• Carregando...
Futuros candidatos, bolsistas do RenovaBR já começaram a ter aulas | Reprodução/Facebook
Futuros candidatos, bolsistas do RenovaBR já começaram a ter aulas| Foto: Reprodução/Facebook

Cem potenciais candidatos a cargos públicos começaram o curso de formação do RenovaBR no último domingo (21). O movimento, apadrinhado pelo apresentador Luciano Huck, quer promover renovação na política. Por isso, ofereceu bolsas de estudo para capacitar futuros políticos. As aulas começaram com palestras de Eduardo Mufarej, co-fundador do movimento, da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) e do jurista Márlon Reis, idealizador da lei da Ficha Limpa. Eles falaram sobre ética na política.

LEIA MAIS: Luciano Huck deveria entrar para a política? Pesquisa mostra o que pensam os brasileiros

Huck, que sempre apoiou o movimento mas ficou em segundo plano após os rumores sobre sua candidatura ganharem mais fôlego, comemorou o início das aulas em seu Facebook. “Como já disse algumas vezes; acredito e apoio os movimentos cívicos como uma poderosa ferramenta para a renovação política que o Brasil tanto precisa. E é com muito orgulho, que compartilho esta imagem. Esta semana juntamos em SP a primeira turma de bolsistas do Renova BR, um dos movimentos onde estou envolvido e engajado. Guardem estes rostos porque eles, certamente, farão parte desta necessária renovação”, declarou.

Apesar de já estarem na sala de aula – e no Facebook –, os bolsistas – que podem receber entre R$ 5 e R$ 12 mil mensais, por seis meses – ainda não tiveram os nomes divulgados. O RenovaBR vai revelar o perfil dos candidatos apenas no dia 2 de fevereiro. Até lá, eles seguem enfurnados na sala de aula, onde terão cursos sobre políticas públicas, funcionamento do poder legislativo, noções jurídicas e treinamento de mídia.

LEIA MAIS: Por que Luciano Huck não quer ser presidente

No primeiro dia de treinamento, os bolsistas tiveram aula com Patrícia Ellen, professora do Centro de Liderança Pública e ex-sócia da McKinsey, e Tomás Lopes Teixeira, do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Esse módulo trata de “liderança adaptativa e propósito” e o objetivo é trabalhar a formação de lideranças para o setor público, em projetos de estratégia, gestão, desenvolvimento econômico e educação.

O curso terá 240 horas de aulas, entre atividades obrigatórias e eletivas. Além das aulas, os bolsistas terão acompanhamento de coaches voluntários vinculados à Sociedade Brasileira de Coaching. As aulas seguem até julho e é preciso ter cumprido a carga horária mínima de 200 horas e ter índice de aprovação de 80%. O desempenho não é o único critério para permanência dos bolsistas: eles devem estar alinhados aos propósitos do RenovaBR de trabalhar pela ética, democracia e vontade de servir à sociedade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]