i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
podcast eleições

Por que a eleição ao Congresso é até mais importante que a de presidente?

  • PorDa Redação
  • 15/10/2017 07:00
Cúpulas do Senado e da Câmara iluminadas à noite. | Jonas Pereira/Agência Senado
Cúpulas do Senado e da Câmara iluminadas à noite.| Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Existe uma eleição que não costuma chamar tanto a atenção como a de presidente, mas que é tão ou mais importante: a disputa pelas cadeiras do Congresso. Todos os presidentes em alguma medida ficam na mão do conjunto de deputados e senadores, tendo de negociar com eles para aprovar projetos de seu interesse. E, nos últimos tempos, os parlamentares vêm demonstrando essa força: tiraram a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) da Presidência e obrigaram Michel Temer (PMDB) a fazer uma série de concessões para também não ser afastado por causa das denúncias contra ele apresentadas pela Procuradoria-Geral da República.

LEIA TAMBÉM: O que muda na eleição de 2018 e quem ganha com a reforma eleitoral

Podcast da Gazeta do Povo discute por que o Congresso é tão forte no Brasil e como, ao mesmo tempo, é fonte de tanta instabilidade. E mais: por que há resistência em mudar o sistema por meio do qual os parlamentares são eleitos? O programa ainda debate as mudanças previstas na reforma eleitoral recém-aprovada. E dá dicas de como o eleitor pode fazer para mudar o perfil do Congresso.

FIQUE POR DENTRO: Todas as notícias sobre as eleições 2018 reunidas num único local

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.