• Carregando...
 | Marcelo Camargo/Agência Brasil
| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O MDB, de Henrique Meirelles, estuda pedir a impugnação da candidatura do Geraldo Alckmin (PSDB) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Advogados do partido estão, neste momento, estudando o assunto. A legenda conversa também com outro adversário de Alckmin, o PT, de Ciro Gomes, para reforçar o pedido. Segundo o MDB, foram identificados erros nas atas das convenções de partidos aliados a Alckmin.

A campanha do tucano ainda não se manifestou, nem das legendas coligadas. Esta sexta-feira (17) é o ultimo dia possível para contestar a candidatura tucana. Isso porque o edital do TSE em que constou seu pedido de registro foi publicado na última segunda-feira (13). São cinco dias para pedidos de impugnação.

Técnicos do TSE consultados afirmam que erro em documentação trata-se de erro material e, portanto, bastaria apenas substituir o documento. Contudo, o tribunal não se manifestou oficialmente, já que o pedido do MDB não foi formalizado.

Leia também: Quer escapar da propaganda eleitoral? Tem candidato que vai aparecer 62 vezes por dia

Advogados da legenda de Meirelles, porém, dizem que a avaliação dos técnicos não confere. Há uma outra linha de raciocínio segundo a qual o MDB precisará entrar com uma acusação de fraude. Isso porque, para pedir a impugnação de ata de convenção, precisa ser alguém filiado ao partido que participou da convenção. Uma outra avaliação é que os partidos com ata irregular saiam da coligação.

Com a iniciativa do MDB, a campanha petista entrou em alerta e está passando um pente-fino nas documentações apresentadas ao TSE na quarta. “Tudo o que não pode acontecer nesse momento é haver um erro material. Daria margem para uma decisão de ofício de (Luis Roberto) Barroso, um ministro do Supremo que é muito rigoroso com esse tipo de coisa”, afirmou um petista que atua diretamente na candidatura de Lula.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]