• Carregando...
Cabo Daciolo de Bíblia na mão: ele encerrou boa parte de suas falas com a expressão “pela honra e glória do senhor Jesus”. | Kelly Fuzaro/Band
Cabo Daciolo de Bíblia na mão: ele encerrou boa parte de suas falas com a expressão “pela honra e glória do senhor Jesus”.| Foto: Kelly Fuzaro/Band

O candidato a presidente Cabo Daciolo, deputado federal pelo Patriota do Rio de Janeiro, roubou a cena no debate da Band com um tom exaltado, declarações exóticas e menções a Deus.

Sua primeira frase foi “Glória a Deus, Glória a Deus” e a última, uma citação da Bíblia. Encerrou boa parte de suas falas com a expressão “pela honra e glória do senhor Jesus”. E, ao comentar sobre segurança pública, afirmou que o principal problema do país é a “falta de amor ao próximo”.

SAIBA MAIS: O que Cabo Daciolo disse no debate

Nascido em Florianópolis, Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos tem 42 anos. Sargento licenciado do Corpo de Bombeiros do Rio, é evangélico, casado e pai de três filhos. E entrou na política pelo esquerdista PSOL, o que hoje soa curioso em função de sua inclinação à direita.

Daciolo ganhou notoriedade ao liderar uma greve de bombeiros em 2011. Por seu envolvimento na paralisação, chegou a ficar preso por nove dias no presídio de Bangu 1. Também foi preso em fevereiro de 2012, ao desembarcar no aeroporto Tom Jobim, no Rio, suspeito de violar o artigo 155 do Código Penal Militar (“incitar à desobediência, à indisciplina ou à prática de crime militar”). Ele voltava da Bahia, onde apoiou a paralisação dos PMs. Na época o “Jornal Nacional” divulgou conversas telefônicas em que o cabo falava sobre a pretensão de estender o movimento da Bahia para o Rio.

Em 2012 Daciolo foi expulso da corporação, mas acabou anistiado em 2013 pelo então governador Sergio Cabral.

Mais recentemente, como deputado federal, ganhou projeção ao apoiar um dos líderes da greve dos caminhoneiros, o motorista Wallace Landim, conhecido como “Chorão”. O congressista chegou a levar “Chorão” para discursar na tribuna da Câmara.

No debate, Daciolo foi questionado por um jornalista da Band sobre seu apoio a greves ilegais de policiais, e se trataria os caminhoneiros com condescendência ou com o uso da força caso fosse eleito. Na resposta, ele falou apenas sobre seu apoio aos transportadores. “Eu sou o único parlamentar que esteve dentro da greve dos caminhoneiros, onde as reivindicações não foram ouvidas.”

Eleito pelo PSOL e depois expulso

Eleito deputado federal em 2014, acabou expulso do PSOL logo no ano seguinte, sob a acusação de contrariar o programa do partido de esquerda ao defender 12 policiais militares acusados de envolvimento na morte e desaparecimento do pedreiro Amarildo Dias de Souza e tentar incluir Deus na Constituição Federal, o que para o PSOL fere a laicidade do Estado.

Daciolo apresentou uma proposta para modificar o parágrafo 1º da Constituição – onde se diz que “todo o poder emana do povo”, ele queria a afirmação de que “todo o poder emana de Deus”. Apesar de expulsar o deputado de seus quadros, o partido decidiu não reivindicar seu mandato ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

DEBATE NA BAND: Veja quem ganhou e quem perdeu

Ao deixar o PSOL, Daciolo entrou no PTdoB, hoje chamado Avante. E, em 2018, filiou-se ao Patriota, pelo qual foi lançado pré-candidato pelo Patriota em março, como alternativa encontrada para substituir Jair Bolsonaro, que por algum tempo foi tido como estrela do partido, embora não tenha chegado a se filiar. Nas redes sociais, seus apoiadores tentam convencer eleitores de Bolsonaro a votar em Cabo Daciolo.

