• Carregando...
 | André Rodrigues/Gazeta do Povo
| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

O candidato à Presidência do PT, Fernando Haddad, afirmou, em coletiva de imprensa, que vai acionar todos os mecanismos judiciais para que a campanha de Jair Bolsonaro (PSL) e as empresas que estariam comprando pacotes de disparos de mensagens contra o PT no WhatsApp, sejam punidas. A denúncia foi publicada nesta quinta-feira (18) pela Folha de S.Paulo.

Sem citar nomes, o petista disse que “em qualquer lugar do mundo, isso seria um escândalo de proporções avassaladoras, poderia encerrar até com a impugnação da candidatura com o chamada do terceiro colocada para disputar o segundo turno”. O terceiro lugar no primeiro turno da eleição presidencial foi Ciro Gomes (PDT).

LEIA TAMBÉM: Haddad atualiza plano de governo e retira pontos polêmicos

O petista apontou que o próprio adversário, falando por viva-voz no celular, teria pedido a empresários que financiassem a disseminação de mensagens aos eleitores. Para Haddad, houve crimes de organização criminosa, caixa dois, calúnia, difamação e lavagem de dinheiro.

A prática é ilegal, já que se trata de doação empresarial a campanha eleitoral, o que é vedado pela legislação eleitoral e, ainda por cima, não é declarado.

PDT questionará resultado de eleição presidencial

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse que ingressará com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) questionando o resultado do primeiro turno da eleição presidencial pelo que chamou de suspeita de “fraude eleitoral”.

LEIA TAMBÉM: Presidente do TSE pede a Bolsonaro e Haddad três medidas contra fake news

Segundo ele, o departamento jurídico do partido ainda avalia a que instrumento jurídico recorrerá, entre eles pedidos de nulidade ou cancelamento do pleito deste ano. Para Lupi, a denúncia é de uma “gravidade imensurável”. “Eles estão praticando uma ilegalidade grave que pode ter influenciado no processo eleitoral”, disse.

Wagner defende esperar apuração antes de falar em anular eleição

O articulador político da campanha Haddad, Jaques Wagner, disse que é preciso aguardar uma investigação para falar em anular a eleição. “Vamos esperar a investigação que é melhor”, comentou Wagner, sobre a posição do PDT.

O senador eleito pela Bahia reforçou que a onda de mensagens representa crime eleitoral e precisa ser investigada pela Polícia Federal.

LEIA TAMBÉM: TSE nega pedido de Haddad para tirar do ar 123 publicações em redes sociais

Independentemente do resultado eleitoral, Haddad afirmou que sua campanha irá rastrear os responsáveis pela disseminação do conteúdo e pedirá prisão em flagrante ou prisão preventiva dos responsáveis.

O petista também afirmou que irá cobrar de Bolsonaro uma reparação por informações mentirosas feitas contra ele durante o processo eleitoral. “Isso não tem prazo para acabar, vamos até às últimas consequências.”

Bolsonaro cita ‘apoio voluntário’ ao falar sobre atuação de empresas em WhatsApp

Bolsonaro usou sua conta no Twitter para comentar a denúncia da Folha de S. Paulo. “Apoio voluntário é algo que o PT desconhece e não aceita. Sempre fizeram política comprando consciências. Um dos ex-filiados de seu partido de apoio, o PSOL, tentou nos assassinar. Somos a ameaça aos maiores corruptos da história do Brasil. Juntos resgataremos nosso país!”, afirma o post.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]