• Carregando...
Debate presidencial nas eleições 2014, na Band | Arquivo/ Gazeta do Povo/
Debate presidencial nas eleições 2014, na Band| Foto: Arquivo/ Gazeta do Povo/

Os candidatos à Presidência da República participaram na noite desta quinta-feira (09) do primeiro debate das eleições 2018, na TV Band. O encontro foi mediado pelo jornalista Ricardo Boechat e oito dos 13 presidenciáveis estiveram presentes no debate: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

O ex-presidente Lula (PT), preso em Curitiba desde abril, não foi autorizado pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) a participar do programa. Foi o primeiro dos nove debates realizados em rádio e TV ao longo do primeiro do turno.

Acompanhe abaixo comentários e análises na Gazeta do Povo, em tempo real, sobre o debate na Band. Com o encerramento do debate, acompanhe programa pós-debate, ao vivo, em que jornalistas e blogueiros da Gazeta vão analisar o desempenho dos candidatos. É só atualizar o player de vídeo desta página apertando o botão F5.

Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

PÓS-DEBATE AO VIVO

'''Estamos ao vivo!'''

Quanto você paga de imposto?

A carga tributária no Brasil alcançou 32,36% do PIB em 2017, segundo a Receita Federal. Ou seja: um terço da riqueza do Brasil é imposto que sai do bolso do brasileiro.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Descontrole

Bolsonaro, enfim, voltou a ser Bolsonaro
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Lula no debate

Boulos se parece tanto com Lula em seu início que até repete a sua linguagem corporal.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Bolsonaro causando

Exigindo direito de resposta e tomando represália do "Tio Boechat".
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Confiantes apesar de tudo

Apoiadores de Bolsonaro permanecem confiantes na popularidade do “Mito” nos bastidores da Band. Os convidados de todos os demais candidatos comentam que os bolsonaristas mais radicais devem estar arrastando a asa para o Cabo Daciolo, versão vitaminada do Capitão.

Quanto é o Auxílio-Moradia?

O valor do auxílio-moradia prestado aos deputados federais é de até R$ 4.253,00 por mês. O parlamentar pode receber em dinheiro (e neste caso precisa pagar imposto de renda) ou pode ser reembolsado mediante comprovantes de pagamento de aluguel ou hotel.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Ajudinha a Lula

Quem mais ajudou Lula - o candidato fantasma - foi justamente um banqueiro. Meirelles falou maravilhas do governo do petista. Tentou impor a sua paternidade naquilo que deu certo, mas ajudou Lula.
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Invasão de Resposta

Guilherme Boulos pediu direito de resposta dando a resposta que queria: nunca trabalhou para Dilma. O pedido foi negado, segundos depois que ele disse o que quis.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Enfrentamento a privilégios

Guilherme Boulos defende o fim de privilégios, como o auxílio-moradia.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Ataque e contra-ataque

"Quando se ganha com pessoas que não são éticas isso contamina", sapecou Marina para Alckmin. Eis a resposta: "Olha, eu quero avisar que nunca fui do PT. Nem ministro do PT".
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

De novo, o centrão

Marina critica Alckmin de novo por causa da aliança com o centrão. "A forma como se ganha é a forma como se governa", diz a candidata em uma crítica velada. Alckmim rebate: "Queria deixar claro que eu nunca fui do PT, nem ministro de governo do PT". Marina já foi filiada ao partido de Lula e ministra do governo dele.

Só energia solar é suficiente?

A Energia Solar vem crescendo fortemente no Brasil. Sua participação na matriz elétrica brasileira cresceu 577% (!) em um ano, segundo dados do Ministério de Minas e Energia. Porém, sua participação ainda é pequena em comparação às outras fontes, com apenas 1% do total. E há uma razão para isso: a energia solar e - e sua irmã, a energia eólica - são interruptíveis, ou seja, não são controláveis. Quando está de noite ou sem vento, essas fontes de energia não podem ser geradas. Mesmo assim, já temos 8% da matriz composta de energia gerada pelos ventos. A energia hidrelétrica é 63% da matriz e a térmica é 27%. Ambas são controláveis e necessárias para dar segurança para o fornecimento elétrico.
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

Não deixa ninguém dormir

Cabo Daciolo encosta em Bolsonaro e congrega 20% de todas as buscas de candidatos na internet nas últimas duas horas.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Falando sério

Bolsonaro deve ter entendido que começou a campanha. Falar sozinho é fácil. Em debates, há o confronto de ideias, de propostas, de teses. São os seus pontos fracos. Ele tentou ficar escondido, mas saiu menor do que era.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Órfão das polêmicas

Bolsonaro ataca "a indústria da multa" e o preço do pedágio. Não é o dia dele. O protagonismo que conseguiu em sabatinas individuais sumiu. O ataque que previu não aconteceu. Como as pautas polêmicas não aparecem, restam as perguntas sobre idéias. Mais difíceis.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Terminou o debate paralelo

Acabou agora o Debate com Lula (sem Lula), com Gleisi, Haddad e Manuela

Ciro passa pano para o funcionalismo

Ao ser questionado sobre aumento de salários dos ministros do STF, Ciro Gomes disse que "o verdadeiro problema" é o pagamento de rolagem da dívida pública. Porém, Ciro não disse que hoje o brasileiro não está pagando os juros da dívida pública, pois estamos registrando déficits primários bilionários. Ou seja, não estão sendo pagos os juros da dívida. Saiba mais na coluna de Pedro Fernando Nery: https://www.gazetadopovo.com.br/colunistas/pedro-fernando-nery/ciro-vai-dar-o-calote-na-divida/
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Lava Jato de novo

Lava Jato é assunto de novo. E Alvaro fala de novo em trazer Moro para o Ministério da Justiça. Cabo Daciolo faz uma defesa enfática das medidas anticorrupção. O novo pacote foi lançado pela FGV: [https://bit.ly/2MDiX8E]
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Estratégia

Agora entendi. Com o Daciolo à beira de um ataque de nervos, o Bolsonaro parece uma pessoa controlada, menos radical, mais educado.

Qual o apelo de limpar o nome no SPC?

Ciro repetiu diversas vezes que irá ajudar a quitar as dívidas dos brasileiros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Questionado, afirmou que explicará como somente depois. O tema é atraente: segundo pesquisa Indicador de Recuperação de Crédito mensurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), ainda é crescente o número de pessoas com dívidas que causam cadastro negativo no SPC, o chamado "nome sujo". No acumulado de 12 meses até julho, o número de dívidas recuperadas (ou pessoas que conseguem limpar o nome) recuou 1,12%. "Mesmo com essa queda, o resultado mostra-se melhor do que o registrado em setembro de 2016, quando o indíce chegou a -8,26%", segundo a CNDL. E novos cadastros ainda aumentam. Segundo a CNDL, "A situação das famílias ainda é de aperto e, apesar do aumento de consumidores que recuperaram o crédito, o ingresso de novos inadimplentes fez o número de negativados aumentar. Desta forma, a inadimplência só deve recuar na medida em que a oferta de empregos volte a crescer, assim como a renda da população".
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Fala Daciolo

"Tem uma quadrilha no Congresso". Ah, vah...
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Cabo Daciolo é destaque

Cabo Daciolo é o destaque mais bizarro do debate, até aqui. Roubou a cena do "mito", Jair Bolsonaro.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

OPA: Ato Falho?!

