• Carregando...
Auditoria sobre urnas eletrônicas no Paraná | André Rodrigues/Gazeta do Povo
Auditoria sobre urnas eletrônicas no Paraná| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Uma educadora física foi indiciada pela Polícia Federal no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (18) por ter gravado e divulgado um vídeo em que espalhou “fake news” contra a Justiça Eleitoral.

No vídeo, ela disse que urnas eletrônicas foram fraudadas e enviadas para o Nordeste no primeiro turno das eleições, no último dia 7, o que explicaria o bom desempenho, naquela região, do candidato Fernando Haddad (PT).

VEJA TAMBÉM:  WhatsApp bloqueia contas que teriam disparado mensagens em massa contra o PT

A PF indiciou a mulher pelos artigos 324 e 325 do Código Eleitoral. O primeiro estabelece como crime eleitoral “caluniar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando fins de propaganda, imputando-lhe falsamente fato definido como crime”.

Segundo a PF, a autora do vídeo pode ser condenada a até três anos de reclusão. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem reafirmado a lisura do pleito e descartado fraude em urnas eletrônicas.

TSE adia entrevista coletiva em que responderia sobre fake news e crimes eleitorais

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) adiou uma entrevista coletiva que estava agendada para as 16h desta sexta-feira (19) que trataria, entre outros assuntos, da disseminação de fake news nas eleições. A entrevista coletiva foi remarcada para as 14h de domingo (21).

Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, houve uma incompatibilidade de agenda -o órgão não deu mais detalhes.

LEIA TAMBÉM:Site mente ao afirmar que Bolsonaro é investigado por “dinheiro sujo” na campanha

Participarão da entrevista coletiva a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República, general Sérgio Etchegoyen, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e o diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro.

Nesta quinta (18), reportagem da Folha de S.Paulo revelou que empresários compraram pacotes de disparos em massa de mensagens contra o PT, via WhatsApp, o que configura prática ilegal. O PT e outros oponentes de Jair Bolsonaro (PSL) pediram ao TSE para investigar a ligação do militar com a prática.

Até o momento, as autoridades não se pronunciaram sobre a suspeita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]