Defesa do fechamento do Congresso e intervenção militar

Daciolo é conhecido por controvérsias. Em setembro de 2017, ainda no PTdoB, o deputado defendeu em discurso o fechamento do Congresso e uma intervenção militar no país. Disse que ali só havia corruptos e pediu que os brasileiros estendessem a bandeira do Brasil nas suas janelas e varandas em forma de protesto.

Em março deste ano, ao ser lançado pré-candidato pelo Patriota, Daciolo disse à Gazeta do Povo que não retirava “uma vírgula” do que falou sobre o fechamento do Congresso e afirmou ainda que a Câmara era dominada por uma quadrilha.

Profeta da cura e menção a ‘satanismo’ de Temer

No mês passado, Daciolo foi à tribuna do Plenário para profetizar a cura de uma colega. Daciolo, com a Bíblia nas mãos, anunciou que em minutos a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), deixaria a cadeira de rodas e começaria a andar entre os deputados – Gabrilli foi vítima de um acidente de carro em 1994, em São Paulo, que a deixou tetraplégica.

Também na tribuna, pediu ao presidente Michel Temer que “abandone a maçonaria, abandone o satanismo” e “venha correndo para Deus”.

O que Cabo Daciolo disse no debate

Confira algumas das frases do candidato no debate da Band:

“Quero deixar bem claro e lembrar a todos, que tem o direito do povo: existe um direito que está dentro da Constituição Federal, o artigo sexto, que vai falar dos direitos sociais. Você tem o direito ao trabalho, e eu vou te dar o trabalho pela honra e glória do senhor Jesus.”

“O grande problema que a nação está enfrentando hoje é a falta de amor, a falta de amor ao próximo. Nós estamos vendo uma sequência de homens, violentos, normalmente de homens violentos com as mulheres.”

“O que eu tenho a dizer à nação brasileira é que essa crise é uma crise mentirosa. Nós vamos entrar com a auditoria da dívida pública, nós vamos pegar a fundo os sonegadores, pois nós temos hoje 400 bilhões de sonegadores. Desses sonegadores nós temos banqueiros, nós temos emissoras, nós temos diversos sonegadores. Dinheiro é o que mais tem, renúncias fiscais que chegam a quase no montante de 300 bilhões, passa de 300 bilhões e é verdadeiramente isso.”

“Gestão! Assim é a educação. Nós tivemos as nossas crianças agora. Eles colocam ali no ensino básico 35 bilhões, nas universidades, 75 bilhões, por que que não chega no final, na reta final? Por causa de gestão e por causa de políticos corruptos instaurados no nosso país. E nós vamos pegar eles. Na honra, claro, de senhor Jesus.”

“Eu quero fazer um pedido: todos aqueles brasileiros que pensam em sair do país, não saiam do país, e aqueles que estão fora do país, retornem pro país, porque tá chegando o momento do crescimento, o momento da prosperidade, tá chegando o momento de nós clamarmos a Deus, aquele que vai dar a vitória para a nossa nação, em nome do senhor Jesus. Transformação, ela está próxima, confie. Fé, esperança e amor. Vamos transformar nossa nação.”

“Eu queria deixar uma coisa bem clara: até o presente momento, eu não saí em pesquisa nenhuma. Quero até fazer essa reivindicação: nunca me colocaram em nenhuma pesquisa, nem pra colocar 0% colocaram. E eu tô aqui na primeira oportunidade pra mostrar que eu sou o Cabo Daciolo, servo do Deus vivo, sou cristão, bombeiro militar, e dizer ao meu companheiro Bolsonaro, não é o único, não, irmão, eu tô aqui. Nação brasileira, nós estamos aqui e vamos transformar a nação brasileira, pra honra e glória do senhor Jesus.”

“Nós somos o único país do mundo onde não existe o voto impresso. No mundo, é a nação brasileira. E temos - e quero falar com todos aqui, o povo brasileiro - que nós precisamos mergulhar, e trabalhar para que nós possamos ter o voto em cédulas. Porque existem fraudes nas urnas eletrônicas provadas, provadas! E isso é preocupante! É muito preocupante para o cenário da nossa democracia, porque os pilares da República estão sendo quebrados! Tem que ser contabilizado os votos.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]