• Carregando...
 | Sergio Lima
/ AFP
| Foto: Sergio Lima / AFP

Apesar do apoio declarado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, poucas celebridades devem comparecer a Porto Alegre, na quarta-feira (24), para acompanhar o julgamento do recurso do petista no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Na verdade, não houve nenhuma confirmação por enquanto – apenas vídeos de apoio na internet.

Nem mesmo o vocalista da banda U2 e ativista Bono Vox, cuja vinda ao Brasil chegou a ser especulada em dezembro passado. O entusiasmo sobre a vinda dele teve início após uma declaração do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que cogitou sobre as chances de o artista estar presente no dia do julgamento.

O próprio senador já manifestou – inclusive em rede social – que somente sugeriu a ideia, sem fazer qualquer confirmação de que Bono viesse, de fato, ao Brasil para o julgamento de Lula. O cantor não fez qualquer manifestação a respeito em nenhum dos canais de comunicação dele, seja pessoal ou profissional.

Reprodução

O PT enviou convites aos ex-presidentes Cristina Krischer (Argentina), José “Pepe” Mujica (Uruguai) e Rafael Correa (Equador), além do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. O presidente da Bolívia, Evo Morales, manifestou apoio a Lula somente em rede social por enquanto. Até o fechamento desta edição, a Gazeta do Povo apurou que os acenos foram feitos, mas sem qualquer confirmação de presença no Brasil dos políticos latinos para acompanhar o desfecho sobre o processo de Lula na segunda instância da Lava jato. 

O recurso de Lula contra a condenação no processo do tríplex será julgado no TRF-4 por três desembargadores que integram a 8ª Turma da Corte, em Porto Alegre. O ex-presidente foi condenado na primeira instância pelo juiz Sergio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na sentença, Moro sustenta que Lula ocultou a propriedade do tríplex em Guarujá, no litoral de São Paulo, e que o imóvel foi recebido como propina da empreiteira OAS em troca de favores na Petrobras. 

Para acompanhar o julgamento, a defesa do ex-presidente obteve autorização para que o advogado australiano Geoffrey Ronald Robertson, que defende o ex-presidente Lula no Conselho de Direitos Humanos da ONU, acompanhe a sessão de julgamento no TRF4. Os advogados de Lula também confirmaram que os juristas Luigi Ferrajoli (Itália) e Julio Maia (Argentina) acompanharão pela internet.

Caravana em Porto Alegre 

De acordo com a organização do PT, caravanas para apoio ao presidente Lula em relação ao julgamento do TRF4 são organizadas de forma descentralizada. Ou seja, cada estado e escritório do partido está preparando a ida de manifestantes a Porto Alegre. 

Nesta terça-feira (23), a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e a ala de mulheres do partido farão um evento em defesa de Lula. No mesmo dia, à noite, terá início uma vigília em Porto Alegre e outras cidades que se estenderá pela madrugada até quarta-feira (24), data do julgamento no TRF-4. Ao longo da sessão a ideia é que militantes façam atos públicos próximo à sede do tribunal.

De acordo com organizadores, a estimativa é que mais de 200 caravanas se concentrem em Porto Alegre com militantes de movimentos sociais, sindicalistas, trabalhadores e jovens. Os organizadores não confirmam a quantidade de pessoas que estarão presentes na capital, mas a previsão é que mais de 50 mil pessoas se concentrem na capital gaúcha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]