• Carregando...
 | Evaristo Sa/AFP
| Foto: Evaristo Sa/AFP

O Partido dos Trabalhadores (PT) promove na tarde desta quarta-feira (15) uma marcha seguido de ato público para fazer o registro da candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República. A caminhada começou por volta das 14 horas e, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, há cerca de 10 mil pessoas participando, inclusive petistas que estão fazendo greve de fome contra a condenação de Lula.

A marcha saiu do Ginásio Nilson Nelson, mais conhecido como Mané Garrincha, no Eixo Monumental, em Brasília, e seguiu até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), passando por toda a Esplanada dos Ministérios. O percurso de cerca de 7 quilômetros foi vencido pelos militantes de forma pacífica, após duas horas de caminhada.

VEJA TAMBÉM: Mesmo preso, Lula apresenta programa de governo oficial. Veja as propostas

Diversas lideranças políticas, entre parlamentares, prefeitos e governadores, participam do ato em frente ao TSE, como a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-senador Eduardo Suplicy. A todo o momento, manifestantes gritam palavras de ordem pedindo a soltura do ex-presidente, que está preso na Polícia Federal em Curitiba.

Cerca de 10 mil pessoas participam do ato em frente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Foto: Débora Álvares/Gazeta do Povo

Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do tríplex do Guarujá, aberto a partir das investigações da Operação Lava Jato. A condenação deve resultar na impugnação da candidatura dele, com base na Lei da Ficha Limpa.

Muitos apoiadores de Lula chegaram de ônibus na terça-feira (14) à noite para participar da manifestação. Há uma grande concentração de pessoas ligadas a movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

LEIA TAMBÉM: PT deve registrar Lula sem antecedentes criminais para tentar driblar lei da Ficha Limpa

Um acampamento também foi montado no estádio Mané Garrincha para concentração dos manifestantes. Na noite de terça para quarta, o acampamento viveu uma noite de balada, com músicas e dança. Há três carros de som do movimento no acampamento e acompanhando a caminhada.

Acampamento em favor de Lula, na frente do estádio Mané GarrinchaFoto: Alessandro Dantas/Fotos Públicas

Entre os participantes da marcha está Cícero Ezequiel Filho, de 61 anos. Ele está há 11 dias em greve de fome. Nesta quarta-feira, para poder participar da caminhada, está sendo carregado em uma rede por outros militantes do partido.

Cícero Ezequiel Filho, de 61 anos, está fazendo greve de fome em favor do LulaFoto: Débora Álvares/Gazeta do Povo

Trânsito caótico

Até as 15 horas, não foi registrada nenhuma confusão na manifestação. Mas o trânsito na área central de Brasília ficou caótico com a caminhada. Primeiro, eles interditaram um lado do Eixo Monumental e agora as seis pistas da Esplanada dos Ministérios também estão fechadas.

Há homens da Força Nacional na entrada de todos os ministérios para garantir a segurança dos prédios e funcionários públicos. Apesar do ato, está havendo expediente normal nesta quarta. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, há 1,2 mil homens mobilizados para acompanhar a marcha. a PM acompanhou o deslocamente da marcha e nenhum incidente foi registrado até agora.

Há homens da Força Nacional na entrada de todos os ministérios para garantir a segurança dos prédios e funcionários públicos.
Foto: Débora Álvares
/
Gazeta do Povo

Registro deve acontecer por volta das 18h

Segundo o PT, a chegada ao TSE será marcada por um grande ato, com a presença do candidato a vice-presidente da chapa, Fernando Haddad, da senadora Gleisi Hoffmann, da deputada Manuela D’Ávila e da ex-presidente Dilma Rousseff. Também estarão presentes outras lideranças do PT, dos movimentos sociais e personalidades.

O registro da candidatura de Lula está previsto para acontecer por volta das 18 horas. Hoje é o último dia para inscrição no TSE, prazo que termina às 19 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]