• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Depois de encarar um segundo turno marcado por uma disputa acirrada em 2014 na disputa pela presidência da República, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) podem se enfrentar novamente nas urnas em 2018. Desta vez, os dois podem concorrer às duas vagas em disputa no Senado por Minas Gerais. Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, inclusive, mostra que a disputa seria apertada e os dois poderiam ser eleitos pelos mineiros para mandatos de oito anos em Brasília.

No levantamento, divulgado nesta sexta-feira (25), Dilma e Aécio aparecem tecnicamente empatados: a ex-presidente aparece com 24% das intenções de voto e o tucano, com 21%. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Nas eleições desse ano, estão em disputa duas vagas para o Senado Federal.

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) mudou seu domicílio eleitoral para Minas Gerais no dia 6 de abril desse ano, alegando ter família em Belo Horizonte. A mãe da ex-presidente, que tem 94 anos, mora na cidade. Dilma foi cassada em 2016 pelo Congresso Nacional depois de um processo de impeachment por ter cometido pedaladas fiscais durante seu mandato. Apesar do impeachment, a petista não perdeu seus direitos políticos e pode disputar eleições e ocupar cargos públicos normalmente.

Apesar de aparecer em primeiro lugar na pesquisa, a candidatura de Dilma ao Senado ainda não é certa. Isso porque as alianças costuradas pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) para a reeleição envolvem coligações em que as duas cadeiras em disputa no Senado seriam disputadas por aliados.

O senador Aécio Neves (PSDB) também não é uma certeza na disputa pela reeleição. O senador tucano, que está envolvido em uma série de investigações sobre corrupção e já responde a um processo da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), chegou a cogitar ficar de fora de qualquer disputa em 2018. Pré-candidato do PSDB à presidência, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin chegou a sugerir que Aécio ficasse de fora dos holofotes nesse ano.

Pesquisa

O Paraná Pesquisas também testou o nome de outros pré-candidatos ao Senado em Minas Gerais. Em terceiro lugar na disputa por uma das duas vagas aparece o apresentador Mauro Tramonte (PRB), com 16% das intenções de voto, seguido por Rodrigo Paiva (Novo), com 14%, e pela deputada federal Jô Moraes (PCdoB), com 12%. O apresentador Carlos Viana (PHS) chega a 11% das intenções de voto e o empresário Dinis Pinheiro (PP), a 9%. O prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira (PMDB), tem 8,5% dos votos e o deputado federal Jaime Martins (PSDB), 6%.

O levantamento foi realizado pelo Paraná Pesquisas entre os dias 18 e 23 de maio de 2018. Foram entrevistados 1.850 eleitores em 85 municípios. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MG-09497/2018 e tem um nível de confiança de 95%. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]