No Debate com Lula, Gleisi comete uma gafe ou fala a verdade? "O Lula reajustou por 11 anos o salário mínimo", disse a Senadora, corrigindo logo em seguida.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Meirelles cochilou?

Meirelles teve um delay na sua vez de falar e Boechat precisou lembrá-lo que era hora de comentar a resposta de Cabo Daciolo.
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

Vencedor?

Se a estratégia de Bolsonaro tem como objetivo prioritário não perder votos, é um dos grandes vencedores desta noite até agora.
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Um abraço improvável

Katia Abreu, vice de Ciro Gomes, chegou correndo. Parou para dar apenas UM abraço: em Onyx Lorenzoni, deputado do DEM e um dos principais apoiadores de Jair Bolsonaro. A amizade é de longa data. Na primeira vez em que ela se elegeu deputada, fazia trinca com o gaúcho e o ruralista Ronaldo Caiado. Os rumos políticos mudaram durante o governo Lula, mas a amizade permanece.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Está faltando

Ciência e tecnologia, privilégios dos poderosos, propostas mais claras sobre reforma da Previdência, questão indígena, a podridão do Congresso.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Alckmin no lucro, Bolso nem tanto

Nesse momento Alckmin é o candidato que mais está se dando bem: não só foi o mais questionado, como aproveitou todas as oportunidades. nota: Bolsonaro não está apanhando como avisou que aconteceria. Está sendo ruim para ele. O protagonismo de sempre não se repete hoje.

Brasil longe de ser maior PIB do Mundo

Cabo Daciolo afirmou que pretende levar o Brasil a ser a "maior economia do mundo". Essa é uma tarefa impossível em quatro anos. Segundo dados do Banco Mundial, o Brasil era em 2017 a oitava maior economia do Mundo. Estamos atrás de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, Índia e França. Com dados em dólares, enquanto o PIB do Brasil é de US$ 2 trilhões, o dos Estados Unidos é de US$ 19 trilhões.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Bolsonaro reclama de propostas rasas

Candidato Jair Bolsonaro reclama de proposta rasa de Ciro Gomes sobre pagamento da dívida pública. Parece até piada!
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

E o Bolsonaro?

Por que não convidaram o Bolsonaro para o debate? Tem um senhor parecido com ele, mas mais sereno, bem-humorado, quase um doce. Boa estratégia.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Ciro flerta com PT - e com eleitorado petista

Ciro Gomes flerta com PT e seu eleitorado: defende Dilma Rousseff e diz que ninguém foi capaz de dizer que ela é ladra, mas aprovaram o impeachment por um problema contábil que todos os presidentes antes dela tiveram.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Democracia tem custos

Ciro ironiza Cabo Daciolo. Diz que defende a democracia, mas ela tem custos, ironizando a participação de Daciolo no debate. Ele aproveita o tempo para falar de outras propostas.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Ciro dando a real

"A democracia é uma beleza, mas ela tem certos custos...", sapecou um sorridente Ciro após uma fala absolutamente constrangedora de Daciolo. Ciro quase ganhou o meu voto nessa.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Piadinha infame

Guilherme Boulos diz que o debate está cheio de "50 tons de Temer", fazendo referência a candidatos que defendem o governo. Henrique Meirelles (MDB), ex-ministro da Fazenda de Temer, riu da piada!
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Boulos, o esquecido

Boulos acusa Meirelles de ser um candidato do governo Temer, mas o banqueiro ri e logo no início da resposta lembra que foi convidado pelo ex-presidente Lula para assumir o BC.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Meu Deeeeus!

O Cabo Daciolo está se superando. Quanto absurdo! O Ciro aproveitou a deixa: "É o custo da democracia".
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Bolsonaro perdendo para Daciolo?

Jair Bolsonaro tenta não entrar em polêmicas nem se exaltar durante o debate. No primeiro bloco, chegou a abrir mão de parte do tempo que teria para treplicar Guilherme Boulos. Por outro lado, Cabo Daciolo, que não tem nada a perder, está deitando e rolando. Vai acabar ofuscando Bolsonaro?
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Gravata roubada ou emprestada?

Lula não pôde participar do debate, mas a gravata dele está lá, no pescoço de Henrique Meirelles. O alerta me foi feito pelo advogado André Fróes. Não se tem certeza da origem da gravata.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Enquanto isso, no programa do PT

Haddad propõe, em nome de Lula, que aqueles que ganham até 5 salários mínimos deixem de pagar imposto de renda.
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

Últimas duas horas

Alvaro Dias ultrapassa Bolsonaro em pesquisas na internet nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Educação em crise

A tarefa para o próximo presidente na área da Educação é árdua. Segundo a entidade Todos pela Educação, 55% das crianças de 8 a 9 anos não sabem ler. 41% dos jovens brasileiros não concluem o Ensino Médio. Marina Silva (REDE) e Geraldo Alckmin (PSDB) dizem que vão focar no Ensino Básico em suas gestões.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Banalização

A banalização do discurso antissistema atrapalha quem mais tenta se aproveitar dele. Se há 4 anos foi Marina, hoje é Bolsonaro.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Beijinho no Ombro

"Sou um milagre da educação. Fui analfabeta até aos 16 anos.", SILVA, Marina.
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

NOVO

Daciolo faz campanha para João Amoêdo (Novo).
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Dobradinhas

Ciro e Marina, Bolsonaro e Daciolo, vão surgindo as dobradinhas. Um levanta e bola e o outro bate. Segundo turno à vista.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Presidencialismo de coalizão

Bolsonaro fala em loteamento de ministérios. Ele diz que o único que pode romper esse sistema é ele. Mas não é bem assim. No Brasil, sem negociar participação dos partidos que povoam o Congresso no governo, não se governa. É ingenuidade (ou propaganda enganosa) prometer o contrário.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Bolso e o Cabo

Como Alckmin já foi questionado duas vezes, Bolsonaro não poderá questioná-lo. Não foi bom para o candidato do PSL, que se viu tendo que dialogar com o psicodélico Daciolo.

PSDB chamou Bolsa Família de Bolsa Esmola?

