitida ao vivo pelas redes sociais. Na conversa com jornalistas, o empresário explica por que entende que o principal obstáculo para o Brasil se desenvolver é a atual Constituição. Fala do modelo que acredita ser o melhor para a elaboração da nova Constituição: um texto preparado por especialistas, sem a participação de políticos.

Assista à entrevista na íntegra

Como membro da família imperial, Luiz Philippe de Orleans e Bragança também aborda na entrevista a possibilidade de o país voltar a ser uma monarquia – regime que vigorou no Brasil da independência (em 1822) à proclamação da república (1889). Afirma que muitos mitos cercam a ideia da monarquia no país, como o de que a família real irá onerar os cofres públicos. E explica por que a existência de um rei ou imperador pode ser algo bom para o país.

SAIBA MAIS: Quem seria o imperador do Brasil se o país adotasse a monarquia

Quem é ele

Luiz Philippe de Orleans e Bragança é filho de Dom Eudes, que por sua vez é irmão de Dom Luís Gastão de Orleans e Bragança – atual chefe da Casa Imperial do Brasil. Sua família pertence ao ramo de Vassouras da família real.

O autor do livro também é empresário, ativista político e acadêmico. Formou-se em administração de empresas pela Faap, fez mestrado em ciências políticas pela Stanford University (EUA) e MBA pela Insead (França). Trabalhou na área de planejamento financeiro e nos bancos JP Morgan, em Londres, e Lazard Fréres, em Nova York. Desde 2005 atua como empreendedor. Em 2015 foi cofundador do Movimento Liberal Acorda Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]