• Carregando...
Bolsonaro com Netanyahu: primeiro-ministro de Israel estará na posse. | Fernando Frazão/Agência Brasil
Bolsonaro com Netanyahu: primeiro-ministro de Israel estará na posse.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Com um inédito sistema de segurança na Esplanada dos Ministérios, Jair Bolsonaro (PSL) assumirá a Presidência da República em 1º de janeiro. Pelo menos 12 chefes de estado devem comparecer ao evento, além de representantes de outros 11 países. O último chefe de estado a confirmar presença foi o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu.

A presença dele foi confirmada na última quinta-feira (27) pela embaixada. Netanyahu se reuniu com Bolsonaro no Brasil na sexta-feira (28). Inicialmente, o ele não iria ficar para a posse, mas mudou de ideia dois dias antes da reunião e confirmou sua presença no evento.

Entre os vizinhos da América Latina, estão confirmados os presidentes Sebastían Piñera, do Chile; Iván Duque, da Colômbia; Mario Abdo, do Paraguai; Martín Vizacarra, do Peru; Tabaré Vázquez, do Uruguai; e Evo Morales, da Bolívia. O presidente da Argentina, Maurício Macri, não deve comparecer à posse de Bolsonaro.

Outros chefes de estado que confirmaram a presença são Viktor Orbán, premiê da Hungria; Juan Orlando Hernández, presidente de Honduras; Saadedine Othmani, premiê do Marrocos; e Jorge Carlos Fonseca, presidente de Cabo Verde. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, também confirmou presença. Ele vai representar o premiê António Costa.

Há, ainda, na lista de presença da posse, representantes de países como China, Reino Unido, Coreia do Sul, Rússia, Espanha, Itália, San Tomé e Príncipe, Guiné, Angola e Argentina. Os Estados Unidos vão enviar o secretário de estado Mike Pompeo para o evento.

A lista de ‘desconvidados’

A posse de Bolsonaro causou polêmica por causa de outra lista, a de desconvidados. Inicialmente, o Itamaraty havia convidado para a posse representantes de Cuba, Venezuela e Nicarágua, mas por orientação da equipe do presidente eleito, os países os convites foram retirados.

Pelo Twitter, Bolsonaro afirmou que “regimes que violam as liberdades de seus povos” não serão recebidos para a posse. “Defendemos e respeitamos verdadeiramente a democracia”, completou.

A China, porém, continua convidada e enviará como representante o vice-presidente do Comitê Permanete da Assembleia Popular (Parlamento), Ji Bingxuan. O mesmo vale para a Rússia, comandada há 18 anos por Vladimir Putin, que vai mandar um representante para a posse de Bolsonaro.

Veja a lista de confirmados para a posse:

1. Binyamin Netanyahu, premiê de Israel

2. Marcelo Rebelo de Souza, presidente de Portugal (premiê não vem)

3. Viktor Orbán, premiê da Hungria

4. Sebastían Piñera, presidente do Chile

5. Iván Duque, presidente da Colômbia

6. Mario Abdo, presidente do Paraguai

7. Martín Vizacarra, presidente do Peru

8. Tabaré Vázquez, presidente do Uruguai

9. Evo Morales, presidente da Bolívia

10. Juan Orlando Hernández, presidente de Honduras

11. Saadedine Othmani, premiê do Marrocos

12. Jorge Carlos Fonseca, presidente de Cabo Verde

13. Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA

14. Jorge Faurie, chanceler da Argentina

15. Ji Bingxuan, representante da China

16. Chanceler de Angola

17. Chanceler da Guiné

18. Chanceler de San Tomé e Príncipe

19. Ministro da Agricultura da Itália

20. Enviado da Espanha

21. Enviado da Rússia

22. Enviado da Coreia do Sul

23. Enviado do Reino Unido

Países desconvidados:

1. Cuba

2. Venezuela

3. Nicarágua

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]