• Carregando...
 | Foto: Marcelo Andrdae e Maicon J. Gomes / Gazeta do Povo /
| Foto: Foto: Marcelo Andrdae e Maicon J. Gomes / Gazeta do Povo /

O general Hamilton Mourão (PRTB) e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) são os candidatos a vice presidente preferidos do eleitor brasileiro. É o que mostra um levantamento divulgado nesta quarta-feira (15) pelo Paraná Pesquisas. Segundo a pesquisa, Mourão tem 13,6% da preferência dos eleitores e Haddad, 12,3%. Os dois estão empatados na margem de erro, que é de dois pontos percentuais.

Mourão foi o escolhido para ser o vice na chapa do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), depois de várias tentativas do capitão da reserva de atrair nomes para disputarem com ele a eleição. Bolsonaro também tentou atrair o senador Magno Malta (PR), a advogada Janaína Paschoal (PSL) e o príncipe Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL) para a vaga de vice. Mourão ficou conhecido depois de uma declaração polêmica, quando sugeriu uma intervenção militar para solucionar a crise política no governo Temer.

LEIA TAMBÉM: Eleitor acredita em segundo turno entre Bolsonaro e Alckmin, diz Paraná Pesquisas

Já Haddad é ex-prefeito de São Paulo foi indicado para ser vice do ex-presidente Lula (PT), que está preso em Curitiba e inelegível pela Lei Ficha Limpa. Haddad é cotado para ser o candidato à presidência da República pelo PT, em caso de impugnação da candidatura de Lula.

Apesar de ter 12,3% da preferência dos eleitores no cargo de vice, Haddad ainda não decolou como candidato à presidência. No mesmo levantamento, o Paraná Pesquisas mostra que o ex-prefeito de São Paulo tem apenas 3,8% das intenções de voto.

Ainda segundo o levantamento, 64,1% dos eleitores acreditam que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai impugnar a candidatura de Lula. Outros 30,4% acreditam que Lula vai conseguir ser o candidato do PT à presidência.

DESEJOS PARA O BRASIL: Democracia aprofundada, com uma política moralmente exemplar

Os eleitores também se dividem sobre quem Lula deve apoiar caso fique impedido de concorrer. Apenas 24,8% dos eleitores acham que o candidato apoiado por Lula será Haddad. Outros 12,3% acreditam que será Marina e 10% acreditam que Lula vai apoiar Ciro.

Peso dos apoios

Mesmo preso e inelegível, Lula ainda pode ser um importante cabo eleitoral. A vontade de votar em Haddad, caso o ex-prefeito seja o indicado de Lula na disputa, aumenta para 19% dos eleitores. Outros 25,2% dizem que a vontade de votar em Haddad diminui com a benção de Lula ao ex-prefeito. Já para 50,7% dos eleitores, o apoio de Lula é indiferente e não interfere na intenção de voto em Haddad.

O presidente Michel Temer (MDB) tem uma capacidade menor de colher votos para seu candidato na disputa, segundo a pesquisa. Para 39,3% dos eleitores, o apoio de Temer a Henrique Meirelles (MDB) diminui a vontade de votar no ex-ministro da Fazenda. Apenas 4,7% dizem que a vontade de votar em Meirelles aumenta com o apoio de Temer – para 51,4% o apoio não faz diferença.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 13 de agosto de 2018, com 2.002 eleitores de todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o n.º BR-02891/2018 para o cargo de presidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]