• Carregando...
 | Suamy Beydou/ Estadão Conteúdo
| Foto: Suamy Beydou/ Estadão Conteúdo

A Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol) pediu à Superintendência Regional da PF no Paraná que remova o ex-presidente Lula para “outro local que não ofereça risco, além de transtorno à população e aos funcionários e rotina de trabalho”. Lula está preso desde o dia 7 de abril em uma ‘sala especial’ no último andar do prédio da PF em Curitiba, base da Operação Lava Jato. A própria superintendência já fez esse pedido formal à juíza de execução penal Carolina Moura Lebbos, alegando o alto gasto com a manutenção de Lula na PF e transtornos na rotina de trabalhos de agentes e delegados.

Na primeira semana do petista na Polícia Federal, o Sindicato dos Delegados da PF pediu a transferência de Lula, sob o mesmo argumento – tumultos que a presença do ex-presidente tem causado em Curitiba e na própria sede da PF. Nesta sexta-feira (27), a Fenadepol divulgou nota subscrita pela presidente da Federação, Viviane da Rosa.

Lula cumpre pena de 12 anos e um mês de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá. Desde que o petista chegou a Curitiba, o entorno do prédio-sede da PF virou uma bagunça, com manifestações de grupos a favor e contra o ex-presidente.

Lula está isolado, em sua ‘sala especial’, com TV, a alguma distância da cela de custódia, onde estão presos antigos aliados, hoje acusadores do ex-presidente, como o empresário Léo Pinheiro, da OAS, e o ex-ministro Antônio Palocci (Casa Civil e Fazenda/Governos Lula e Dilma).

“A Fenadepol ressalta que nossas unidades são dotadas de Núcleos de Custódia que, como a própria denominação indica, não são estabelecimentos prisionais”, diz o texto da entidade. “Servem apenas para custódias temporárias e não para a efetivação da prisão de réus já condenados, como é o caso em pauta. Assim reafirmamos a necessidade de prontas medidas que sanem o problema e previnam a possibilidade de outros danos.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]