• Carregando...
Manifestação do dia 29 de setembro em Curitiba | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Manifestação do dia 29 de setembro em Curitiba| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

No dia 29 de setembro, milhares de pessoas foram às ruas em todo o país para protestar contra a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência, em atos convocados pelo grupo Mulheres Unidas Contra Bolsonaro (MUCB). Faltando uma semana para o segundo turno de votação, o MUCB e outros movimentos estarão confirmaram novas manifestações para este sábado (20 de outubro).

Segundo a coligação “O Brasil Feliz de Novo” (PT,PCdoB, Pros), do candidato Fernando Haddad, estão confirmadas concentrações em 122 municípios brasileiros, com aproximadamente 1,5 milhão de pessoas convidadas. A ideia é levar para as ruas a manifestação que começou online com a hastag #EleNão – em referência a Bolsonaro.

Leia também: Protestos anti-PT estão agendados para este domingo em 269 cidades

São Paulo

Em São Paulo a manifestação será realizada na Avenida Paulista, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp). O ato está marcado para as 15h de sábado e já tem mais de 25 mil confirmações no Facebook. Outras 93 mil pessoas se declararam interessadas no evento. A organização afirma ser um ato “por um Brasil com democracia e direitos, pela vida das mulheres e de todas as famílias”. Foi convocado por mais de 38 organizações.

Rio de Janeiro

Os cariocas que se opõem à candidatura de Bolsonaro vão se reunir às 13h na Cinelândia, no centro da capital fluminense. Os organizadores afirmam que, ainda que o PT seja passível de críticas, é preciso fazer algo contra o extremismo do candidato do PSL. São 19 mil confirmados e outros 64 mil interessados no ato.

Curitiba

Em Curitiba, o ato contra o candidato do PSL no sábado (20) está marcado para às 14h. A concentração acontece na praça Santos Andrade com caminhada até a Boca Maldita. A sugestão é que os participantes vistam roxo. No evento organizado no Facebook, até sexta-feira (19), 21 mil pessoas manifestaram interesse no evento e outras 6,5 mil confirmaram presença.

A organização do MUCB em Curitiba diz considerar que “o que está em jogo com a candidatura de Jair Bolsonaro são valores democráticos básicos como tolerância, liberdade e justiça. Estamos diante de um dilema: escolher entre nossas preferências políticas de curto prazo e as instituições democráticas no longo prazo.”  O movimento se posiciona a favor da candidatura de Fernando Haddad (PT).

Outras capitais

Em Brasília, o evento #EleNão está marcado na Rodoviária Plano Piloto, às 15h. Em Florianópolis, o ato está marcado para sábado (20), às 13h, no Largo da Catedral. O evento conta mais de três mil pessoas confirmadas na rede social Facebook. Santa Catarina foi o estado mais bolsonarista do primeiro turno. Se fossem considerados apenas os votos catarinenses, o candidato do PSL teria sido eleito com mais de 65% dos votos válidos.

Na capital gaúcha, Porto Alegre, a concentração está marcada para às 15h no Parque Farroupilha. Segundo a organização, no dia 29 de setembro cerca de 80 mil pessoas compareceram. Desta vez, 19 mil mostram-se interessadas no evento e outras 10 mil confirmaram presença.

Em Belo Horizonte, capital do estado com o segundo maior colégio eleitoral do Brasil, a concentração começa às 12 na Praça Sete de Setembro. A exemplo da primeira vez, dia 29 de setembro, o movimento deve seguir até a Praça da Estação. Diversos coletivos estão convidando para o evento. Na capital mineira, são 40 mil pessoas interessadas e outras 7,5 mil confirmadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]