• Carregando...
Candidato a vice-presidente na chapa do PT, Fernando Haddad participou do programa Canal Livre, da Banda, na madrugada de segunda-feira (20) | Reprodução/Facebook
Candidato a vice-presidente na chapa do PT, Fernando Haddad participou do programa Canal Livre, da Banda, na madrugada de segunda-feira (20)| Foto: Reprodução/Facebook

O candidato a vice-presidente na chapa do PT, Fernando Haddad, afirmou que não trabalha com a hipótese da sentença contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no caso do tríplex do Guarujá (SP), ser confirmada nos tribunais superiores. Por causa disso, o ex-prefeito de São Paulo evitou responder se assinaria um indulto a favor de Lula, em entrevista ao programa “Canal Livre”, da Band, no início da madrugada de segunda-feira (20). Haddad deve ser o substituto de Lula, preso em Curitiba, caso ele seja considerado inelegível para a disputa ao Planalto.

Haddad citou a carta de Lula, lida no dia do registro da candidatura, no dia 15, na qual o ex-presidente afirma confiar na revogação da sentença. “Lula tem segurança que os tribunais superiores vão reformar a sentença.” Ele ainda repetiu a declaração de Lula de que “não troca a dignidade pela liberdade”.

SAIBA MAIS: O que será do PT sem Lula? Essa será a grande questão após a eleição

O ex-prefeito disse também não ter dúvidas de que o movimento internacional em defesa da liberdade de Lula vai crescer, citando o papa Francisco e o prêmio Nobel Adolfo Pérez Esquivel como personalidades que já demonstraram apoio ao petista. Ele voltou a criticar a condenação, segundo ele sem provas, de Lula. “O juiz Sergio Moro fala em ato indeterminado para falar de ilícito do Lula. Como alguém vai se defender de algo que você nem sabe (o que é)?”

O petista destacou ainda o posicionamento da Comissão de Direitos Humanos da ONU, que solicitou, na semana passada, que Lula possa concorrer até serem esgotadas as possibilidades de recursos em seu processo.

Campanha em rádio e na TV

Perguntado sobre quem vai estrelar a campanha do PT no rádio e na televisão, que começa no dia 31 de agosto, Haddad disse que o PT vai aguardar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a candidatura de Lula.

LEIA TAMBÉM: Tudo que você precisa saber sobre o julgamento que deve tirar Lula da eleição

“O que nós faremos é aguardar a decisão final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que eu espero que seja confirmada (a candidatura). Mas não sei porque tem um direito que vale para todo brasileiro e um direito que vale para o Lula”, criticou. “Entendo que essa crise institucional só vai terminar quando Lula subir a rampa do Planalto”, completou.

Planos para a economia

Ao falar sobre economia, Haddad, afirmou que, caso o partido ganhe as eleições, vai incentivar as parcerias público-privadas (PPP) em energia eólica e renovável, em um modelo que comparou à criação do ProUni, na gestão Lula. “É um grande campo de expansão para gerar emprego. Vamos usar parte das reservas internacionais, cerca de US$ 30 bilhões, para investir em infraestrutura.”

Questionado sobre como vai promover essas medidas com o rombo nas contas públicas, Haddad disse que o partido propõe uma trajetória mais longa de ajuste fiscal e não um “freio de arrumação”, usado, segundo ele, pelo governo atual e proposto por economistas liberais.

“Aqueles que querem dar choque recessivo, aumentando imposto e diminuindo gasto, vão provocar menos crescimento. Tudo vai depender da trajetória de ajustamento. Você vai ter uma trajetória mais longa sem produzir esse drama que o governo está produzindo.”

DESEJOS PARA O BRASIL: Um Estado leve e ágil, com gastos que cabem no Orçamento

As medidas que seriam adotadas, disse ele, são a imposição de tributação para lucros e dividendos, o aumento da renda das famílias mais pobres para “fazer a roda da economia girar” e a queda dos juros.

As medidas incluiriam a isenção de imposto de renda para famílias que têm renda de até cinco salários mínimos e a reforma bancária. Para diminuir o spread, o PT propõe uma tributação progressiva de spreads. “Não vamos terminar o próximo mandato sem atacar o custo do crédito no Brasil.”

Na segurança pública, o programa petista aposta na federalização do combate ao crime, com o fortalecimento do contingente da Polícia Federal, disse Haddad.

O que vinha acontecendo era um ganha-ganha, bom para todo mundo, diz Haddad

Na entrevista, Haddad ainda criticou a parcela de empresários que ficam “aplaudindo” o presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro. “O Lula conviveu bem com empresários que agora jogaram no atraso, ao invés de resgatar um plano que deu certo. O plano que vinha acontecendo no Brasil era um ganha-ganha, bom para todo mundo.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]