• Carregando...
Jair Bolsonaro foi paraquedista em sua trajetória militar, assim como o seu vice, o general da reserva Hamilton Mourão. | Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Jair Bolsonaro foi paraquedista em sua trajetória militar, assim como o seu vice, o general da reserva Hamilton Mourão.| Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O bordão “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, que marca a campanha do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) e dá nome à sua coligação, é uma apropriação de brado da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército. O candidato foi paraquedista em sua trajetória militar, assim como o seu vice, o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB).

Em artigo, o coronel Cláudio Tavares Casali explica que o brado, atualmente difundido pelos quartéis, surgiu no final da década de 1960, durante a ditadura militar, pouco depois do decreto do Ato Institucional nº 5 (AI -5). Um grupo de paraquedistas nacionalistas formado pelos capitães paraquedistas Francimá de Luna Máximo, José Aurélio Valporto de Sá e Kurt Pessek teria criado, nesse contexto, o lema “Brasil acima de tudo”. 

Chamado Centelha Nativista, o grupo tinha como objetivo ressuscitar os valores “de nacionalismo não xenófobo, de amor ao Brasil e de criar meios que reforçassem a identidade nacional e evitasse a fragmentação do povo pela ideologia e exploração de dissensos da sociedade dividindo o povo nos termos da velha luta de classes do marxismo”.

LEIA TAMBÉM: Quem é Michelle Bolsonaro, que pode se tornar a primeira-dama do Brasil

Segundo Casali, o lema foi muito questionado devido à semelhança com o brado nazista de “Alemanha acima de tudo” (no alemão, “Deutschland über alles”).

A Centelha Nativista tinha um plano para impedir que os sequestradores do embaixador norte-americano Charles Elbrick embarcassem em um avião e deixassem o país em 4 de setembro de 1969. No entanto, dois dias depois eles foram libertados pelo governo militar e deixaram o Brasil.

Revoltados, os membros da Centelha invadiram a estação da Rádio Nacional para ler um manifesto de repúdio à “decisão da junta governamental de fazer a entrega de presos condenados pela Justiça, numa demonstração de fraqueza e à revelia das Forças”.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro é mais popular que Haddad no YouTube. Alguém tinha dúvida?

“Conclamamos à união e tomada de consciência de que existe em nosso país declarada guerra interna revolucionária de comunistas, contra a qual iniciamos neste momento ações militares de repressão”, continua o manifesto, concluindo com “em nome de Deus, Brasil acima de tudo”.

Em dezembro de 1969, quando morre o marechal Costa e Silva, os paraquedistas nativistas tentam colocar na Presidência um nome próximo a eles, o general Afonso Augusto de Albuquerque Lima. Eles chegam a sugerir um levante em Salvador, mas são desencorajados pelo próprio general, que se coloca contrariamente a “quarteladas”.

A atuação da Centelha, então, se dispersa. Em 1974, o general Hugo de Andrade Abreu, aliado do grupo, faz o primeiro uso do brado “Brasil acima de tudo” de que se tem registros oficiais ao transferir-se da brigada paraquedista para a Casa Militar da Presidência. 

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro cobra retratação após polícia esclarecer caso de jovem com suástica

De acordo com Casali, “Brasil acima de tudo” é adotado pelos paraquedistas em definitivo a partir de janeiro de 1985, quando o general Acrísio Figueira assume o comando da brigada e, inspirado nos americanos que se saudavam com “Air Born” e “All the way”, adota o bordão criado pela Centelha para “aumentar os laços de camaradagem e espírito de corpo”.

Na segunda-feira (22), em homenagem ao dia do paraquedista militar, o Exército postou o slogan “Brasil acima de tudo” em suas redes sociais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]