Henrique Meirelles afirmou para Geraldo Alckmin que o PSDB já chamou o programa Bolsa Família de "Bolsa Esmola". Na página do PSDB na internet consta o texto, com data de 13 de setembro de 2004. A frase também é creditada ao senador Cristovam Buarque, de acordo com os tucanos. Nesse artigo do PSDB, o partido afirma que falta fiscalização do programa. "O principal programa social petista reduziu-se, enfim, a um projeto assistencialista. Resignou-se a um populismo rasteiro. Limitou-se a uma simples distribuição de dinheiro, sem a contrapartida do comparecimento à escola, condição fundamental para que populações excluídas tenham maiores possibilidades de emprego no futuro, com elevação da renda de maneira produtiva. A ausência de controle também deixa o programa vulnerável a desvios e pouco propício à avaliação de resultados e correção de rumos. Uma expressão do senador Cristovam Buarque (PT-DF) resume o problema: “O Bolsa Escola virou Bolsa Esmola“.".
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

"O Bolsa Família é nosso"

Reflexão: para Alckmin, o Bolsa Família é Tucano.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Pastor

Daciolo insiste no discurso messiânico. "Servo de Deus vivo". E quanta raiva! Pregação vazia.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Meirelles, o novato

"O que você vai fazer quando for eleito?", perguntou Meirelles para Alckmin. É, de fato, não é do ramo.

Alckmin e o latim da medicina

Suprima a causa e o efeito cessa. Essa frase tem sido repetida nas falas públicas de Alckmin, que é médico. Em latim, "sublata causa, tollitur effectus". Hoje, ele usou a frase para falar sobre corrupção e aparelhamento das agências reguladoras.
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Água de Salsicha

Já tem gente indo embora, reclamando da falta de brigas e embates. Quem sofre com a falta de protagonismo bélico também é Jair Bolsonaro, que fica apagadinho perto do Cabo Daciolo, mais incisivo, vigoroso e melhor de oratória.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Reforma política

Geraldo Alckmin aproveita a pergunta sobre Lava Jato para defender reforma política.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Alckmin em vôo solo

Álvaro Dias anuncia que o juiz Sérgio Moro será o seu ministro da Justiça e pergunta para Alckmin o que ele acha "dessa posição". Alckmin simplesmente ignora, passeia sobre o tema e já avança para o voto distrital. O tucano usa o debate para conversar diretamente com o eleitor.

Sobre os Colégios Militares no Brasil

Bolsonaro afirmou que pretende criar colégios militares em todas as capitais que não têm ainda uma unidade. Segundo a página do Ministério da Defesa, são 13 os colégios militares do Sistema de Colégios Militares. De acordo com o Regulamento dos Colégios Militares, sua primeira missão é "capacitar os alunos para o ingresso em estabelecimentos de ensino militares, com prioridade para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX), e para instituições civis de ensino superior". Ou seja, o ensino preparatório para sequência na vida militar é a primeira função dessas instituições, que, porém, também podem ter papel de preparar para outros cursos superiores ou papel "assistencial". Também segundo a página, está entre as metas dos colégios militares "permitir ao aluno desenvolver atitudes e incorporar valores familiares, sociais e patrióticos que lhe assegurem um futuro de cidadão patriota, cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades, qualquer que seja o campo profissional de sua preferência".
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Lava Jato apareceu

A Lava Jato apareceu para o debate. Alvaro Dias disse que vai convidar Sergio Moro para ser ministro da Justiça. O presidenciável já admitiu que nunca conversou com o juiz sobre isso. Parece ser uma proposta para iludir o eleitor desavisado, pois tem pouquíssimas chances de prosperar.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília
Alvaro Dias tenta capitalizar a popularidade da Lava Jato.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Bronca antecipada

Boechat se precaveu e alertou Alvaro Dias: "de olho no cronômetro"!
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Na cadeia

Alckmin defende rigor na Lava Jato. Corruptos na cadeia. Vai desfalcar a sua aliança eleitoral.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Estilos

Meirelles e Alckmin são bem preparados, mas não conseguem achar uma linguagem atraente. Ciro está indo bem melhor nessa parte. Bolsonaro está mal nos dois quesitos.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Interesse de busca por candidatos

Veja o gráfico divulgado a pouco pela Band.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Vaquinha chega perto R$ 0,5 milhão

Vaquinha incentivada no debate para a campanha de Lula está perto de arrecadar R$ 500 mil, diz a apresentadora Gabrielli.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

379.000 contra 4.000

Este é o número de pessoas assistindo os programas da Band e de Lula, respectivamente, no YouTube.
Sergio Luis de Deus
Sergio Luis de DeusEditor de República

Pós-debate

Polêmicas, propostas, embates... Após o encerramento do debate da Band, jornalistas e colunistas da Gazeta do Povo vão analisar o desempenho dos candidatos. Acompanhe o programa ao vivo nesta mesma página atualizando o player de vídeo apertando o botão F5.
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Pai Herói

O médico e professor da USP, Marcos Boulos, está nos bastidores do debate e não veio para circular. Chegou e sentou colado a uma tela da qual não tira os olhos. Evita interrupções.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Palmatória

Só faltou o Bolsonaro defender a volta das palmatórias nos colégios. A solução para melhorar a educação, na sua visão, é a hierarquia.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

No Twitter

Seis candidatos estão nos trending topics do Twitter: Cabo Daciolo, Alvaro Dias, Marina Silva, Guilherme Boulos, Henrique Meirelles e Geraldo Alckmin, nesta ordem.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Ciro x Bolsonaro

Ciro bate na tecla da boa Escola, cita números do Ceará e desconstrói a retórica do Bolsonaro sobre a "lei do chicote" nas escolas. nota: o candidato do PDT está relaxado, parece com um bom humor.

Curva de quem?

Cabo Daciolo tentou falar em economiquês, algo complicado de se fazer na frente de Henrique Meirelles e mesmo de Ciro Gomes. Ele disse que reduziria os impostos e afirmou que "todos os economistas" já sabem que isso não funciona, pois está na "Curva de Laffer". Essa representação em gráfico mostra como chega-se em um ponto que, ao aumentar os impostos na verdade o governo para de arrecadar, pois aqueles que pagariam impostos ficam desestimulados a seguirem com a atividade econômica que resultaria no recolhimento de impostos.
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Professores paulistas arrepiam com Bolsonaro

O candidato errou o nome da histórica entidade sindical que representa os professores do Estado de São Paulo, a APEOESP. Chamou de APEOSP. Nos bastidores da Band, teve gente ligada à categoria, convidada dos candidatos, que até xingou.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Marielle, presente

Guilherme Boulos (PSOL) fala pela segunda vez sobre a vereadora Marielle Franco, assassinada em março no Rio de Janeiro. Ela era do mesmo partido do presidenciável.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Aborto

Marina Silva se posiciona sobre o tema.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

PSOL sendo PSOL

Eis que Boulos usa o nome de Marielle Franco no debate. É o PSOL sendo PSOL.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

No Twitter, um candidato está ganhando

Se for levar em conta o design dos Tweets, Meirelles está ganhando. A cada 10 ou 15 minutos, a equipe do candidato está postando imagens com frases dele.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Só Deus na causa

