• Carregando...
Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi o deputado federal mais votado do Brasil no último dia 7. | Reprodução/Instagram
Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi o deputado federal mais votado do Brasil no último dia 7.| Foto: Reprodução/Instagram

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta terça-feira (16) que seria “mais saudável” que a presidência da Câmara não fique com o PSL e disse não descartar alguém do Centrão para o posto.

“A gente não descarta [um nome do PSL], mas acredito que seria mais saudável alguém de fora do PSL assumir a presidência da Câmara, o que já traria mais governabilidade, caso o Jair Bolsonaro seja eleito dia 28”, afirmou Eduardo.

O deputado disse que, “por mais que pese a boa vontade de muitos novatos que estão chegando, a prioridade é de alguém que tenha experiência na Casa”, já que será necessário ter conhecimento do regimento do Legislativo.

LEIA TAMBÉM: 5 nomes disputam comando da Câmara em eventual governo Bolsonaro

Afirmou não descartar um nome do Centrão, bloco que carrega a pecha de fisiológico e, no primeiro turno, foi formado por partidos como DEM, PP, PR, SD e PRB. Agora já tem de volta siglas como PSD e PTB. “São partidos que você consegue conversar. Não tem como você generalizar todo o centrão”, disse Eduardo.

Questionado sobre o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ele limitou-se a dizer que “está em aberto”. “Eu sei quem não seria [apoiado na disputa para o comando da Câmara]: ninguém do PT, do PC do B nem do PSOL.”

LEIA TAMBÉM: Liberal na economia e conservadora nos costumes: a nova cara da política brasileira

Um dos integrantes do centrão que já começou a se articular para disputar a presidência é o Capitão Augusto (PR-SP). “É um bom nome. Está no PR. Entre os dois [o capitão e Maia], tenho uma certa simpatia pelo Capitão Augusto. Já conheço ele, está alinhado com Jair Bolsonaro, pode muito bem levantar as questões da segurança”, afirmou o filho do presidenciável do PSL.

Eduardo Bolsonaro disse ainda que as pautas de segurança e economia serão prioridades no início do ano que vem, caso Jair Bolsonaro vença a eleição. Na lista de projetos, citou o estatuto do desarmamento e as reformas da Previdência e tributária.

Grupo de deputados federais do Podemos anuncia apoio a Bolsonaro

Um grupo de deputados federais do Podemos, liderados por Aluísio Mendes (Pode-MA), anunciou apoio ao candidato Jair Bolsonaro. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16), na Câmara dos Deputados, por parte do grupo de deputados ao lado de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e de Onyx Lorenzoni (DEM-RS). “Nos sentimos honrados pelo apoio externado pela bancada do Podemos”, afirmou o parlamentar gaúcho.

LEIA TAMBÉM: Quem vai com quem no segundo turno: partidos começam a sair de cima do muro

A bancada do partido tem atualmente 17 deputados. No entanto, segundo Mendes, o grupo que apoia o candidato não conta com todos esses parlamentares, como chegou a afirmar Lorenzoni no início do anúncio. “Dos 17, alguns não foram reeleitos e entraram novos deputados. Para 2019, são 11 deputados que se elegeram do Podemos. Destes, estiveram hoje na reunião oito manifestando apoio”, disse. Segundo Mendes, os outros três nomes ainda não foram consultados porque não estavam em Brasília. “Não falo em nome do partido mas em nome de um grupo de deputados”, esclareceu Mendes.

A direção nacional do Podemos optou pela neutralidade e liberou seus filiados para se posicionarem ou não por candidatos neste segundo turno. Outros partidos seguiram a mesma linha, como DEM, o PSD, o PR, o Podemos, o Solidariedade e o PPS.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]