• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Alvo de especulações sobre a possibilidade de se candidatar a um cargo eletivo no ano que vem, o procurador do Ministério Público Federal (MPF) e coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, descartou nesta quarta-feira (29) que alguém envolvido nas investigações seja candidato em 2018. O procurador foi o porta-voz da Rede de Controle da Gestão Pública – Paraná na leitura de um novo manifesto chamando a sociedade para a defesa da Lava Jato e demais investigações de corrupção no país.

LEIA MAIS: Coordenador da Lava Jato compra briga com Renan Calheiros em rede social

“Eu desconheço qualquer agente público que esteja envolvido na Lava Jato que esteja se articulando em uma campanha para as eleições”, disse Deltan. “Eu não vejo absolutamente ninguém percorrendo o seu estado, fazendo conexões, eu não vejo absolutamente ninguém tendo um contato sequer com partido político com esse objetivo”, completou o procurador.

Até agora, Deltan não havia negado categoricamente que não participará das eleições no ano que vem. O nome do procurador aparece bem avaliado em pesquisas de intenção de voto para o Senado pelo Paraná e ele tem sido sondado por algumas legendas. Para Deltan, há um discurso que busca politizar a Lava Jato e assim afetar a credibilidade das investigações.

O procurador também elencou quatro tipos de ataques à operação: os ataques contra as instituições, como a desconfiguração das 10 Medidas Contra a Corrupção no Congresso e do projeto de lei de abuso de autoridade; os ataques que retiram instrumentos das instituições, como a tentativa de esvaziar o instituto da colaboração premiada; os ataques que buscam esvaziar resultados e punições, como a tentativa de anistiar o caixa dois; e os ataques à credibilidade dos investigadores, através da criação de factoides.

Renovação

Apesar de garantir que não é candidato em 2018, Deltan deu a entender que vai tentar influenciar as eleições do ano que vem. Nesta quarta-feira (29), Deltan leu um manifesto elaborado pela Rede de Controle da Gestão Pública – Paraná, composta por 18 instituições, como MPF, Polícia Federal, Tribunais de Conta, entre outros órgãos. O manifesto tem um conteúdo parecido com a Carta do Rio de Janeiro, elaborada pelas forças-tarefas da Lava Jato em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro e divulgada na segunda-feira (27).

No novo manifesto, as instituições lembram a votação na Câmara dos Deputados que acabou desfigurando as 10 Medidas Contra a Corrupção propostas pelo MPF e pedem o apoio da sociedade para “evitar retrocessos e para garantir que sejam eleitos, em 2018, candidatos com ficha limpa e comprometidos com a pauta anticorrupção”.

“O ano de 2018 é um ano chave na luta contra a corrupção no nosso país. Isso porque é a eleição dos representantes que comporão o nosso Congresso Nacional, deputados federais e senadores, que determinará se o Congresso a partir de 2019 trabalhará contra ou a favor do combate à corrupção no Brasil”, disse Deltan após ler o manifesto.

O procurador, que já disse nesta semana que 2018 será o ano da “batalha final” da Lava Jato, voltou a insistir na necessidade de renovação no Congresso Nacional. “É o momento em que será possível colocar no Congresso aqueles que impedirão retrocessos contra a investigação e avançarão reformas”, disse. “Sem renovação nós não temos esperança de que existam reformas sistêmicas e profundas nos moldes que nós precisamos para reduzir de forma significativa os números de corrupção e impunidade do nosso país”, completou.

A Rede de Controle da Gestão Pública deve lançar no ano que vem uma campanha de conscientização contra a corrupção no Paraná. As entidades que compõem o grupo não deram detalhes sobre como será a campanha e o alcance que a medida deverá ter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]