• Carregando...
Bolsonaro manifestou o interesse de ter o juiz Sergio Moro (foto) na sua equipe ministerial a partir de 2019 | Nelson Almeida/AFP
Bolsonaro manifestou o interesse de ter o juiz Sergio Moro (foto) na sua equipe ministerial a partir de 2019| Foto: Nelson Almeida/AFP

Ícone da operação Lava Jato, o juiz federal Sergio Moro é uma figura que foi citada mais de uma vez na campanha eleitoral para a Presidência da República. Passada a campanha, o nome dele continua nos holofotes – desta vez, a possibilidade é que ele possa assumir algum cargo no governo Bolsonaro, ou ser nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Em suas primeiras entrevistas como presidente eleito, concedidas a redes de televisão na segunda-feira (29), Bolsonaro disse que tem vontade de convidá-lo para seu time de ministros a partir de 2019. “Se tivesse falado isso lá atrás, durante a campanha, soaria oportunista, mas agora, sim: pretendo, sim [convidar Moro], não só para o Supremo, mas quem sabe para o Ministério da Justiça. Pretendo conversar previamente com ele. Com toda certeza será uma pessoa de extrema importância [em meu governo]”, disse à TV Record.

LEIA TAMBÉM: As proposta que Bolsonaro quer aprovar ainda neste ano – e as que Temer defende

Ao SBT reforçou que Moro seria muito bem-vindo em seu governo. “Ele é uma pessoa excepcional, que goza de um respaldo muito grande da população e tem conhecimento. O Ministério da Justiça pode ser um parceiro no combate à corrupção.” 

Moro aceitaria o convite?

Procurado pela Gazeta do Povo na segunda-feira (29) para comentar o interesse de Bolsonaro em nomeá-lo, Moro respondeu: “sem comentários”.

Segundo os jornais O Estado de S. PauloO Globo, o juiz estaria cogitando aceitar o convite de Bolsonaro para ser ministro da Justiça. As apurações dos veículos apontam que o sonho do magistrado, porém, seria a indicação para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Só que uma vaga na Corte só deverá ser aberta em 2020, ano em que o decano do Supremo, o ministro Celso de Mello, será aposentado compulsoriamente.

SAIBA MAIS: Polícia Federal eleva nível de segurança de Bolsonaro para mais de 50 policiais

Se aceitar ser ministro, Moro pode trilhar um caminho parecido com Alexandre de Moraes, que foi ministro da Justiça de Temer antes de ser indicado pelo presidente para a vaga de Teori Zavascki, ministro relator da Lava Jato no STF que morreu em um acidente de avião. 

Moro parabenizou Bolsonaro; Rosângela comemorou vitória

No domingo, Moro parabenizou Bolsonaro pela vitória, através de nota enviada à imprensa. “Encerradas as eleições, cabe congratular o Presidente eleito e desejar que faça um bom Governo.”

O juiz também destacou a importância de o novo governo aprovar as reformas. “São importantes, com diálogo e tolerância, reformas para recuperar a economia e a integridade da Administração Pública”, sugeriu o magistrado. Para Moro, este é o caminho para “resgatar a confiança da população na classe política”.

A mulher do juiz, a advogada Rosângela Moro, usou as redes sociais para comemorar a vitória do capitão reformado. No Instagram, Rosângela escreveu “Feliz”, junto com uma imagem do Cristo Redentor ao lado do número 17, que representa o Bolsonaro. Em seguida, Rosângela publicou uma imagem em que a bandeira do Brasil é acompanhada da frase: “Sob nova direção”.

Braço-direito de Bolsonaro já dava sinais de que Moro seria cogitado

O ex-presidente do PSL, Gustavo Bebianno, negou que esteja cotado para assumir o Ministério da Justiça. O seu nome vem sendo apontado para essa pasta, já que ele é advogado e braço-direito de Bolsonaro. Porém, algumas alas ligadas ao presidente eleito defendem um nome com mais experiência para o cargo. 

LEIA MAIS: Durante a transição, Bolsonaro tem 50 cargos, 22 gabinetes e quase R$ 1 milhão à disposição

Em entrevista à Reuters, Bebianno afirmou que há “bons nomes” sendo cogitados, como da ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon e do juiz federal Sérgio Moro. Apesar do interesse, afirmou que ainda não houve nenhuma conversa com os dois sobre o assunto.

Calmon declarou apoio a Bolsonaro durante a campanha no segundo turno.  

Alvaro Dias também queria Moro ministro

Não é a primeira vez que o nome do juiz é cotado para o Ministério da Justiça. Durante a campanha para a Presidência da República, o então candidato Alvaro Dias (Podemos) prometeu que, se eleito, Moro seria seu ministro na área. O senador paranaense admitiu, no entanto, não ter conversado com o juiz sobre o assunto. 

Ao se manifestar sobre o assunto, na época, Moro ficou em cima do muro e não negou, nem admitiu que aceitaria o convite de Alvaro. “Reputo inviável no momento manifestar-me, de qualquer forma e em um sentido ou no outro, sobre essa questão, uma vez que a recusa ou a aceitação poderiam ser interpretadas como indicação de preferências políticas partidárias, o que é vedado para juízes”, escreveu Moro.

Papel estratégico do ministro da Justiça

O ministro da Justiça tem um papel importante para a operação Lava Jato. Cabe ao ministério, por exemplo, planejar e executar políticas públicas que propiciem o combate à lavagem de dinheiro e à corrupção no Brasil.

A Polícia Federal, responsável pelas investigações de combate à corrupção no âmbito federal, está subordinada à pasta. O Ministério da Justiça define, por exemplo, o orçamento disponível para a PF a cada ano. 

Moro também pode ser nomeado para ministro do STF

Nos próximos quatro anos, Bolsonaro vai nomear ao menos nove ministros para os tribunais superiores, sendo dois deles para o Supremo Tribunal Federal. A regra vigente determina aposentadoria compulsória aos 75 anos. Dois ministros do Supremo vão completar essa idade: Celso de Mello em 2020 e Marco Aurélio em 2021, O presidente eleito já disse que quer alguém com o perfil do juiz Sergio Moro para preencher essas vagas.

No último dia 22, Bolsonaro se encontrou com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra Martins, de perfil conservador e religioso, que já foi cotado para o Supremo no governo Temer – o indicado acabou sendo Alexandre de Moraes.

GOVERNO BOLSONARO: Astronauta brasileiro diz que ‘falta só’ anúncio oficial para assumir ministério

Além de Bolsonaro, Bebianno também falou sobre a possibilidade de Moro no Supremo. Ele disse, porém, que o juiz pode ser indicado para o cargo “mais para frente”, dando a entender que a ideia do novo governo seria mesmo a de tê-lo já como ministro em 2019. “[Moro] é um grande nome, seja onde for, na Justiça ou no STF”, disse. 

Juiz já “bateu na trave”

Depois da morte de Teori Zavascki, o presidente Michel Temer precisou escolher um nome para a vaga aberta no STF. O nome de Moro chegou a ser ventilado na ocasião, mas Temer acabou indicando o ministro Alexandre de Moraes. 

juiz paranaense já trabalhou no STF. Em 2012, a ministra Rosa Weber convidou o magistrado paranaense para ser juiz auxiliar no seu gabinete na época do julgamento do Mensalão do PT. Quem sugeriu o nome de Moro foi o ministro Teori Zavascki, que antes de morrer era o relator da Lava Jato no STF. Moro atuou cerca de um ano como auxiliar de Rosa no STF.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]