• Carregando...
Pesquisas, armas e Lula: Jair Bolsonaro confere anotação antes de perguntar para Marina Silva no debate da Rede TV. | Paulo Whitaker/Reuters
Pesquisas, armas e Lula: Jair Bolsonaro confere anotação antes de perguntar para Marina Silva no debate da Rede TV.| Foto: Paulo Whitaker/Reuters

O deputado Jair Bolsonaro (PSL) utilizou um recurso antigo durante o segundo debate entre os candidatos à Presidência da República, promovido na noite de ontem (17) pela Rede TV!. O presidenciável anotou na palma da mão esquerda “Pesquisas, armas e Lula”, antes de dirigir a palavra para Marina Silva (Rede).

Pressionado por adversários, o candidato do PSL hesitou ao ser confrontado em temas sensíveis à sua candidatura. Bolsonaro teve dificuldades de responder uma questão sobre a dívida pública e foi acusado pela candidata da Rede, Marina Silva, de fazer “vista grossa” à discriminação que sofrem as mulheres. Diferentemente do primeiro encontro entre os presidenciáveis, o assunto ética na política foi frequente e o PT, alvo de ataques.

ASSISTA AO PÓS-DEBATE: Jornalistas comentam que ganhou e quem perdeu

O terceiro bloco do debate reservou um embate entre Bolsonaro e Marina, respectivamente líder e segunda colocada na pesquisas XP/Ipespe*, realizada entre 13 e 15 de agosto, sem a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado na Operação Lava Jato e registrado no Tribunal Superior Federal (TSE) como candidato do PT.

OUÇA: Lula será mesmo candidato? Podcast Eleições responde

“Você disse que a questão dos salários melhores para as mulheres é uma coisa que não precisa se preocupar porque já está na CLT”, questionou a candidata da Rede. “Só uma pessoa que não sabe o que significa uma mulher ganhar um salário menor que os homens e ter a mesma capacidade, a mesma competência e ser a primeira a ser demitida e a última a ser promovida e quando vai na fila de emprego, só por ser mulher, não se aceita. É uma questão que tem que se preocupar, sim, porque quando se é presidente da República tem que fazer cumprir o artigo 5º da Constituição Federal, que diz que nenhuma mulher deve ser discriminada. E não fazer vista grossa dizendo que não precisa se preocupar.”

Ao responder, Bolsonaro acusou Marina de ser uma evangélica que defende plebiscito para a legalização do aborto e da maconha. O candidato do PSL disse ser a favor do direito das mulheres de portar arma de fogo. Na tréplica, Marina rebateu lembrando o episódio em que Bolsonaro foi fotografado em Goiânia ensinando uma criança a fazer, com as mãos, o gesto de uma pistola. “A coisa que uma mãe mais quer é educar os filhos para que eles sejam homens de bem. Você é um deputado, pai de família. E você um dia desse pegou a mãozinha de uma criança e ensinou como é que se faz para atirar. É esse o ensinamento que você quer dar ao povo brasileiro?”

O debate passou por vários temas econômicos: desemprego, teto de gastos, reforma tributária e outros. Na parte em que jornalistas perguntavam para os candidatos, Bolsonaro foi questionado se deve ser papel do presidente da República se preocupar com o Orçamento da União e a parcela destinada ao pagamento da dívida pública. “Cabe ao presidente da República, são números absurdos, meus economistas dizem que tem solução, mas será difícil”, afirmou o candidato do PSL, que costuma dizer que assuntos econômicos serão respondidos por seu eventual ministro da Fazenda, o economista Paulo Guedes. Na continuação da resposta, Bolsonaro apontou como solução a redução do tamanho do Estado, privatizações, além de facilitar vida de quem quer abrir empresa no Brasil e diminuir encargos trabalhistas. Ele disse ainda querer que “empregados e patrões sejam amigos e não inimigos”.

*Pesquisa encomendada pela XP e realizada pelo Ipespe entre 13 e 15 de agosto, por telefone, com 1 mil pessoas. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. O nível de abrangência é nacional. O nível de confiança é 95,45%. O registro no TSE é BR-02075/201
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]