Cabo Daciolo sobre corrupção: “Nós vamos pegar eles na honra e glória do senhor Jesus.”
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Corrupção é tema recorrente no debate

A corrupção é um tema recorrente nas respostas dos candidatos. Falou-se sobre o problema até quando o tema era feminicídio. Os candidatos tentam vender o combate à corrupção como uma bandeira de suas campanhas, já que o tema é a principal preocupação do eleitor. Procuradores da Lava Jato já alertaram para essa tentativa e cobram propostas reais, não apenas o discurso. Leia na reportagem: [https://bit.ly/2KHxI8H]
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Roberto Freire não acredita mais no comunismo

Veja aqui a entrevista direto dos bastidores do debate na Band:
https://youtu.be/0O83RXiEGw8
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

I wanna hold your hand

Boulos e Daciolo, feitos um para o outro: Daciolo entrou na política por engenho e arte do Psol, quando foi eleito deputado em 2014 pelo Rio de Janeiro. Depois acabou expulso do partido.
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Eu acredito em Meirelles

Chegou aqui nos bastidores da Band UMA pessoa verdadeiramente animada com Henrique Meirelles, do tipo que fala alto o slogan “chama o Meirelles” Claro que eu entrevistei. É o deputado Darcísio Perondi, que daqui a pouco estará no YouTube da Gazeta do Povo.

Segurança: Gastamos menos que desenvolvidos

O Brasil não gasta mais que os países desenvolvidos em segurança pública, como afirmou o candidato Alvaro Dias. Enquanto gastamos 1,3% do PIB em segurança, a Alemanha gasta 1,59% do PIB, França (1,65%), Reino Unido (1,81%), Itália (1,88%) e Estados Unidos (2,04%), segundo estudo de abril de 2018 da Câmara dos Deputados. Leia aqui [https://bit.ly/2Mcx1Jy]
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Calma, Daciolo!!! Quase infartei

Cabo Daciolo engasgou um pouco, mas lançou CURVA DE LAFFER no meio do debate. É o ponto em que se torna contraproducente a arrecadação de impostos devido à falta de capacidade contributiva. Ele chegou à política pelas mãos do PSOL...
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

Imposto sindical

Alckmin se defende da pecha de querer de volta o imposto sindical por pressão do Solidariedade de Paulinho da Força: "excrescência".
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

É sério?

Daciolo é mesmo candidato a presidente do Brasil? Demonstra um total desconhecimento sobre tudo. E fala sempre de forma raivosa.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Trending Topics no Twitter

Assuntos do momento: Brasil · #DebateBand Marina Silva 18 mil Tweets Alvaro Dias 36,6 mil Tweets Daciolo 30,4 mil Tweets #BoulosNaBand 14,4 mil Tweets Henrique Meirelles 7.646 Tweets O Alckmin 29 mil Tweets Roberval 3.353 Tweets #NovelaJesus13 2.975 Tweets FALTA DE AMOR 4.288 Tweets

Gastamos muito com segurança?

O candidato Alvaro Dias afirmou que o Brasil gasta mais que a média de países da OCDE em segurança. Segundo o Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2018, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil gasta R$ 408,13 por cidadão com segurança pública, ou 1,3% do PIB, no total.
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

"Falta de amor"

Interesse por Daciolo dispara na internet enquanto ele comenta o tema do feminicídio.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Apareceu o Ciro

Estava esquecido, mas entrou bem ao tratar da reforma trabalhista. Bem no sentido eleitoral.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Feminicídio

Alvaro Dias e Cabo Daciolo deixam a desejar ao falar sobre o combate ao feminicídio. Alvaro fala em corrupção. Daciolo diz que "está faltando amor" na sociedade. De concreto, nada.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Vou ser sincero

Pensei que o Debate com Lula teria mais comentários do que está rolando na Band. Pensei que ia ser tipo um Oscar com tradução simultânea. Mas no momento está pior.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Ciro Gomes apagado

Nas redes sociais, os internautas comentam que Ciro Gomes está apagado no debate. De fato, não se destacou muito até aqui.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Deu ruim para Bolsonaro 2

Mais Momento ruim para Bolsonaro. A pergunta era sobre segurança pública, tema com o qual o eleitor o identifica, mas o candidato apenas defendeu o armamento. Alckmin, seu adversário direto, citou várias políticas que pretende adotar para enfrentar a violência.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Deu ruim para Bolsonaro

Alckmin sobre a segurança pública: "Nós vamos enfrentar duramente o crime organizado, criar uma guarda nacional para proteger a área rural, apoiar os Estados..." Bolsonaro: "A violência só cresce no Brasil por causa de uma equivocada política de direitos humanos..."
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Ainda sobre segurança

As lições de SP sobre segurança pública e como isso vai impactar as eleições: [https://bit.ly/2KDUpdX]
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Soluções fáceis não existem

Segurança é tema central nas eleições, mas especialistas na área alertam o eleitor: não caia em promessas que parecem resolver o problema rápido demais: [https://bit.ly/2MChHTD]
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

Segundão

Alvaro Dias é agora o segundo nome mais buscado na internet entre os candidatos, com 20% das buscas nas últimas duas horas. Bolsonaro continua em primeiro, com 27% das buscas. Vamos ver quando o debate chegar ao fim.

Marina mistura juros com gasto

Marina Silva misturou informações ao ser corrigida por Henrique Meirelles sobre a composição da dívida pública. A candidata da Rede afirmou que Meirelles era "patrocinador" de uma política que tem serviços ruins de saúde. Porém, Meirelles estava explicando como o não-pagamento de juros da dívida pública aumenta a inflação. Um falou de A, outro de B.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Segurança pública

Geraldo Alckmin terá a oportunidade de se contrapor a Bolsonaro no tema de segurança pública. O ex-governador de SP tem números para mostrar, resta saber se ele vai conseguir argumentar melhor que o deputado Bolsonaro.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Alckmin melhora

O tucano começa a encontrar um discurso mais claro para o grande público. Foi bem na questão de segurança pública.
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

Arre

Marina Silva é a primeira da noite a falar nos mais de 60 mil assassinados no Brasil a cada ano.
André Gonçalves
André GonçalvesEditor de República

Um fato: Lula vê tudo da prisão

Lula deve estar mais confortável que Bolsonaro sentadão no debate. Tem TV na cela. O problema é o frio: faz oito graus em Curitiba agora. É vai esfriar mais.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

50 mil no Debate com Lula

Apresentadora do programa paralelo do PT, Gabrielli diz que 50 mil pessoas estão assistindo.
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

Disparada

Interesse por Alvaro Dias dispara durante sua última fala no debate. Só perdeu para as buscas de Alckmin e Ciro durante o confronto sobre desemprego e reforma trabalhista.
Sergio Luis de Deus
Sergio Luis de DeusEditor de República

Intervalo

Primeira parte do debate durou 50 minutos. Restam mais quatro blocos. As regras do debate vão permitir que os candidatos se confrontem por até 64 vezes, entre respostas, réplicas e tréplicas.

