• Carregando...
 | PSB/Divulgação
| Foto: PSB/Divulgação

Um acidente de avião tirou a vida do deputado estadual Bernardo Ribas Carli neste domingo (22), no interior do Paraná. O parlamentar viajava de Guarapuava à União da Vitória para participar de um evento quando o avião em que ele estava caiu na região de Paula Freitas, no Sul do estado.

Além de Bernardo Carli, uma série de políticos também teve a vida interrompida por tragédias aéreas. Relembre alguns casos:

Eduardo Campos – ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência

O caso mais recente é do ex-governador de Pernambuco e então candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB). Foi a primeira vez que um candidato ao cargo morreu durante a campanha eleitoral. Campos morreu no dia 13 de agosto de 2014 em uma queda de avião em Santos, em São Paulo. Outras seis pessoas perderam a vida no acidente - todas voavam com o presidenciável. Oito casas foram atingidas pela aeronave na queda e seis pessoas ficaram feridas. A aeronave saiu do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Segundo o relatório final apresentado pela Aeronáutica, o acidente foi causado pela atitude dos pilotos, as condições meteorológicas adversas, a desorientação espacial e a indisciplina de voo.

José Carlos Martinez – ex-deputado federal

Em outubro de 2003, o então deputado federal e presidente do PTB, José Carlos Martinez, morreu em um acidente aéreo no Paraná. Martinez também foi tesoureiro da candidatura de Fernando Collor de Mello. O avião saiu de Curitiba com destino a Navegantes, em Santa Catarina, mas uma neblina forte fez com que o monomotor batesse em um morro na região de Guaratuba, no Paraná. O então deputado e outras três pessoas morreram no acidente.

Ulysses Guimarães – ex-presidente da Câmara

Ex-deputado federal e presidente da Assembleia Nacional Constituinte, da qual nasceu a Constituição de 1988, Ulysses Guimarães também foi vítima de um acidente de avião. O acidente aconteceu em outubro de 1992 quando o político viajava de Angra dos Reis para São Paulo. O avião caiu no mar e não deixou sobreviventes. O corpo de Ulysses Guimarães é o único que nunca foi encontrado.

Severo Gomes – ex-senador

Outro político que estava a bordo do avião com Ulysses Guimarães é o ex-senador Severo Gomes. Além de senador, Severo Gomes foi ministro da Agricultura no Governo Castelo Branco e ministro da Indústria e do Comércio no Governo Geisel.

Marcos Freire, ex-ministro da Reforma Agrária

Então ministro da Reforma Agrária do governo de José Sarney, Marcos Freire morreu em um acidente de avião em 1987, quando viajava para o Pará. Considerado uma das principais lideranças do PMDB no Nordeste, Freire também já havia sido prefeito de Olinda e presidente da Caixa Econômica Federal.

Filinto Müller - ex-presidente do Senado

O então presidente do Senado, Filinto Müller, morreu em julho de 1973 em um acidente em Paris. Faltava apenas um minuto para o Boeing 707, da Varig, atingir a pista do aeroporto de Orly, em Paris, quando a aeronave fez um pouso forçado em uma plantação de repolhos. O avião vinha do Rio de Janeiro com 134 pessoas a bordo – apenas 11 sobreviveram.

Castelo Branco – ex-presidente

O ex-presidente do Brasil, marechal Humberto Castelo Branco morreu logo depois de deixar a presidência em um acidente de avião em 1967. A aeronave em que ele estava foi atingida por um caça da Força Aérea Brasileira (FAB) e caiu. A causa do acidente sempre foi considerada mal explicada pelos inquéritos militares que investigaram o acidente.

Roberto Silveira – ex-governador do Rio de Janeiro

Então governador do Rio de Janeiro, Roberto Silveira sofreu um acidente quando sobrevoava a região serrana do estado para ver estragos causados pela chuva e seu helicóptero sofreu uma pane e caiu. Silveira não morreu na hora, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu dias depois, no hospital. Ele era apontado como sucessor de João Goulart na presidência da República.

Nereu de Oliveira Ramos – ex-presidente do Brasil

Em 1958, o ex-presidente interino do Brasil, Nereu Ramos, morreu em acidente aéreo em São José dos Pinhais, no Paraná. O avião dele teve problemas na hora da aterrissagem e, dos 24 passageiros, 18 morreram no acidente. Também estavam no avião o governador de Santa Catarina, Jorge Lacerda, e o deputado federal Leoberto Leal.

Lauro de Freitas – ex-deputado federal

Lauro de Freitas (PSD) era deputado federal e fazia campanha pelo governo da Bahia quando morreu em um acidente de avião na região de Bom Jesus da Lapa, em outubro de 1950. Candidato à vice na chapa, o então deputado estadual da Bahia Gercino Coelho, também morreu no acidente.

Salgado Filho – ex-ministro da Aeronáutica

Em julho de 1950, o então candidato ao governo do Rio Grande do Sul, João Pedro Salgado Filho, morreu em um acidente de avião no interior do estado. Ele estava indo para um encontro com o então presidente da República, Getúlio Vargas, quando a tragédia aconteceu. Salgado Filho também foi o primeiro ministro da Aeronáutica do Brasil e é considerado um dos organizadores da aviação nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]