• Carregando...
 | MIGUEL SCHINCARIOL/AFP
| Foto: MIGUEL SCHINCARIOL/AFP

Pesquisa do Datafolha publicada neste domingo (10) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua a ser o nome mais influente da corrida presidencial. Preso há dois meses e inelegível pelos critérios da Lei da Ficha Limpa, o petista lidera o único cenário de primeiro turno em que é testado, com 30% das intenções de voto. Também vence em outras três simulações de segundo turno - contra Jair Bolsonaro (PSL), 49% a 32%, Marina Silva (Rede), 46% a 31%, e Geraldo Alckmin (PSDB), 49% a 27%.

Além disso, a pesquisa aponta que 30% dos eleitores dizem que votariam com certeza num candidato indicado pelo petista e 17% dizem que talvez o fariam. Nas simulações sem o ex-presidente, mais de 40% dos seus eleitores dizem não ter em quem votar.

LEIA MAIS: Todas as pesquisas Datafolha

O Datafolha testou quatro cenários de primeiro turno (três deles sem Lula) e 12 de segundo turno. É a primeira pesquisa feita pelo instituto após a greve dos caminhoneiros.

Bolsonaro é destaque sem Lula

Em todas as simulações em que Lula está ausente, Bolsonaro lidera numericamente, com 19%, seguido de Marina - em dois casos ela aparece com 15% e em um com 14%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

O principal número positivo para Bolsonaro, contudo, é ter superado numericamente Lula na pesquisa espontânea, na qual não são apresentados nomes aos entrevistados. Nesse tipo de sondagem, o deputado federal tem 12% contra 10% do petista.No último Datafolha, de abril, Lula vencia Bolsonaro por 18% a 10% na espontânea.

LEIA MAIS: Moderados em agonia: o centro da política brasileira está cada vez mais perdido

Os dados da pesquisa espontânea são os únicos comparáveis com as sondagens anteriores. Na pesquisa estimulada, os nomes colocados ao entrevistado são diferentes em todos os cenários, o que prejudica a qualidade da comparação.

Diferenças entre cenários

No primeiro dos quatro cenários de primeiro turno da pesquisa estimulada, Lula lidera com 30%, seguido de Bolsonaro (17%), Marina (10%), Alckmin (6%), Ciro Gomes (PDT) (6%), Alvaro Dias (Podemos) (4%).

No segundo cenário, com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad no lugar de Lula pelo PT, Bolsonaro vai a 19%, Marina fica com 15%, Ciro tem 10%, Alckmin obtém 7% e Alvaro, 4%. Haddad tem 1%.

No terceiro, com o ex-governador da Bahia Jacques Wagner no lugar de Lula, Bolsonaro continua com 19%, Marina fica com 14%, Ciro tem 10%, Alckmin obtém 7% e Alvaro, 4%. Wagner fica com os mesmos 1% de Haddad.

No quarto cenário, sem candidato do PT, Bolsonaro continua com 19%, Marina fica com 15%, Ciro tem 11%, Alckmin obtém 7% e Alvaro, 4%.

Outros nomes

Em todos os cenários estimulados, Manuela D’Ávila (PC do B) e Rodrigo Maia (DEM) oscilam entre 1% e 2%. Aldo Rebelo (SDD), Fernando Collor de Mello (PTC), Flávio Rocha (PRB), Guilherme Afif (PSD), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo), João Goulart Filho (PPL), Josué Alencar (PR) e Levy Fidelix (PRTB) oscilam entre 0 e 1%. Paulo Rabello de Castro (PSC) não alcança 1% em nenhum cenário.

Segundo turno

Nos nove cenários de segundo turno sem Lula medidos pelo Datafolha, há equilíbrio entre os candidatos. Ciro tem 32% contra 32% de Alckmin. Bolsonaro empata em 33% contra Alckmin. Alckmin aparece com 36% contra 20% de Haddad. Marina tem 42% contra 32% de Bolsonaro. Quando a candidata da Rede enfrenta Alckmin, vence por 42% a 27%. Ciro tem 36% contra 34% de Bolsonaro e ganha de Haddad por 38% a 19%. Bolsonaro tem 36% contra 27% de Haddad. Por último, Marina ganha de Ciro por 41% a 29%.

Temer, o presidente mais impopular desde a redemocratização

A pesquisa mostra que a taxa de reprovação do presidente Michel Temer (PMDB) subiu 12 pontos porcentuais. Os que consideram seu governo péssimo ou ruim chegam a 82% contra 70% na última mostra do instituto, divulgada no dia 15 de abril. Os números confirmam Temer como o presidente mais impopular desde a redemocratização (1985): apenas 3% consideram sua gestão ótima ou boa e 14% regular.

Metodologia

Pesquisa presencial realizada pelo Datafolha de 6 a 7 junho de 2018 com 2.824 entrevistados em 174 municípios brasileiros. Encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo. Registro no TSE: BR-05110/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais e para menos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]