Meirelles cuidava da geração de emprego?

Henrique Meirelles foi presidente do Banco Central durante o governo Lula. Em sua pergunta, Meirelles afirmou que foram gerados milhões de empregos na gestão Lula. Apesar de haver relação entre a inflação e o nível de emprego, a geração de empregos não é uma das missões do Banco Central brasileiro, que tem como principal meta institucional o controle da inflação. Nos Estados Unidos, a geração de empregos é sim uma das missões escritas no papel do presidente do Banco Central Americano, o FED.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Gleisi no Ar

Gleisi entrou em cena criticando a sentença da Desembargadora que não deixou Lula participar do debate. A Desembargadora disse que os recursos do PT sobrecarregam o Judiciário que já não tem recursos. Gleisi disse: "Então por que estão pedindo aumento de 16%?" Relembre no link.
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

Balanço

Até agora, todo mundo usa as perguntas como palanque para falar o que quiser. Se fosse vestibular, não passava um. Mas não é.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Os melhores

Quem melhor aproveitou a chance de falar até agora: Alckmin e Bolsonaro. Disparados.
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

Legião

"Que país é esse?", enrosca Alvaro Dias.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Recadinho para Meirelles

Quando perguntado por Meirelles sobre por que a economia desandou, Alvaro mandou a frase acima.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Carona

Meirelles tentou pegar carona no governo petista (mas só na era Lula). Tentou ficar longe do fracasso de Dilma. Mas não há como dissociar Dilma de Lula.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Tacada de mestre

A resposta do senador Álvaro foi precisa. Quem estava lá dentro (Meirelles) pode explicar melhor por que o governo anterior desandou.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Base de Temer

Marina Silva (Rede) acusa Geraldo Alckmin de fazer aliança com a base de sustentação do presidente Michel Temer (MDB). A candidata tenta colar em Alckmin a imagem de candidato do governo mais impopular desde a redemocratização. Pelo jeito, Alckmin vai ter que se explicar sobre a aliança com o centrão durante toda a campanha. "Em todos os partidos temos ótimas pessoas", disparou Alckmin. "É isso que todos dizem", rebate Marina. Ela ataca as alianças para obtenção de tempo de TV. "Em nome de algumas pessoas que são boa, se pega um condomínio inteiro", critica a presidenciável da Rede.
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Álvaro Mito

Ao devolver a Henrique Meirelles a pergunta - o que aconteceu na economia? - Álvaro Dias foi o primeiro a arrancar palmas e risadas nos bastidores da TV Bandeirantes. Aqui estão jornalistas, assessores e políticos.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Debate com Lula

No debate paralelo, Lula reclama da Lava Jato. Diz que foi injustiçado e que com a mídia "não tinha como o Moro não me condenar".
Sergio Luis de Deus
Sergio Luis de DeusEditor de República

Esqueçeram do Meirelles

O presidenciável do MDB Henrique Meirelles parece escanteado pelos adversários. Nenhuma pergunta foi direcionada a ele até agora.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Marina 1 x Alckmin 1

Alckmin se defendeu e citou a vice Ana Amélia, mas Marina sequer ouviu e grudou no tucano o selo de "mais do mesmo". Na tréplica, Alckmin não foi bobo: "Marina saiu do PV dizendo que era incompatível, fundou a Rede e agora se aliou ao PV".
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Haddad manda recado para Alckmin

Alckmin disse que resolveu problema de saúde e saneamento em São Paulo. No Debate com Lula, Haddad diz que centenas de UPA estão fechadas. "O que Alckmin vai melhorar se ele participa do Governo Temer?!"

"Amigos do rei": Venezuela e calote no BNDES

Bolsonaro afirmou, ao perguntar para Alvaro Dias (Podemos), que BNDES foi utilizado para dar empréstimos a "amigos do rei". Entre os empréstimos feitos na gestão do PT está o empréstimo para obras do metrô na Venezuela. O país vizinho, de fato, não pagou por empréstimo pelo banco público e em março, estava em aberto dívida de US$ 130,9 milhões da Venezuela com o banco. Na operação, o governo brasileiro aceitou ser garantidor do crédito para a Venezuela. Por isso, neste caso, cabe ao Tesouro Nacional Brasileiro arcar com o que a Venezuela não pagar.
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

As caipirinhas dos bastidores

Como tudo no Brazyl, as caipirinhas são fake: nada de álcool. No lugar da cachaça, soda, sucos diversos, água com gás e syrups de frutas. Tudo pelo bem do país.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Marina on fire

A candidata com um índice de rejeição baixo e com um discurso capaz de machucar candidaturas de ambos os lados, Marina parte para cima de Alckmin.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Como explicar?

Alckmin explica bem o seu plano básico de governo, mas como explicar o acordo com o Centrão?
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Confrontos esperados

Graças ao teatro promovido pelo PT, Ciro começa prejudicado: o ideal seria que confrontasse Haddad. Na outra ponta do cenário, Alckmin e Bolsonaro ainda não se enfrentaram.
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

Bolsonaro

Bolsonaro desconversou, mas o povo sabe onde encontrar: o interesse de busca por "funcionária fantasma bolsonaro" é o que mais disparou nas últimas horas.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Contido demais

Bolsonaro está comedido demais. Perdeu a graça.
André Gonçalves
André GonçalvesEditor de República

Bolsonaro paz e amor

Grande alvo do debate, Bolsonaro mantém a calma mesmo quando resolve cutucar. Usou Alvaro de 'escadinha' pra bater no uso político do BNDES.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Clima ameno

té aqui, não é possível reclamar do clima no debate. Exceto pela postura louca de Boulos quando questionou Bolsonaro, as perguntas permitem que cada candidato defenda o seu argumento.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Boa vizinhança

Bolsonaro faz a política de boa vizinhança com Álvaro. Pensando no segundo turno?

Mulheres são minoria no funcionalismo

Bolsonaro disse que "mulheres, em algumas áreas, passam mais em concursos públicos". Segundo o Painel Estatístico de Pessoal, do Ministério do Planejamento, 41% dos servidores públicos federais são mulheres. 59% são homens. Leia aqui [https://bit.ly/2Mtx3JI]
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Saúde

Alckmin tenta vender o peixe ao lembrar o eleitor que é médico. A saúde é um dos principais temas de preocupação do brasileiro.
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

Urna eletrônica

Interesse pelo Cabo Daciolo na internet disparou. Agora, Bolsonaro tem 36% das buscas nas últimas duas horas, Daciolo tem 16%, Ciro tem 15%, Alckmin tem 9%, Boulos tem 7%, Meirelles tem 5% e Marina não sai dos 3%.
Sergio Luis de Deus
Sergio Luis de DeusEditor de República

Tempo excedido

O mediador Ricardo Boechat chama a atenção de Alvaro Dias pela segunda vez por causa do tempo excedido nas respostas. Pede para o senador do Podemos observar os monitores que estão cronometrando o tempo de cada um.
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Caipirinhas patriotas

Nos bastidores são oferecidas caipirinhas feitas na hora. 3 combinações especiais da casa: Um Brasil Melhor - limão, uva e capim santo País sem Corrupção - Lima da Pérsia, tangerina e gengibre Hospitais Dignos para a População - limão, Lima da Pérsia e hortelã
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Cota para homens

Bolonaro quase pediu cota para homens no mercado de trabalho. Mas segurou a ímpeto.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Cadê a Gleisi?!

