• Carregando...
O presidente do TSE Luiz Fux minimizou as ausências da maioria das siglas. Disse que não houve aviso prévio da assinatura de um termo de compromisso. | Beto Barata/PR
O presidente do TSE Luiz Fux minimizou as ausências da maioria das siglas. Disse que não houve aviso prévio da assinatura de um termo de compromisso.| Foto: Beto Barata/PR

Apenas 10 dos 35 partidos políticos atenderam a um chamado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para discutir e firmar um compromisso contra a propagação de fake news (notícias falsas) nas eleições deste ano. A reunião no início da noite desta terça-feira (7) foi dirigida pelo presidente do tribunal, o ministro Luiz Fux. Todas as 35 legendas com registros no TSE foram chamadas, mas apenas DEM, PCdoB, PSDB, PDT, PRB, PSC, PSD, PSL, PSOL e Rede enviaram representantes. Já siglas encrencadas na Operação Lava Jato, como PT, MDB e PP, simplesmente não compareceram.

No encontro, Fux apresentou um termo de compromisso em que se propõe a colaboração de todos para evitar as notícias falsas. “Entendemos que deveríamos também ter os partidos como colaboradores, que se juntem, para que tenhamos a nossa democracia imune de qualquer dúvida. Os termos da colaboração são simbólicos, que encerram compromissos éticos, colaboração de homens de bem”, afirmou Fux ao fim da reunião.

O presidente do TSE minimizou as ausências da maioria das siglas. Disse que não houve aviso prévio da assinatura de um termo de compromisso. Destacou ainda a participação de diversas frentes no combate às fake news nessa eleições em que, segundo ele, “o mundo estará de olho no Brasil”.

“Temos um conselho composto de órgãos de inteligência, apoio da Polícia Federal, do Ministério Público Federal, das plataformas, que também se comprometeram em conjurar qualquer tipo de contaminação e da imprensa, fonte primária de indagações sobre procedência das notícias”.

Ele afirmou, porém, que mais importante que a prevenção e a repressão é a colaboração. “Os partidos são coadjuvantes do TSE na manutenção da rigidez e da ética no ambiente eleitoral”.

O combate à disseminação de notícias falsas foi o carro-chefe da gestão de Fux no TSE. Ele chegou a dizer que a eleição pode chegar a ser anulada caso um candidato seja eleito com a divulgação de fake news. Luiz Fux deixará o TSE em agosto, quando a ministra Rosa Weber assumirá o comando da Corte eleitoral.

Leia o termo de compromisso

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]