• Carregando...
 |
| Foto:

A última pesquisa Datafolha para a sucessão presidencial de 2018, divulgada na íntegra na segunda-feira (4), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu derrubar a “barreira” que dividiu o país nas últimas eleições: o Norte-Nordeste “vermelho” (que votava no PT) e o Centro-Sul “azul” (que dava vitória ao PSDB). O petista lidera com folga em todas as regiões, inclusive no antigo reduto dos candidatos mais à direita.

O deputado Jair Bolsonaro (PEN/Patriota), por sua vez, consolidou a segunda posição em todos os cantos do país. Mas vê a vice-liderança ameaçada por uma surpresa no Sul: o senador Alvaro Dias (Podemos).

LEIA MAIS: Por que Lula cresce nas pesquisas, apesar da condenação na Lava Jato?

Lula: imbatível no Norte-Nordeste e fortalecido nas demais regiões

Lula continua imbatível no Norte-Nordeste. Os nordestinos lhe dão índices de intenção de voto de 56% nos dois cenários eleitorais mais prováveis, com Geraldo Alckmin ou João Doria como candidatos do PSDB. É muito mais que Bolsonaro, que chega a ter entre 19% e 21% nessas simulações.

No Norte, Lula também lidera com ampla margem: tem de 40% a 42% nos dois principais cenários. Praticamente o dobro de Bolsonaro, que fica com 20% ou 22%.

SAIBA MAIS: O lado B do Datafolha: a alta rejeição de Lula e outros dados que pouca gente viu

O antigo “território azul” do Centro-Sul também se avermelhou. Mas em tonalidades menos fortes do que no Norte-Nordeste. Lula tem 33% ou 34% no Centro-Oeste, contra 24% de Bolsonaro (o melhor desempenho dele). No Sul, o petista oscila de 27% a 28% nos dois principais cenários; o deputado do PEN/Patriota tem 17%. E, no Sudeste, Lula aparece no Datafolha com índices de 26% e 27%; Bolsonaro tem entre 19% e 21%.

Na média de todo o país, Lula tem 36% e Bolsonaro, 18% (nos dois principais cenários).

INFOGRÁFICO: Confira os números de todos os candidatos, por região, nos dois principais cenários do Datafolha

O paranaense que vai bem no Sul

Alvaro “quase” é o segundo no Sul, mas fica em sexto na média brasileira.Antonio Cruz/Agência Brasil

O Sul, contudo, reservou uma surpresa no Datafolha. O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) tem um desempenho muito bom na região. Nos dois principais cenários avaliados pelo Datafolha, Alvaro está tecnicamente empatado com Bolsonaro. O senador paranaense tem 15% nas duas simulações, contra 17% do vice-líder da pesquisa (a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos).

Alvaro é o único concorrente a ameaçar o segundo posto de Bolsonaro em alguma das cinco regiões brasileiras nas simulações do Datafolha. A ex-senadora e ex-ministra Marina Silva (Rede) chega perto do empate técnico com o deputado no Sudeste em um dos dois principais cenários. Ela aparece com 14% contra 19% de Bolsonaro. Ainda assim, ele está à frente mesmo considerando a margem de erro. Na outra simulação, Marina fica bem atrás do concorrente do PEN: 11% para ela contra 21% dele.

O bom desempenho de Alvaro no Sul, contudo, não se mantém nas demais regiões. E. na média geral de todo o país, ele tem 4% das intenções de voto – o que o coloca na sexta posição dentre os concorrentes nos dois cenários.

VEJA TAMBÉM: A íntegra da pesquisa Datafolha

A indecisão dos sulistas

O sulista também se diferencia do eleitor do restante do país em outro aspecto: é o que está mais indeciso no atual momento, em todas as simulações. Nos dois cenários mais prováveis, por exemplo, 6% ou 8% dos eleitores dizem não saber em quem votar – mesmo quando o Datafolha apresentava nomes ao entrevistado. Nas demais regiões, o índice mais alto de indecisão foi de 3% dos eleitores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]