• Carregando...
Valdemar Costa Neto, do PR | /Daniel Castellano
Valdemar Costa Neto, do PR| Foto: /Daniel Castellano

Na reta final da costura de alianças para disputar o Planalto, o pré-candidato do PSL, Jair Bolsonaro, desistiu do acordo com o PR e abriu caminho para que seu principal adversário hoje, Ciro Gomes (PDT), iniciasse uma ofensiva pelo partido.

Bolsonaro abriu mão do principal ativo do PR, 45 segundos de tempo de TV, e agora segue com oito segundos, para fazer campanha e tentar se defender dos ataques de seus adversários durante o horário eleitoral.

LEIA MAIS: MP pede à Polícia que investigue Ciro Gomes por injúria racial

O capitão reformado tentava atrair o senador Magno Malta (PR-ES) para a vaga de vice de sua chapa, com o objetivo de aumentar sua interlocução com os evangélicos -Malta é ligado a esse nicho do eleitorado, com boa aceitação ao nome de Bolsonaro.

Na semana passada, porém, o senador anunciou que tentaria só sua reeleição e o acordo começou a naufragar. Nesta quarta (18), Bolsonaro vai anunciar como vice o general Augusto Heleno (PRP), o que agregará mais quatro segundo de TV ao pré-candidato.

Será uma chapa formada exclusivamente por militares a se lançar na sucessão presidencial.

LEIA MAIS: Em 1º dia de vaquinha, Marina Silva arrecada mais de R$ 32 mil

“Quero um cara com responsabilidade do meu lado. Chega desses bananas aí que compõem para ganhar tempo de TV, mais nada além disso, e continuar metendo a mão, roubando o nosso Brasil”, disse Bolsonaro nesta terça (17) em evento em São Paulo.

Heleno foi o primeiro comandante da missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti, de 2004 a 2005, e atuou na Amazônia.

O presidente do PSL, Gustavo Bebianno, disse que o PR seria só um “apêndice” e que o “casamento” de seu partido era com Malta. Até a semana passada, o dirigente do PR Valdemar Costa Neto, negociava com Bolsonaro, quando um dos filhos do presidenciável criou barreiras para uma coligação proporcional no Rio.

O objetivo de Valdemar era eleger uma bancada maior de seu partido no Congresso, e o entrave no Rio e em São Paulo bloqueou as conversas.

O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), aliado de Bolsonaro, foi escalado para conversar com o filho do pré-candidato e convencê-lo a ceder, mas não teve sucesso.

Avisados, aliados de Ciro Gomes iniciaram uma ofensiva sobre o PR. Segundo aliados, o ex-governador do Ceará, que deve se encontrar com Valdemar ainda esta semana, oferecerá a vaga de vice ao empresário Josué Alencar (PR-MG), filho do ex-vice presidente José Alencar.

O cálculo de Ciro é pragmático: ao tentar atrair o PR, poderia provocar um efeito cascata nos outros partidos do chamado centrão, como DEM, PP, Solidariedade e PRB, que ainda estão divididos quanto a quem apoiar na corrida pelo Planalto.

O grupo já não tem certeza de que marchará junto em direção a Ciro ou a Geraldo Alckmin (PSDB), mas pretendia tomar uma decisão até esta quinta-feira (19).

Entre os integrantes do centrão que defendem um acordo com Ciro, a tese é a de que um fato político novo dentro do bloco -como a adesão do PR à chapa do PDT- poderia fazer com que todos os partidos seguissem unidos.

O PR, porém, pode obrigar o adiamento dessa definição. O partido ainda espera uma sinalização mais clara do PT -a quem Valdemar gostaria de apoiar-- e pode segurar o anúncio até a próxima semana, já no meio das convenções.

Na semana passada, o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT), cotado como plano B de Lula, esteve com Valdemar e fez um apelo para que a sigla considerasse se aliar aos petistas, mesmo que Lula seja impedido de disputar a eleição.

A estratégia petista é manter a candidatura do ex-presidente até o limite possível e, quando a Justiça Eleitoral o declarar impedido, indicar outro nome do PT para substituí-lo na urna, o que pode ocorrer a 20 dias do pleito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]