• Carregando...
 | /
| Foto: /

O Café da República desta terça-feira (16) apresenta as últimas notícias da corrida pela Presidência. Entre elas, a pesquisa Ibope* que mantém Jair Bolsonaro (PSL) na liderança folgada das intenções de voto deste segundo turno.

Na tentativa de reduzir a distância que a separa do líder, a campanha de Fernando Haddad (PT) admite fazer concessões em seu programa de governo, rever taxação de fortunas e até admitir erros do passado, em nome de uma frente ampla contra o capitão reformado.

O coordenador da campanha petista, Jaques Wagner, chegou a dizer que o melhor seria ter lançado Ciro Gomes (PDT), mas que agora esse é um assunto superado. Ainda tem esperança de receber uma declaração de apoio contundente do pedetista, que está no exterior (“ele pode enviar um live”). Mas tem de lidar com a bronca pública que o PT recebeu de Cid Gomes (PDT), irmão de Ciro e senador eleito pelo Ceará. Em um evento promovido por Camilo Santana (PT), governador reeleito no Ceará, que tentava impulsionar a campanha de Haddad, Cid chamou filiados do PT de babacas e afirmou que “vão perder feio [a eleição] porque fizeram muita besteira”.

Pelo lado de Bolsonaro, tranquilo na liderança, ainda não se sabe se ele comparecerá aos debates. Na segunda-feira (15) veio a público a autuação que ele recebeu do Ibama em 2012 por pesca em área proibida em Angra dos Reis (RJ). Um ano depois, ele apresentou projeto de lei que vetava porte de armas para fiscais ambientais, tentando revogar legislação de 1967, um decreto presidencial e uma portaria do Ibama de 2009.

Na avaliação de servidores do instituto, isso deixaria os fiscais expostos à violência de garimpeiros, madeireiros e caçadores de animais silvestres. Em 2015, ele retirou a proposta da pauta do Congresso, para que “determinadas categorias profissionais (...) tenham a possibilidade de utilizaçãço da arma de fogo para defesa e garantia de sua integridade física”.

*Metodologia: Pesquisa realizada pelo Ibope de 13/out a 14/out/2018 com 2.506 entrevistados (Brasil). Contratada por: REDE GLOBO E O ESTADO DE S. PAULO. Registro no TSE: BR-01112/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]