• Carregando...
 | Nelson Almeida/AFP
| Foto: Nelson Almeida/AFP

Responsável pela Lava Jato em Curitiba, o juiz Sergio Moro foi sondado para compor o ministério de Jair Bolsonaro (PSL) ainda durante a campanha. Segundo o vice do presidente eleito, o general Hamilton Mourão, a primeira abordagem aconteceu há algumas semanas.“Isso já faz tempo, durante a campanha foi feito um contato”, afirmou.

De acordo com o general, o responsável por contatar o juiz foi o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.

Encontro nesta quinta

Eleito presidente, Bolsonaro vai receber Moro na manhã desta quinta-feira (1º), no Rio de Janeiro. O juiz federal desembarcou na capital fluminense por volta das 7h30 e falou em agenda anticorrupção e anticrime organizado.

Superministério da Justiça

No encontro, Bolsonaro vai oferecer a Moro uma versão “turbinada” do Ministério da Justiça. A pasta vai somar as estruturas da Justiça, Segurança Pública, Transparência e Controladoria-Geral da União e o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), estrutura hoje ligada ao Ministério da Fazenda.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro define estrutura de governo com 15 ministérios. Veja as novas fusões

Ao remodelar o ministério, Bolsonaro pretende reforçar seu discurso de segurança pública e de combate à corrupção.

Por que Bolsonaro quer Moro

Moro é visto como juiz linha-dura por sua atuação na Lava Jato. Partiram dele decisões que levaram à cadeia figurões da política e do meio empresarial, como Marcelo Odebrecht, o ex-presidente Lula e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

SAIBA MAIS: O que Bolsonaro pretende ao convidar Moro para ser ministro da Justiça?

Em entrevista a emissoras de televisão, um dia depois de ser eleito, Bolsonaro disse que gostaria de ter Moro à frente da Justiça e/ou do Supremo Tribunal Federal (STF).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]