• Carregando...
 | Sergio Lima/Folhapress
| Foto: Sergio Lima/Folhapress

Candidato a presidente em 2014 pelo Partido Verde (PV), o médico sanitarista Eduardo Jorge aceitou convite de Marina Silva para ser vice na chapa presidencial da Rede, segundo o portal O Antagonista. Ele aguarda agora um acordo entre os partidos para oficializar a aliança, que garantiria um pouco mais de exposição a Marina na propaganda eleitoral de rádio e TV.

A convenção nacional da Rede, que indicará Marina candidata a presidente da República pela terceira vez, está marcada para sábado (4), em Brasília. O maior entrave na negociação são os palanques estaduais. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o PV tem o vice na chapa do PDT, enquanto a Rede apoia a chapa tucana ao governo gaúcho.

VEJA TAMBÉM: Assista entrevista de Marina Silva concedida a jornalistas da Gazeta do Povo

A Rede intensificou os contatos com o PV desde a semana passada para tentar encorpar a candidatura de Marina. “A Rede tem afinidades programáticas com o PV e considera que ter os verdes na vice é uma aliança quase natural”, diz o porta-voz da sigla, Pedro Ivo Batista.

Ele afirmou também que a campanha da ex-senadora continua conversando com outros partidos, como PHS, PROS e PMN para a formação de alianças. Os dois primeiros chegaram a oferecer filiados para compor chapa com Marina: o advogado criminalista Castellar Modesto e o ex-deputado Maurício Rands, respectivamente.

Caso a negociação com o PV não avance, não está descartada a composição de uma chapa pura – ou seja, com dois nomes filiados à Rede. Neste caso, são cotados o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, e o economista Ricardo Paes de Barros. O ator Marcos Palmeira, que também foi sondado, recusou o posto na segunda-feira (31) .

Ex-integrante do PT, Marina concorreu à Presidência pela primeira vez em 2010 pelo PV, tendo feito uma boa votação na ocasião – obteve 20% dos votos no primeiro turno. No ano seguinte, se desligou do partido após desentendimentos com o presidente nacional da legenda, José Luiz Penna. Desde então, ela não tinha tido mais nenhum contato com o líder dos verdes – até agora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]