• Carregando...
 | /
| Foto: /

Sondagens realizadas pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os meses de maio e junho apontam um duelo ombro a ombro entre os pré-candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Luiz Inácio Lula Silva (PT) – preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba – na preferência do eleitor nos cinco maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.

O nome do deputado federal pelo Rio de Janeiro aparece mais vezes na frente nas intenções de voto dos eleitores dos cinco estados. Lula lidera com larga vantagem na Bahia – com Marina e Bolsonaro empatados tecnicamente sem o ex-presidente entre os pré-candidatos – e aparece um pouco à frente em Minas, segundo sondagens apresentadas em maio pelo Paraná Pesquisas.

No Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, Bolsonaro lidera com e sem Lula ou o PT na disputa. Em São Paulo, ambos empatam tecnicamente, e Geraldo Alckmin (PSDB) também aparece encostado ao deputado em uma simulação sem petistas no pleito.

São Paulo

Maior colégio eleitoral do país, com 33,03 milhões de eleitores, ou 22,4% do total no país, segundo números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), São Paulo vê Bolsonaro (21,4%) pouco à frente do pré-candidato e ex-governador do estado, Geraldo Alckmin (18,4%), na preferência dos eleitores em cenário com Fernando Haddad (PT) no lugar de Lula. Marina Silva (Rede, 11,7%), Ciro Gomes (PDT, 8,3%) e Haddad (5,1%) aparecem como os pré-candidatos mais próximos da dupla mais lembrada pelos eleitores, de acordo com pesquisa divulgada no dia 19 de junho.

Bolsonaro (20,6%) e Lula (19,5%) aparecem tecnicamente empatados na simulação com o ex-presidente entre os postulantes. Alckmin (16,7%), Marina Silva (9%) e Ciro (5,6%) seguem na corrida pelos líderes na preferência do eleitor paulista. Sem um pré-candidato petista no páreo, o empate técnico se dá entre Bolsonaro (21,6%) e Alckmin (19,1%). Marina (12,6%), Ciro (8,9%) e Alvaro Dias (Podemos) surgem na sequência.

Minas Gerais

O ex-presidente vence Bolsonaro nas intenções de voto em pelo menos um cenário simulado no segundo maior colégio eleitoral do país. Minas Gerais conta hoje, de acordo com o TSE, com 15,7 milhões de eleitores, ou 10,6% do total no país. No estado mineiro, Lula aparece na frente (27,8%) do pré-candidato do PSL (23,4%). A dupla é seguida por Marina (11,6%), Ciro (7,5%) e Alckmin (6,5%).

Em um cenário com Haddad no lugar de Lula, a liderança na intenção de votos do eleitor é de Bolsonaro (25,6%), tendo Marina (18,1%) na segunda colocação. Ciro (10,7%), Alckmin (7,5%) e Alvaro (3,8%) aparecem na sequência. O desenho é semelhante em uma simulação sem pré-candidatos petistas, com Bolsonaro (25,7%) à frente de Marina (18,8%), Ciro (11%), Alckmin (7,7%) e Alvaro (3,9%).

Divulgada em 24 de maio, a pesquisa em Minas Gerais foi realizada antes da desistência do presidente Michel Temer (MDB).

Rio de Janeiro

Bolsonaro aparece como líder nas intenções de voto no Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral do país, com 12,41 milhões de eleitores, ou 8,42% do total no país. O deputado federal (25,1%) vence Lula (21,5%) na simulação com o ex-presidente entre os postulantes ao Palácio do Planalto. Com Haddad como representante petista, Bolsonaro (27,4%) amplia a distância de Marina (13%), segunda nas intenções de voto; sem pré-candidatos petistas, o cenário se repete com Bolsonaro (27,7%) bastante à frente de Marina (13,4%).

O levantamento no Rio de Janeiro foi realizado antes das desistências de Temer e do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e foi divulgado em 10 de maio.

Bahia

Divulgada em 29 de maio, sondagem realizada pelo Paraná Pesquisas na Bahia – terceiro maior colégio eleitoral do país, com 10,38 milhões de eleitores (7,05% do total nacional) – encontra Bolsonaro e Marina tecnicamente empatados em dois dos três cenários simulados. Com Haddad como pré-candidato do PT, o levantamento mostra o deputado federal (19,6%) e a ex-ministra do Meio Ambiente (18%) praticamente juntos na liderança das intenções de voto. Ciro (13,5%), Alckmin (5%) e Alvaro (4,9%) aparecem na sequência.

Bolsonaro (19,7%) e Marina (18,6%) empatam tecnicamente em simulação sem postulantes petistas. Já na simulação com Lula, o ex-presidente abre larga vantagem (43,4%) em relação a Bolsonaro (16,8%) e Marina (8,3%).

Rio Grande do Sul

Bolsonaro figura como preferido do eleitorado no Rio Grande do Sul para a disputa à Presidência da República, segundo levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas. O estado é o quinto colégio eleitoral do país, com 8,36 milhões de eleitores, ou 5,41% do total. Divulgada no dia 12 de junho, o levantamento mostra que com Lula na disputa, Bolsonaro lidera as intenções de voto o estado gaúcho com 28,1% das intenções de voto. O petista surge em segundo, com 20,5%, seguido por Ciro, com 6,9%, tecnicamente empatado com Marina e Alvaro, ambos com 6,8%. Alckmin e a deputada gaúcha Manuela D’Ávila (PCdoB), também aparecem juntos, com 4,5% e 4,4%, respectivamente.

O pré-candidato do PSL lidera também em outros dois cenários. Com Haddad no lugar de Lula, Bolsonaro amplia seu protagonismo na preferência do eleitorado: 29,4%, com Ciro Gomes e Marina Silva ambos com 9,9%; Manuela D’Ávila chega a 7,9%; e Alvaro Dias a 7,4%. Haddad registrou apenas 1,6%, atrás de Alckmin, com 5,2%.

Sem um petista entre os postulantes, Bolsonaro registra 29,5% das intenções de voto. A situação muda no posto de segundo na preferência do eleitor: Marina e Ciro continuam tecnicamente empatados, mas com a ex-senadora com 10,4% e o ex-governador do Ceará com 10,3%. Manuela D’Ávila tem 8,2% da preferência dos gaúchos, à frente de Alvaro Dias, com 7,5%, e Alckmin,com 5,2%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]