• Carregando...
General Hamilton Mourão (PRTB), vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL) | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
General Hamilton Mourão (PRTB), vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL)| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), o general Hamilton Mourão (PRTB) declarou nesta quarta-feira (17) apoio a João Doria (PSDB), que disputa o segundo turno do governo de São Paulo com Márcio França (PSB). Eles se encontraram em um hotel na zona sul de São Paulo, conversaram, tiraram fotos e gravaram vídeos para a campanha tucana.

A decisão de Mourão de apoiar Doria foi comunicada pelo Estado ao presidente do PSL, Gustavo Bebianno, que reagiu com surpresa e disse não saber da reunião. Bolsonaro já havia anunciado que não daria apoio a Doria e que se manteria neutro na disputa em São Paulo.

O PRTB teria deixado claro a Doria que o apoio a ele seria apenas do partido e de Mourão, e não da chapa de Bolsonaro. “A gente respeita a opinião do PSL, mas temos a nossa autonomia para tomar as nossas decisões no Estado de São Paulo”, disse um interlocutor do PRTB.

LEIA TAMBÉM -Quem vai com quem no segundo turno para presidente: partidos saem de cima do muro

O encontro foi acompanhado pelo presidente do PRTB, Levy Fidelyx, e considerado uma extensão do apoio manifestado pelo partido à candidatura de Doria. O material feito na reunião será utilizado nas redes sociais dos dois partidos, a partir desta quinta-feira, 18. Caso seja recebido bem pelos eleitores, será usado também no programa eleitoral de Doria.

Na reunião, Mourão e Doria também conversaram sobre as suas afinidades políticas. No último dia 12, Doria tentou, sem sucesso, se encontrar com Bolsonaro, no Rio de Janeiro. O presidenciável teria informado a Doria que estava indisposto, apesar de ter recebido várias visitas de apoiadores durante o dia, em sua casa, na Barra da Tijuca.

MST e outros seis movimentos declaram apoio a França

Por outro lado, ovimentos sociais como o Movimento dos Sem Terra (MST), Central de Movimentos Populares (CMP) e Levante Popular da Juventude declararam também nesta quarta-feira apoio ao governador Márcio França (PSB) na disputa pelo governo de São Paulo.

Segundo a nota divulgada pelos movimentos, a decisão de apoiar França aconteceu depois de uma reunião com representantes do governador. No encontro, o candidato do PSB teria se comprometido a proibir a criminalização e criar uma estrutura junto à Secretaria da Casa Civil para fazer a interlocução com os movimentos.

VEJA AINDA:Se votação fosse apenas em SP, Bolsonaro venceria Haddad com 26 pontos de diferença

Ainda de acordo com a nota, os movimentos solicitaram ainda tratamento respeitoso por parte da polícia e a criação de um comitê de conflitos para evitar reintegrações de posse violentas no Estado.

Assinam o texto CMP, MST, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Trabalhadores por Direitos (MTD), Levante Popular da Juventude, Frente de Luta por Moradia (FLM).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]