• Carregando...
 | Sergio Silva/PT
| Foto: Sergio Silva/PT

A senadora e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), não reduziu o tom do discurso mesmo após a confirmação da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, a senadora afirmou que acredita estar havendo um processo de “ruptura institucional” no País, que os juízes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) combinaram o voto, e que não acredita que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) deixarão que Lula seja condenado, ao final do processo. 

LEIA MAIS: Gleisi divulga notícia falsa sobre ameaça da ONU ao Brasil pela apreensão do passaporte de Lula

“Nós ainda temos recursos judiciais para apresentar tanto ao STJ [Superior Tribunal de Justiça] quanto ao STF [Supremo Tribunal Federal]. Não acredito que a corte suprema vai deixar acontecer uma barbaridade dessas. Seria uma violência não só contra o Lula, mas contra a democracia e o povo brasileiro, pela representatividade que ele tem no país”, afirmou a senadora, ao jornal.

Gleisi manteve o argumento de que a condenação de Lula ocorreu sem provas, mas sim por motivos políticos. Por isso, a senadora avalia que será possível apresentar todos os recursos sobre o caso, o que levará o assunto ao STF. “Não há provas. Evidências não podem condenar ninguém. O STF vai recolocar as coisas nos eixos.  Nós avaliamos que o tribunal não permitirá essa violência”, disse. 

LEIA MAIS: Novo pesadelo judicial de Lula se chama Zelotes: sentença deve sair até abril

Sobre o caso do apartamento tríplex no Guarujá (SP), a senadora defende que a propriedade não se concretizou e que apenas ele ter ido ao local ou tido a opção de compra-lo não pode ser utilizada como prova para condenação. 

Senadora diz que Lula seguirá como candidato

A escolha do partido para disputar as eleições presidenciais em 2018 será Lula, disse Gleisi. O partido deve adotar a estratégia de seguir com a campanha, mesmo que o caso esteja judicializado. 

“Primeiro é importante dizer que a candidatura do Lula não se define no âmbito da Justiça criminal e sim da Justiça Eleitoral. E essa discussão se dará a partir de 15 de agosto [data em que os partidos têm que inscrever seus candidatos no TSE]. Até lá vamos trabalhar com o Lula pré-candidato”, afirmou. “Já houve vários casos de candidatos com sentença que continuaram até o final [das campanhas], se elegeram e foram empossados”, disse. 

LEIA MAIS: Quem vai herdar os 53 milhões de votos de Lula se ele não for candidato?

A senadora diz que o partido afasta a possibilidade de que Lula seja preso, o que causaria grande “instabilidade” nas “instituições”, além de reação da militância no PT. 

“Eu não gosto de trabalhar com hipóteses porque tudo pode acontecer. Ele pode não ser [preso]. Eu sei que estão trabalhando e querem que ele seja [preso] porque, para quem tem o poder, não basta vencer o adversário. Tem que constranger e humilhar”, disse a senadora. 

A apreensão do passaporte do ex-presidente também foi criticada pela senadora na entrevista. Ela chamou a “injustificável” o recolhimento do documento. “É ridículo. O Lula é brasileiro, jamais fugiu à luta ou de qualquer enfrentamento. Aí proíbe o Lula de viajar, de ir para a Etiópia discutir a fome, mostrar o que fez no Brasil”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]