• Carregando...
A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, que concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira em Curitiba após absolvição pelo STF | Albari Rosa/Gazeta do Povo
A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, que concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira em Curitiba após absolvição pelo STF| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), confirmou nesta quinta-feira (21) sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados. Dois dias após sua absolvição na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), a presidente do PT afirmou, após visita a Luiz Inácio Lula da Silva na superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR), que é postulante a uma das cadeiras da Casa.

“Sou pré-candidata a deputada federal”, afirmou, logo após falar sobre a expectativa com que o próprio ex-presidente e o partido aguardam o julgamento do recurso impetrado pela defesa de Lula para suspender os efeitos de sua condenação. O recurso de Lula será julgado na próxima terça-feira (26) pela da Segunda Turma do STF, a mesma que a absolveu .

“Ele [Lula] diz: ‘Ninguém me diz por que estou preso, qual é a prova por que estou preso, tudo o que tem no meu processo são delações também, não tem prova efetiva’”, citou Gleisi, que disse ter sido cumprimentada pelo ex-presidente sobre sua absolvição. “Óbvio que a gente tem expectativa que se faça justiça, que se resgate a justiça e que ele [Lula] possa ser solto e responda a esse processo em liberdade”.

Se aceito, o resultado pode ser a liberdade de Lula. No pedido, os advogados pedem que a suspensão dure enquanto os demais recursos em andamento não forem analisados.

“Coisas” foram recolocadas no devido lugar, diz Gleisi

Mais cedo, em entrevista coletiva na sede do PT em Curitiba, Gleisi destacou que sua absolvição “recoloca as coisas no devido lugar”, em relação às delações premiadas na Operação Lava Jato, e afirmou que o caso “representa muito” para o PT e para o julgamento do pedido de liberdade de Lula. E que a decisão da corte foi um “duro golpe” na indústria das delações premiadas.

Comentando a possibilidade de a Procuradoria-Geral da República (PGR) recorrer da absolvição, Gleisi disse ser pouco provável que o Supremo queira julgar seu caso novamente. Sobre outros processos que a citam, ela afirmou estar com a mesma “tranquilidade e firmeza” da denúncia julgada nesta semana.

Lula fará um comunicado de “esperança” ao povo brasileiro

Em conversa com os jornalistas, Gleisi contou que o encontro com Lula foi um preparativo para a campanha do ex-presidente. Segundo a senadora, ela tratou com o ex-presidente sobre o formato de divulgação do manifesto a ser lançado por Lula nos próximos dias, que deve ser o principal material da campanha e vai trazer uma mensagem do petista ao povo brasileiro “de esperança, de resgate dos direitos, fala dos feitos que o presidente fez”, contou, sem dar maiores detalhes.

“Vamos começar também as atividades com o plano de governo”, acrescentou. “Ele pediu para que a gente fizesse as principais propostas, principalmente na área econômica, porque ele está dizendo que o problema do Brasil é econômico, precisamos levar para as pessoas propostas para melhora a vida delas, para geração de emprego, para aumentar renda e melhorar as condições de vida”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]