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Candidato do Novo à Presidência, João Amoêdo quer conquista eleitor ‘moderado’ de Bolsonaro, ‘desencantado’ com o PSDB e os indecisos | Nelson Almeida/AFP
Candidato do Novo à Presidência, João Amoêdo quer conquista eleitor ‘moderado’ de Bolsonaro, ‘desencantado’ com o PSDB e os indecisos| Foto: Nelson Almeida/AFP

Com apenas cinco segundos em cada bloco do horário eleitoral gratuito dos presidenciáveis na TV, uma inserção a cada cinco dias na programação e excluído dos debates nas emissoras, o candidato do Novo à Presidência, João Amoêdo, ampliou sua equipe nas redes sociais e investe em postagens patrocinadas em busca de eleitores desencantados com o PSDB, eleitores moderados de Jair Bolsonaro (PSL) e, sobretudo, indecisos.

Executivo do mercado financeiro, Amoêdo defende um programa liberal na economia, com privatizações, simplificação de tributos e diminuição do tamanho do estado. Segundo os auxiliares do candidato, a campanha tem investido cerca de R$ 4 mil por dia em postagens patrocinadas, que respondem por 20% das interações. Após o início oficial da campanha, a equipe de redes sociais cresceu de quatro pessoas (dois social media, um designer e um editor de vídeo) para 12 profissionais da área. O investimento deu resultado.

VÍDEO: Quem é João Amoêdo? Ele tem alguma chance?

A página de Amoêdo no Facebook cresceu 26% em número de likes na última semana, somando 1,95 milhão de curtidas. Segundo dados do Facebook, os vídeos do candidato do Novo foram visualizados 25 milhões de vezes. Nas pesquisas de intenção de voto, Amoêdo tem oscilado de 1% a 4% das intenções de voto. O executivo teve 1% no último levantamento do Ibope*, 2% no Datafolha** e 4% no BTG/FSB***. A campanha diz ter sondagens internas que indicariam viés de alta da candidatura.

“Buscamos o eleitor desencantado com o PSDB e fazemos um esforço grande para atrair o eleitor indeciso. Do Bolsonaro, tem vindo gente também. Temos visto como muita frequência”, disse Amoêdo em entrevista à reportagem.

Cruzada para participar dos debates

O presidenciável também está em uma cruzada para participar dos debates nas emissoras de TV. Como seu partido não tem nenhum representante no Congresso Nacional, Amoêdo foi excluído, assim como os demais candidatos sem representatividade.

Para reverter a situação, o candidato do Novo transformou a ausência em uma bandeira de campanha. Lançou uma petição online que soma 490 mil assinaturas e apelou aos adversários pessoalmente e em vídeos divulgados na internet.

ENTENDA: Por que João Amoêdo não participa dos debates presidenciais

Até agora, apenas o senador Alvaro Dias (Podemos) apoiou publicamente a demanda. “(O candidato do PSDB, Geraldo) Alckmin me disse duas vezes que assinaria a petição para eu participar dos debates, mas ainda não assinou”, afirmou Amoedo.

Candidato mais rico na corrida presidencial, Amoêdo declarou um patrimônio de R$ 425 milhões. Ele disse que vai gastar R$ 1,4 milhão do próprio bolso na campanha. Até agora, arrecadou R$ 495.081,63, dos quais R$ 308 mil oriundos de uma “vaquinha virtual”. O gasto total, porém, foi de apenas R$ 72.637,24.

Foco da campanha é o Nordeste

O candidato do Novo tem optados por usar voos comerciais em seus deslocamentos pelo Brasil, exceto quando tem de ir para locais de difícil acesso. O foco atual é o Nordeste. Amoêdo viaja esta semana para o Ceará e Pernambuco e na semana que vem desembarca na Bahia. O roteiro costuma contar com visitas a rádios locais e eventos com militantes.

DESEJOS PARA O BRASIL: Uma política moralmente exemplar

Como não conta com uma rede partidária nacional, Amoêdo tenta reunir apoiadores usando estratégias inusitadas. Uma delas é o sorteio de voluntários para receber uma ligação do candidato à Presidência. Outra iniciativa é cadastrar apoiadores para atividades, mas sem a necessidade de filiação partidária. De acordo com a campanha, a base de contatos de Amoêdo no WhatsApp já conta com 70 mil inscritos.

Metodologias

* Pesquisa realizada pelo Ibope de 17/ago a 19/ago/2018 com 2002 entrevistados (Brasil). Contratada por: Rede Globo. Registro no TSE: BR-01665/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.

** Pesquisa realizada pelo Datafolha de 20/ago a 21/ago/2018 com 8.433 eleitores em 313 municípios (Brasil). Contratada por: Folha de São Paulo e Rede Globo. Registro no TSE: BR-04023/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.

*** Pesquisa realizada pelo BTG/FSB de 25/ago a 26/ago/2018 com 2000 entrevistados (Brasil). Contratada por: Instituto FSB Pesquisa. Registro no TSE: BR-06062/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.

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