No debate paralelo do PT a Gleisi está anunciada. Mas não está lá : (
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Tempo

Alvaro Dias leva a segunda bronca de Boechat por não conseguir administrar o tempo durante suas respostas. E ainda estamos no primeiro bloco.

Bolsonaro adotou dica de jornalista

Ao incluir em sua resposta uma fala sobre a mortalidade infantil, Jair Bolsonaro fez um "mea culpa" e incluiu em sua frase a dica de resposta deixada por uma das jornalistas que o entrevistou no programa Roda Viva, há duas semanas. Na ocasião, a jornalista corrigiu Bolsonaro dizendo que uma das soluções para a mortalidade infantil incluia melhor saneamento básico. Hoje, o militar admitiu que para melhorar o índice de mortalidade, se passa pela melhoria do saneamento.
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

Mulheres

Alvaro Dias falando com o eleitorado feminino. Bolsonaro, do seu jeito, tentando também: ele sabe que precisa do voto delas.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Boechat versus Alvaro

De novo Alvaro Dias leva bronca do ancora da Band por estourar o tempo: "Peço que olhe os monitores"
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Voto impresso?

Cabo Daciolo defende uma bandeira de Bolsonaro: o voto impresso. O candidato disse não acreditar na urna eletrônica e falou em fraudes. Um projeto de Bolsonaro que exigia o voto impresso nas eleições de 2018 foi derrubado pelo STF. [https://bit.ly/2Or3XLU]
André Gonçalves
André GonçalvesEditor de República

Alvaro, Bolsonaro e mulheres

Alvaro, indiretamente, bate no calo de Bolsonaro: o voto feminino. Ele não fez crítica aberta, mas deixou o assunto no ar.

O que é spread bancário?

O Spread Bancário mencionado por Alckmin é a diferença cobrada pelos bancos entre o custo de obtenção do dinheiro (com quem faz depósitos e investimentos) e o valor que cobram de quem pede empréstimos. Dentro do Spread está também o lucro dos bancos, mas não apenas isso.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Picolé

Entenderam o que significa picolé de chuchu? Alckmin parece falar para um público mais erudito. O povo não entende a sua linguagem.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Depoimento de documentário

No Debate com Lula, o ex-presidente apareceu. Gravado, claro... Falou sobre economia. A gravação parece ter sido feita na PF. Será?

Estratégia da resposta fora da pergunta

Após uma pergunta sem pé nem cabeça feita por Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin aproveitou a para falar de suas pautas econômicas. Alckmin tem falado em seus discursos que quer maior competição nos bancos e inclusive falado nas Fintechs, as startups (novas empresas em desenvolvimento) do setor financeiro.
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

O povo quer emprego

A maior repercussão do debate na internet até agora foi durante as falas de Alckmin e Ciro sobre desemprego e reforma trabalhista. Quer saber como fazer para gerar empregos? Leia aqui: Uma economia rica e competitiva.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Daciolo x Alckmin

Cabo Daciolo (eu sei, eu sei...) tenta pressionar Alckmin, que novamente aproveita a pergunta para vender o seu peixe. Bem o tucano até aqui.
Sergio Luis de Deus
Sergio Luis de DeusEditor de República

Curto e grosso

Perguntando por Boulos se não tem vergonha de manter uma "funcionária fantasma" em seu gabinete, Bolsonaro foi curto e grosso: “Eu teria vergonha se estivesse invadindo casas dos outros”

Geraldo fala em "cartório" sobre sindicatos

Ao longo de sua pré-campanha, Geraldo Alckmin (PSDB) tem repetido que os sindicatos são "cartórios", por não representarem de fato os direitos do trabalhador e serem instituições com pautas próprias.

Bolsonaro cutuca MTST

Ao responder a Boulos sobre uso de residência oficial da Câmara, Bolsonaro cutuca, dizendo que ao menos ele não estava "invadindo terras alheias". Guilherme Boulos é líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Imposto sindical

A volta do imposto sindical foi um dos requisitos para o centrão apoiar Alckmin na eleição. O candidato disparou contra o imposto, mas garantiu que vai auxiliar os sindicatos que atuam de forma séria em favor dos trabalhadores.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

De novo, o desemprego

Ciro Gomes pergunta se Geraldo Alckmin pretende manter a reforma trabalhista. Ciro associa a reforma ao alto número de desempregados no Brasil. Geraldo defende a reforma, alegando modernização.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

Bolsonaro foge da briga

Boulos foi na garganta de Bolsonaro, que fugiu da briga. Não explicou nada.
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

Empate técnico

Interesse por Boulos na internet encosta em Bolsonaro durante o bate-boca.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Ciro e Alckmin

Ciro questiona Alckmin sobre a reforma trabalhista, classificando a dita cuja como "desastrosa para os trabalhadores". A pergunta é boa, mas também para o tucano: dá a Alckmin a chance de falar com o seu eleitor.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Na lata

Bolsonaro diz que Boulos é cidadão desqualificado. Se fosse no colégio, o pessoal estaria maluco gritando "Alooco".

Bolsonaro velho segundo Boulos

Boulos tenta colar em Bolsonaro o símbolo da "velha" política, ao dizer que ele foi do mesmo partido do ex-governador de São Paulo e deputado federal Paulo Maluf.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Direita x Esquerda

Guilherme Boulos (PSOL) dispara contra Jair Bolsonaro (PSL). O tema é corrupção. Bolsonaro reclama: "Pensei que estivesse aqui para discutir política nacional". A pergunta é sobre uma suposta funcionária fantasma mantida no gabinete de Bolsonaro. O deputado nega as acusações. Saiba mais sobre o caso: [https://bit.ly/2npMVlC]
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

Lacra mais que tá pouco

Guilherme Boulos (Psol) mostra as garras.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

promessas demais

Ciro foi mais objetivo nas propostas para geração de emprego, mas prometeu demais. O eleitor desconfia.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Bolsonaro x Boulos

"Eu pensei que tinha vindo aqui tratar de política", começa Bolsonaro, que então defende a "Val", e, em seguida fala sobre quem "invade casa dos outros".
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Boulos x Bolsonaro

"Deputado Bolsonaro, o Brasil inteiro sabe que você é racista, machista e homofóbico, mas não sabe (...) quem pe a Val, Bolsonaro?", disparou Boulos.

