• Carregando...
 | Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
| Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Correção: esta matéria foi modificada para corrigir um erro de sua versão original, que citava que a pergunta sobre o apoio de Lula a Fernando Haddad foi feita pelo Ibope apenas dentro do universo dos eleitores do ex-presidente Lula. Na verdade, a questão foi levada a todos os entrevistados.

Pesquisa nacional Ibope divulgada nesta segunda-feira (20) mostra que 60% do total de entrevistados não votariam “de jeito nenhum” em Fernando Haddad (PT), caso o ex-presidente Lula não dispute a eleição e declare apoio ao colega de partido. O ex-prefeito de São Paulo é cotado para substituir Lula na disputa presidencial. O ex-presidente foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro em segunda instância e por isso está inelegível, de acordo com critérios da Lei da Ficha Limpa. 

O PT registrou a candidatura de Lula no dia 15 de agosto e espera mantê-lo na disputa pelo maior tempo possível para conseguir transferir votos para Haddad. Mas a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, já pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a impugnação da candidatura

LEIA TAMBÉM: Pesquisa Ibope: Bolsonaro lidera corrida presidencial

Outros 14% disseram que poderiam votar em Haddad com o apoio de Lula e 13% disseram votar no ex-prefeito com certeza. A transferência de votos de Lula para Haddad ainda pode ser maior, já que 7% dos eleitores disseram não conhecer o ex-prefeito o suficiente para opinar e 5% não sabem ou não responderam se votariam no plano B do PT. 

Haddad tem uma rejeição de 16% no universo de todo o eleitorado. O candidato com maior rejeição é Jair Bolsonaro (PSL) – 37%. Em seguida, aparece Lula (PT), com 30% de rejeição. Geraldo Alckmin (PSDB) tem 25% de rejeição; Marina Silva (Rede) tem 23% e Ciro Gomes (PDT), 21%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Apostas

Independentemente da intenção de voto, 30% dos eleitores brasileiros acreditam que Lula será o próximo presidente do país – mesmo com o petista atrás das grades e inelegível. O número mostra que o eleitor já começou a perceber que o petista estará fora da disputa eleitoral, já que o percentual de pessoas que acreditam que ele será presidente é menor do que o percentual de eleitores que declaram voto no ex-presidente, que é de 37%

LEIA TAMBÉM: Com Lula fora do páreo, intenções de voto em Marina e Ciro dobram, segundo Ibope

Outros 27% acreditam que quem vai vencer a corrida eleitoral é Jair Bolsonaro. O plano B do PT, Fernando Haddad, é apontado como o provável próximo presidente apenas por 2% dos eleitores. 

Metodologia

O Ibope ouviu 2002 entrevistados em todo o país de 14/ago a 20/ago/2018. A pesquisa está registrada no TSE sob o n.º BR-01665/2018. O levantamento foi encomendado pela Rede Globo. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]