• Carregando...
Deltan: “Uma derrota  [no STF]significará que a maior parte dos corruptos de diferentes partidos, por todo o país, jamais será responsabilizada, na Lava Jato e além”. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Deltan: “Uma derrota [no STF]significará que a maior parte dos corruptos de diferentes partidos, por todo o país, jamais será responsabilizada, na Lava Jato e além”.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba pelo Ministério Público Federal (MPF), procurador Deltan Dallagnol, promoveu neste domingo (1.º), em sua página no Twitter, um abaixo-assinado a favor da prisão após condenação em segunda instância. Ele também disse que, na quarta-feira (4), dia do julgamento do habeas corpus de Lula pelo Supremo Tribunal Federal (STF), vai fazer jejum e orar para que o ex-presidente seja preso.

O manifesto, lançado pela ONG Observatório Social, tinha pelo menos 31 mil assinaturas neste domingo e será entregue na segunda-feira (2) aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) – dois dias antes do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode livrá-lo da cadeia. Lula foi condenado a 12 anos e um mês, no caso do tríplex do Guarujá (SP), pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), a segunda instância judicial da lava Jato.

LEIA TAMBÉM: Mais de 2,5 mil juízes, procuradores e promotores irão ao STF defender prisão em 2.ª instância

“O STF pode transformar Justiça Penal num conto de fadas “, diz Deltan

“O STF pode transformar Justiça Penal num conto de fadas na próxima quarta-feira. Prisão para poderosos existirá só nos Códigos”, disse Dallagnol. O procurador usou o tuíte do ex-procurador Geral da República Rodrigo Janot para mobilizar os seus seguidores. Em sua publicação, Janot chamava os internautas a assinarem o documento, dizendo que o “momento é grave e importante”.

Deltan também afirmou que a quarta-feira (4), dia do julgamento de Lula, é um “dia D” contra a corrupção na Lava Jato e que ele estará de jejum, oração e “torcendo pelo país”. “Uma derrota significará que a maior parte dos corruptos de diferentes partidos, por todo o país, jamais será responsabilizada, na Lava Jato e além. O cenário não é bom.”

Procurador defende novas medidas contra a corrupção

O procurador disse ainda que é preciso novas medidas contra a corrupção. “Para virar a página, precisamos vencer a impunidade e de reformas que fechem as brechas por onde o dinheiro público escorre, como as 10 Medidas ou, melhor ainda, as Novas Medidas contra a Corrupção.”

Dallagnol ainda recomendou a leitura do artigo do cineasta José Padilha, no jornal Folha de S.Paulo, sobre sua mais nova série: O Mecanismo. Segundo ele, o desafio dos brasileiros é impor nas eleições deste ano a “maior derrota da história” a esse mecanismo. A produção trata dos esquemas recentes de corrupção no país e da Operação Lava Jato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]