Ciro "da Massa"

O candidato Ciro Gomes escolheu temas que apelam às classes mais pobres: geração de emprego, quitação das dívidas do SPC (algo que não ficou explicado como pode ser feito), e retomada de obras públicas, para gerar empregos.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Ciro não curte banqueiro

Definitivamente o sistema nacional não é o melhor amigo de Ciro Gomes no debate.
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

Disparada

Interesse por Henrique Meirelles (MDB) na internet dispara enquanto falava na Band. Seria o mais desconhecido dos eleitores até agora? Ou falou algo que despertou a atenção de quem assiste ao debate?
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Ciro, o mago

"2 milhões de empregos no 1° ano", afirma Ciro, para depois cuspir números que ninguém que passou o dia enlatado no transporte público saberá decifrar.
Lúcio Vaz
Lúcio VazBlogueiro da Gazeta do Povo

promessas demais

Ciro foi mais específico nas propostas sobre geração de empregos, mas prometeu demais. O eleitor desconfia.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Debate Paralelo

Haddad diz que participação no debate seria prerrogativa legal.
André Gonçalves
André GonçalvesEditor de República

Lula está presente?

Discurso, gestual e tudo o mais de Boulos lembra Lula de cabo a rabo.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Deus no debate

3 candidatos falaram em Deus ao começar a responder sobre desemprego: Cabo Daciolo, Marina Silva, Jair Bolsonaro. Marina e Bolsonaro, pelo menos, responderam a pergunta em seguida.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Apelo para os eleitores de esquerda

Guilherme Boulos tenta capitalizar a popularidade de Lula ao citar o ex-presidente e dizer que ele está preso injustamente em Curitiba. Também aproveitou para lembrar que é do mesmo partido da vereadora Marielle Franco, assassinada em março no Rio de Janeiro. Esqueceu de responder sobre desemprego.
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

Chuchu?

Até agora, Geraldo Alckmin (PSDB) foi o candidato que menos despertou o interesse dos internautas em buscas pelo seu nome enquanto falava na Band.
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Meu nome é NEVES!!!

Quase sósia de Enéas Carneiro, candidato a deputado estadual pelo partido de Bolsonaro, banca o youtubber fazendo vídeos com um fantoche em frente aos telões dos bastidores cada vez que aparece um adversário do PSL. Claro que eu gravei entrevista. Em minutos no YouTube da Gazeta do Povo.
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Meu nome é NEVES!!!

Quase sósia de Enéas Carneiro, candidato a deputado estadual pelo partido de Bolsonaro, banca o youtubber fazendo vídeos com um fantoche em frente aos telões dos bastidores cada vez que aparece um adversário do PSL. Claro que eu gravei entrevista. Em minutos no YouTube da Gazeta do Povo.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Boulos pistola

Boulos começa em full mode Lula-pré-sítio.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Em busca de votos

Marina Silva apela para uma parcela do eleitorado ao falar sobre desemprego. Destaca que já passou pela preocupação de buscar emprego sendo Mulher, jovem, e precisando ajudar no sustento em casa.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Bolso e o emprego

"Menos direto ou emprego ou todos os diretos e sem emprego", sapeca Bolsonaro.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Começou o Debate Paralelo

PT começou agora mesmo a apresentar o Debate com Lula - sem Lula, diga-se... Haddad já está reclamando neste momento de não ter sido acolhido no debate da Band.
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Levanta Brasil!!!

O nome “Levanta Brasil”, dado por Guilherme Boulos a seu programa econômico, virou piada aqui nos bastidores. Não entendi bem do que estão rindo.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Deus como cabo eleitoral

Alckmin é o primeiro a dar uma resposta completa. Marina é a segunda a falar em Deus.
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

TV e internet

Os dados do Google Trends mostram que o interesse de busca pelos candidatos dá um salto abrupto enquanto falam na Band. Televisão e internet serão dois mundos separados nas eleições? Quão separados?
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Cabo Daciolo levantou a plateia do backstage

Conseguiram botar som nas TV bem na hora dele. Avaliem o susto da galera - eu inclusive.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Até agora, nada

A pergunta é sobre desemprego. Alvaro Dias falou até de Sergio Moro. Cabo Daciolo falou em Deus e em renovação na política. Até aqui, ninguém respondeu a pergunta dos eleitores.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Perdeu o timing

Primeiro de todos? Que nada. Alvaro Dias dá a primeira mancada do debate: não responde a pergunta sobre Emprego. Perdeu todo o tempo se apresentando.
André Gonçalves
André GonçalvesEditor de República

Nada com nada

Alvaro Dias e Cabo Daciolo empataram no quesito falar nada com nada. Daciolo é favoritíssimo no campeonato de memes.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Aposentadoria

Alvaro Dias (Podemos) deveria responder sobre desemprego, mas falou de tudo, menos isso. Entre os temas que Alvaro mencionou está a aposentadoria para governadores. Ele disse que abriu mão do benefício, mas a repórter Catarina Scortecci já mostrou que não é bem assim: [https://bit.ly/2OqDKgm]
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

Morna?

Cabo Daciolo (Patriota) é mais buscado na internet que Marina Silva (Rede) nas últimas duas horas.
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Nem Roberto Freire acredita mais no comunismo

Não resisti. Ele participou do primeiro debate presidencial da Band como comunista e estava dando sopa. Fiz uma entrevista e perguntei: você ainda acredita no comunismo? Ele disse que não.
Madeleine Lacsko
Madeleine LacskoBlogueira da Gazeta do Povo

Dada a largada, o coquetel ainda está cheio

TV muda com Álvaro Dias falando. Pessoal da Band correndo aqui para aumentar.
Sergio Luis de Deus
Sergio Luis de DeusEditor de República

Transmissão do debate

Debate na Band começa neste momento. Para assistir, convidamos o internauta que nos prestigia a atualizar essa página apertando o botão F5
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Começou

Começou o debate! Quem está mediando é o jornalista Ricardo Boechat. Quem vai começar é o candidato Alvaro Dias (Podemos). Boechat destaca que Lula foi convidado, mas está impedido de participar.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Peixes betta?

Bolsonaro e Boulos lado a lado... 😳
Renan Barbosa
Renan BarbosaRepórter em Brasília

De olho

Jair Bolsonaro (PSL) concentra 69% das buscas por candidatos no Google Trends nas últimas duas horas. Ele é o candidato mais buscado em todos os estados brasileiros. Ciro Gomes (PDT) vem em segundo, com 12% das buscas.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Fernando Haddad

Vice do PT na disputa à Presidência e potencial titular da chapa, Fernando Haddad está na produtora que irá realizar o debate paralelo da Band nas mídias sociais de Lula.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Henrique Meirelles

Foto: Kelly Fuzaro/Band
Foto: Kelly Fuzaro/Band
O candidato Henrique Meirelles (MDB) também já está na Band para o debate. Ele falou com jornalistas ao chegar.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Ciro Gomes

Foto: Kelly Fuzaro/Band
Foto: Kelly Fuzaro/Band
Ciro Gomes (PDT) já está na Band para participar do debate. Ele está acompanhado da esposa e de apoiadores.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Dilema de Bolsonaro

O dilema que Bolsonaro enfrentará em pouco menos de 10 min é o mesmo das suas participações no Roda Viva e na Globonews: a agenda polêmica é preferível, mas também não permite que ele se conecte com o eleitor moderado. (necessário se quiser ser eleger)
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Alvaro Dias

Foto: Kelly Fuzaro/Band
Foto: Kelly Fuzaro/Band
Alvaro Dias (Podemos) chega para o debate.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Cabo Daciolo

Foto: Kelly Fuzaro/Band
Foto: Kelly Fuzaro/Band
O deputado federal cabo Daciolo, candidato do Patriotas, chegou à Band e deu entrevista a jornalistas no local.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Geraldo Alckmin

Foto: Kelly Fuzaro/Band
Foto: Kelly Fuzaro/Band
Geraldo Alckmin também já está nos estúdios da Band para o debate.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Guilherme Boulos

O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, já está na Band para o debate. Ele chegou acompanhado de manifestantes.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Marina Silva

A candidata Marina Silva (Rede) também já chegou à emissora. Ela está acompanhada do ex-deputado Eduardo Jorge (PV), seu vice.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Os vices

Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSL) podem ser confrontados sobre seus vices durante o debate. Veja quem são os candidatos a vice: [https://bit.ly/2MAKGqS]
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Gringos falam sobre o 'mito'

A The Economist dedicou um editorial inteiro a Jair Bolsonaro. E a visão gringa não é das melhores. Clique e confira.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Lula divulga carta

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou em suas redes sociais uma carta na qual lamenta seu não comparecimento ao debate. No texto, Lula diz que a decisão da Justiça Federal de impedir sua participação no programa viola o direito do povo brasileiro e também dos outros candidatos de discutir as propostas de sua candidatura.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Ex-vice

Foto: Kelly Fuzaro/Band
Foto: Kelly Fuzaro/Band
Jair Bolsonaro (PSL) está acompanhado do senador Magno Malta (PR-ES), que chegou a ser cotado para ser vice na chapa do capitão da reserva. O PR de Magno Malta acabou fechando aliança com o tucano Geraldo Alckmin. O filho do presidenciável, Eduardo Bolsonaro, também veio acompanhar o debate ao lado do pai.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Candidatos começam a chegar

Foto: Kelly Fuzaro/Band
Foto: Kelly Fuzaro/Band
Os candidatos que vão participar do debate já começaram a chegar a emissora. Jair Bolsonaro (PSL) já está na Band e falou com jornalistas ao chegar.
Sergio Luis de Deus
Sergio Luis de DeusEditor de República

Excluídos

Além de Amoêdo, não estarão no debate da Band os candidatos Lula (PT), José Maria Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU) e João Vicente Goulart (PPL). O petista, obviamente, por estar preso na Polícia Federal de Curitiba.
Sergio Luis de Deus
Sergio Luis de DeusEditor de República

Convidados

A lei eleitoral determina que as emissoras de TV que realizam o debate devem obrigatoriamente convidar candidatos cujos partidos tenham eleito ao menos cinco parlamentares no Congresso na última eleição. Mas elas podem convidar outros candidatos que não atendam a esse pré-requisito se julgarem importante a presença deles no debate.
Sergio Luis de Deus
Sergio Luis de DeusEditor de República

Protesto

O presidenciável do partido Novo João Amoêdo não foi convidado para o debate da Band. E resolveu protestar nas redes sociais.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Calendário de Debates

A Gazeta do Povo publicou ontem o Calendário de Debates. Confira quando serão os próximos!
Sergio Luis de Deus
Sergio Luis de DeusEditor de República

Perguntas

No primeiro e no terceiro blocos, os presidenciáveis vão responder a questões de leitores do jornal Metro, além de fazer perguntas para seus adversários. No segundo e no quarto bloco, os oponentes vão responder a perguntas dos jornalistas da Band. O último bloco será para considerações finais dos candidatos.
Sergio Luis de Deus
Sergio Luis de DeusEditor de República

Dinâmica do debate

Programa será dividido em cinco blocos. Cada candidato terá 30 segundos para elaborar perguntas aos adversários. Em seguida, serão um minuto e 30 segundos para resposta, 45 segundos para réplica e 45 segundos para tréplica.
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Prévia

Quer ter um gostinho do que vai acontecer hoje no debate? Nossa equipe fez uma análise. Confira:
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Lula de fora

O ex-presidente Lula (PT), preso em Curitiba desde abril, não conseguiu autorização judicial para participar do debate na Band.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

O que esperar do debate

O colunista André Gonçalves, do blog Conexão Brasília, separou cinco pontos para prestar atenção no debate desta quinta venha. Veja quais são: [https://bit.ly/2w0Y8NJ]
Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal MolinEditor de República

Debate com Lula sem Lula

No momento em que começar o debate da Band, o PT irá apresentar um programa paralelo com quatro apresentadores. Leia mais e veja quem são: [https://bit.ly/2MgWz8n]
André Gonçalves
André GonçalvesEditor de República

Jornalistas comentam debate

Olá! A partir das 22 horas, os jornalistas da Gazeta do Povo comentam neste espaço o primeiro debate entre presidenciáveis de 2018. Análises e opiniões exclusivas direto de Brasília, São Paulo e Curitiba.
Sergio Luis de Deus
Sergio Luis de DeusEditor de República

Considerações finais

Último bloco: candidatos fazem suas considerações finais, tentando ganhar a confiança do eleitor. Alvaro Dias citou Raul Seixas para pedir aos brasileiros: "não diga que a canção está perdida; tenha fé em Deus; tenha fé na vida; tente outra vez!" Fala sério!

Velho Chico foi panfleto de Temer

Marina e Ciro, oriundos do Norte e Nordeste, batem bola falando sobre a famosa transposição do Rio São Francisco. A obra, emperrada, foi um dos panfletos do presidente Michel Temer (MDB) em 2016 e 2017, como forma de aproximar seu discurso do cidadão das regiões Norte e Nordeste. Mas a obra coleciona problemas. Temer chegou a visitar trechos da obra acompanhado de ministros da região.
Mario Vitor Rodrigues
Mario Vitor RodriguesColunista da Gazeta do Povo

Marina confortável

Marina questiona Ciro. O clima é amistoso entre eles e ela consegue vender o seu discurso sobre o "Velho Chico". A candidata da Rede leva uma vantagem sobre os demais: pode se dar bem tanto pressionando tanto Alckmin e Bolsonaro quanto os candidatos da esquerda.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]